15 fevereiro 2022

Avanço de seis pontos (efetivamente são 5 do FC Porto para o Sporting) com 12 jogos em disputa é inédito

À primeira vista, pode parecer que o clássico entre FC Porto e Sporting deixou tudo na mesma. Na prática, contudo, o cenário é diferente e tem rosas e espinhos para os dragões. Por um lado, mantêm a diferença para o maior rival na luta pelo título; por outro, ficam sem vantagem no confronto direto com os leões, o que significa que os seis pontos de avanço são, efetivamente, cinco, já que numa eventual igualdade pontual é o leão que assume a dianteira. Certo também é que os portistas vão abordar o resto do campeonato numa situação que é nova desde que as vitórias valem três pontos.
Desde a década de 1990, nunca um líder entrou nas últimas doze jornadas do campeonato com meia dúzia de pontos a separá-lo do segundo classificado. No período em questão, têm sido múltiplos o exemplos de líderes que chegam a esta fase do campeonato em situações mais ou menos confortável e para todos os gostos, desde dez, nove, oito, cinco e quatro pontos de vantagem para defender, mas é a primeira vez que um fosso como o atual se faz sentir. A novidade, contudo, é meramente numérica. Encontrar casos em que se recuperam desvantagens dessa dimensão só não é impossível porque, em 2011/12, o Benfica claudicou precisamente em benefício do FC Porto, de Vítor Pereira.
Mas, 22 jornadas depois do arranque deste campeonato, não é só a vantagem para o Sporting que deixa antever festa azul e branca no final da época. Os leões precisam de ajuda alheia para revalidarem o título, só que, olhando para o que se passou até agora, tal não é previsível. Na primeira volta, o FC Porto venceu todos os adversários que defrontará nas próximas 12 jornadas.

1 comentário:

  1. os calimeros verdes vão ter sempre ajuda "externa".
    sobretudo dos "homens" do apito

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...