27 março 2022

Sporting procura central de topo mas pode perder Matheus Nunes e Palhinha. A alternativa a Morita (única negociação no momento). Ainda Trincão e Porro; Benfica já perdeu jogador a custo zero

Svilar já assinou pela Roma um contrato válido para as próximas cinco épocas. Os detalhes do acordo estavam acertados e a assinatura do vínculo estava apenas dependente da realização dos exames médicos. Um procedimento que foi concluído com sucesso e por isso o guarda-redes assinou. Apesar de terem surgido outros emblemas interessados na contratação do belga naturalizado sérvio, que sai a custo zero da Luz, a vontade deste de trabalhar com o treinador José Mourinho e a boa relação com Tiago Pinto, diretor-desportivo da Roma, acabaram por agilizar a mudança para o futebol italiano. A SAD do Benfica ainda fez várias propostas de renovação junto de Svilar, mas este, depois de várias temporadas na sombra, acabou por decidir colocar um ponto final na ligação às águias e rumar a outras paragens.
Svilar chegou à Luz na época 2017/18, sendo apontado como um dos guarda-redes mais promissores da sua geração. Contudo, em cinco temporadas só fez 23 jogos da equipa principal, sendo que mereceu elogios de José Mourinho após a vitória (1-0) do Man. United na Luz em 2017, onde deu um ‘frango’.

Sporting procura central de topo mas pode perder Matheus Nunes e Palhinha. Há pouco menos de um mês, na visita a Manchester, para jogar a Champions com o City, Rúben Amorim tinha garantido que o Sporting estava já a trabalhar em 2022/23 “há alguns meses”. “Temos tudo planeado e alinhavado”, atirou, abrindo caminho para o jornal Record entrar em campo e revelar os planos do leão para a nova época. Nestas duas páginas encontrá-los-á a todos e ao detalhe: desde a mira em Trincão, às prováveis mudanças no meio-campo e até a situação de Porro. Importa, no entanto, dar primazia às novidades, neste caso o central destro que... está para chegar. Uma das prioridades estabelecidas pela cúpula do futebol verde e branco é reforçar o eixo com um futebolista que jogue de pé direito. Será, ao que apurámos, estrangeiro e chegará de uma liga que não a portuguesa; Amorim pediu um atleta experiente, principalmente com tarimba em provas na UEFA – na almejada e importante Liga dos Campeões. Com o perfil traçado, já entrou em campo Hugo Viana, diretor-desportivo do Sporting, que está no mercado em busca da supracitada solução, na posse de uma ‘short list’ de alvos. O processo vai fechar uma lacuna já identificada há algum tempo pelo treinador leonino.
A chegada deste central permitirá cimentar um setor em manutenção constante, neste caso com renovações de contrato. Neto, subcapitão, prolongou o seu vínculo em dezembro último por mais um ano, até 2023, seguindo-se Gonçalo Inácio, que depois dos compromissos internacionais – está com a Seleção Nacional a tentar a qualificação para o Mundial – vai colocar preto no branco o acordo alcançado há um mês e avançado em primeira mão pelo nosso jornal. Aumenta a ligação um ano, até 2026, e passa dos 100 para os 250 mil euros líquidos de salário anual. Também o capitão Coates entra nestas contas: será um processo para resolver em breve, mas também implica ligá-lo ao campeão português por mais tempo, até 2025 (tem contrato até 2023 e mais uma época de opção).
Resta apurar a situação de Feddal, que com a chegada de um novo central perde o lugar no novo plantel e deverá regressar a Espanha, onde tem interessados.

Palhinha e Matheus Nunes, em conjunto, têm funcionado como o motor da equipa do Sporting e, dada a qualidade das suas prestações, são dois fortes candidatos a deixarem Alvalade rumo à Premier League a troco de largos milhões de euros. A situação está a ser acautelada e terá implicações a vários níveis, no que será uma pequena revolução no meio-campo para 2022/23: se ambos saírem, o Sporting irá ao mercado contratar dois jogadores; em paralelo, tanto Ugarte, como Dário Essugo e Daniel Bragança vão subir na hierarquia, com a perspetiva de terem mais minutos. Se Ugarte já é uma certeza e está em luta direta com Palhinha pelo lugar no onze dos campeões nacionais, a saída de Matheus pode finalmente assegurar a afirmação de Bragança. O ribatejano é um jogador muito apreciado por Rúben Amorim que já o elogiou publicamente em diversas ocasiões, e só ainda não conquistou o seu espaço devido à evolução meteórica de Matheus Nunes. Bragança ganhou experiência fruto do trabalho que desenvolveu nos últimos dois anos e Amorim acredita estará pronto para assumir mais vezes a titularidade. Já Essugo é um projeto que continua ser trabalhado com toda a cautela, mas pode ser acelerado com a possível venda do passe de João Palhinha. O médio, aos 17 anos, já trabalha diariamente com o plantel principal, e o treinador crê que na próxima temporada poderá ser alternativa a Ugarte.

Morita é o único a ser negociado. Antecipando já profundas alterações no meio-campo, os responsáveis leoninos estão em conversações com o Santa Clara visando a contratação de Morita. Conforme o jornal Record tem noticiado, as conversações abrandaram nos últimos dias e, caso o negócio não se concretize, a alternativa não estará na Liga. A SAD procurará soluções fora do mercado nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...