15 fevereiro 2022

Benfica arrisca descida de divisão caso os indícios sejam provados. Bruno Paixão fala em coincidência; Benfica exige 80M€ para vender jogador; "O Abel tornou-se no maior técnico no Brasil, quer queiram ou não. Eu colocava-o na seleção brasileira"

Com pouco mais de um ano no comando técnico do Palmeiras, Abel Ferreira já conseguiu sagrar-se Bicampeão da Libertadores e vice-campeão mundial com o clube brasileiro. O técnico português tem sido muito elogiado pela imprensa no Brasil, bem como pelos adeptos e direção do ‘verdão’. As conquistas que Abel Ferreira tem conseguido atingir desde a sua chegada ao Brasil, levaram inclusive a que Milton Neves, conhecido e respeitado jornalista brasileiro, apontasse o português como próximo selecionador da canarinha.«O Abel tornou-se no maior técnico no Brasil, quer queiram ou não. Eu colocava-o na seleção brasileira», avançou Milton Neves no programa Terceiro Tempo, aproveitando a ocasião para lançar uma crítica ao português por não ter convocado Endrick, jovem avançado de 15 anos, para o mundial de clubes.
Além de Milton Neves, o jornalista brasileiro Elia Jr. também aproveitou para elogiar o trabalho do português no programa Show do Esporte, assumindo que Abel Ferreira «é o melhor técnico do futebol brasileiro em atividade».

Benfica exige 80M€ para vender jogador. A veia goleadora que Darwin vem demonstrando este ano civil leva os responsáveis do Benfica a esticarem a avaliação do seu passe até aos 80 milhões de euros. Até há pouco tempo os 60 milhões eram encarados como uma verba aceitável, mas o CM avança que agora na Luz já se aponta aos 80 milhões como uma meta alcançável, um pouco mais de metade da cláusula de rescisão: 150 milhões.
Darwin tem estado em grande forma esta temporada. Leva 23 golos e duas assistências em 27 jogos nas várias competições disputadas pelos encarnados. No campeonato, a média é ainda melhor. O avançado soma 18 golos em outros tantos jogos e lidera destacado a lista de goleadores da prova.
A evolução de Darwin não passou despercebida ao mercado. Vários clubes tentaram a sua contratação no último mercado de inverno e a cotação do seu passe disparou. O ‘Transfermarkt’ reviu a 27 de dezembro a cotação do avançado para 32 milhões, mais 60% do que os 20 milhões do início da época.

Benfica arrisca descida de divisão caso os indícios sejam provados. As perícias financeiras da Polícia Judiciária (PJ) e do Ministério Público à empresa informática que terá servido de ‘saco azul’ ao Benfica, pela forma como recebeu 1,9 milhões de euros do clube por serviços de consultoria fictícios, encontraram, por ali, pagamentos de milhares de euros ao árbitro Bruno Paixão, conforme apurou a TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal). E os indícios no processo são de corrupção desportiva – uma forma encapotada de o Benfica subornar um árbitro. Se ficar provado, o Benfica pode descer de divisão. 
Ou seja, através da ‘Best for Business’, do empresário José Bernardes, que já é arguido no processo ‘saco azul’, o próprio Bruno Paixão admite à TVI ter recebido dinheiro – mas apenas por “um serviço de controlo de qualidade” à empresa. Diz que se trata de uma mera coincidência o facto de ter trabalhado, no mesmo período de tempo, durante as épocas em que era árbitro da Liga Portuguesa, para o empresário suspeito de esconder 1,9 milhões do Benfica.
Há mais do que uma empresa informática na esfera de José Bernardes, que ficou na mira da justiça quando uma entidade bancária onde a sua ‘Questão Flexível’ tinha conta deu um alerta por suspeitas de branqueamento.
A empresa não teria dimensão para receber 1,9 milhões de euros em serviços. E o cliente era o Benfica, tendo a PJ apurado que não terão sido prestados quaisquer serviços: seria uma forma de retirar dinheiro da contabilidade do clube para despesas não documentadas. Nesse caso, já são arguidos, além de José Bernardes, o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira e os administradores da SAD Miguel Moreira e Domingos Soares de Oliveira, além da própria Benfica SAD. Todos por suspeitas de fraude fiscal  e branqueamento de capitas. Agora, ao encontrar saídas de dinheiro de uma empresa informática de José Bernardes para Bruno Paixão, o Ministério Público tirou daí conclusões quanto ao propósito de o clube ter um ‘saco azul’: entre as despesas não documentadas podem estar pagamentos a um árbitro de futebol.
Paixão, que acumulou polémicas arbitragens durante a carreira, primeiro no campo e depois como vídeo-árbitro, tendo terminado a carreira na última época, nega à TVI ter recebido qualquer pagamento do Benfica. E diz tratar-se tudo de uma coincidência: "Conheço José Bernardes, e, aqui há uns anos, durante alguns meses, tentei implementar um sistema de controlo de qualidade, o ISO 9001, na empresa Best for Business."
Ainda não foi contactado pela PJ, garante, e diz que desconhecia quaisquer suspeitas sobre ele por corrupção desportiva. A TVI sabe que esta informação, extraída do processo ‘saco azul’, foi incorporada noutra investigação ao Benfica por corrupção desportiva, que nasceu do chamado ‘caso dos e-mails’, quando vieram a público, em 2017, trocas de correspondência eletrónica entre dirigentes encarnados e pessoas ligadas ao setor da arbitragem. Esse processo, que aguarda um despacho final do Ministério Público, já incorporou os casos dos ‘Vouchers’ e ‘Mala Ciao’, por diferentes suspeitas.

3 comentários:

  1. Arrisca "descida de divisão" se houver... PROVAS!
    O problema é que andam há 5 anos a vasculhar por todos os cantos,e as putas das provas não foram encontradas.

    Ou seja: 5 anos depois de iniciar as investigações não PROVAS nem ACUSAÇÃO.
    Há apenas um monte de estorietas para ajudar o jornalixo da paróquia a vender una quantos jornais.

    PS: esta pretensa notícia requentada, pois o assunto começou em 2017, tem apenas um objetivo: tentar fazer esquecer a vergonha que todos vimos em direto na sexta-feira. E para essa vergonha não precisamos de provas, pois assistimos em direto aos 6 cartões vermelhos, às agressões dos apanha-bolas e seguranças, etc. Só faltou assistirmos ao roubo da carteira e do telemóvel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fosse um pais decente e o ess hole be ja tava na segunda á muito lampiao cabrao

      Eliminar
  2. VAO CAIR VAO VAIR VAO CAIR.......

    Eu tinha vergonha de ser de um clube que dia após dia é NITIDAMENTE visível que são CORRUPTOS e atiram para o LADO.

    CORRUPTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...