O VAR chegou em 2017 a Portugal e desde então a equipa que mais troféus conquistou no nosso país é o Sporting, atual campeão. O International Football Association Board, órgão que regula as regras do futebol, confirmou em agosto de 2017 que Portugal iria integrar, oficialmente, o projeto do Video Assistant Referee (VAR). O primeiro teste, no que ao futebol sénior diz respeito, aconteceu meses antes, na final da Taça de Portugal em que o Benfica venceu o V. Guimarães. A partir daí foram as águias que menos troféus conquistaram entre os três grandes (apenas 3).
Neste capítulo, o Sporting ‘ganha’ destacado (6 troféus). Os atuais campeões nacionais ‘beneficiaram’ da conquista de três Taças da Liga praticamente seguidas.
Curiosamente, esta competição foi a última a receber o videoárbitro. Tal aconteceu na final de 2018/2019, em que os leões bateram o FC Porto nos penáltis. Posteriormente, a utilização do VAR estendeu-se às ‘meias’ da competição.
Na Taça de Portugal, o domínio foi repartido nestes cinco anos da nova tecnologia com outros tantos vencedores: Benfica, Aves, Sporting, FC Porto e Sp. Braga.
Logo atrás do Sporting, relativamente a ganhos na vigência do VAR, está o FC Porto, que tem mais títulos de campeão e Supertaças que os rivais. Pode-se dizer que o Sporting foi o clube que mais proveito tirou dos benefícios do VAR em termos da verdade desportiva. O VAR veio melhorar o futebol, mas há quem continue a criticar ao sabor das necessidades momentâneas.
Títulos com VAR: Sporting 6, FC Porto 5, Benfica 3, Sp. Braga 2 e Desp. Aves 1
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...