Quando Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, conhecido como Rei dos Frangos, tentaram vender 25 por cento das ações da Benfica SAD, a primeira alternativa era que estas fossem parar às mãos de investidores russos. De acordo com a investigação produzida no âmbito da Operação Cartão Vermelho, os dois protagonistas mantiveram reuniões por videochamada com representantes de um fundo russo, tendo até sido prevista uma viagem àquele país de Vieira e José António dos Santos. Posteriormente, como foi tornado público, foi John Textor, empresário norte-americano, quem tentou ficar com uma participação qualificada da SAD das águias. Mas a história começa bem antes, em julho de 2019, quando Vieira informa José António dos Santos que a Benfica SGPS iria avançar com uma OPA sobre as ações da SAD das águias a cinco euros cada uma. Nessa altura, o empresário do ramo agroalimentar desatou a adquirir ações a um preço bastante inferior aos cinco euros a que estas seriam depois adquiridas na referida OPA.
Mas assim que surgiu o anúncio da Oferta Pública de Aquisição, em novembro de 2019, e já depois de o Rei dos Frangos ter adquirido mais títulos das águias, as ações do Benfica valorizaram cerca de 70%. Mas a 20 de março de 2020 começaram a surgir notícias que o Benfica iria pedir a revogação da dita OPA, algo que, de acordo com a investigação, não travou a compra de ações por parte do empresário. Antes pelo contrário. Com este retrocesso este poderia vender os títulos que detinha a um investidor. E de acordo com a Operação Cartão Vermelho, em meados de março avançaram as negociações para a venda dos títulos detidos pelo empresário, destacando-se os contactos com os russos que estariam interessados em comprar ações das águias. Em outubro de 2020, até lhes terá sido sugerido por Luís Filipe Vieira que adquirissem 25 por cento do capital da SAD, numa reunião por videoconferência. Tal negócio acabou por não se concretizar, tendo sido colocado em prática um plano alternativo para encontrar um novo investidor.
De qualquer forma, há um dado que importa reter: o Ministério Público considera que o anterior presidente tinha uma palavra a dizer sobre as ações que, na prática, pertenciam ao empresário. É que este comentou com o também empresário Avelino Carvalho que iria convencer Vieira a vender os títulos que detinha, com receio que estes viessem a desvalorizar ainda mais, lembrando que se arriscava a perder os quase 8 milhões que tinha investido. A investigação considera que se estas fossem pertença apenas de José António dos Santos ele teria toda a legitimidade para as alienar.
No início de 2021 surgiu um novo investidor interessado na compra das ditas ações. Por intermédio de Carlos Janela, assessor comunicacional, e Hugo Ribeiro, do Departamento Internacional do Benfica. John Textor era o nome do empresário que estava disponível a adquirir 25 por cento do capital. Para tal, era necessário que José António dos Santos (16,33 por cento) adquirisse as ações de Luís Filipe Vieira (3,28 por cento), José Guilherme (3,73 por cento) e Quinta dos Jugais (2 por cento). O que foi alcançado, mas, a Operação Cartão Vermelho evitou o negócio.
Renzo Saravia pode ser o primeiro reforço de inverno do FC Porto. O lateral direito, de 28 anos, já viajou para Portugal e, segundo apurou o jornal Record, vai integrar o plantel. Caberá a Sérgio Conceição decidir, face às ilações que retirar, se o internacional argentino será inscrito para o que falta jogar na corrente época. Se a resposta de Saravia for positiva, então parte do problema com que o FC Porto se depara ficará resolvido. Recorde-se que os dragões estarão privados pelo menos até ao final do mês de João Mário, defesa direito que tem sido o habitual titular. A alternativa, Manafá, arrisca não jogar mais esta época e Jesús Corona voltou a não corresponder nesse posto no triunfo frente ao Estoril. Além destes, há também Nanu, mas esse continua ausente, como Zaidu, pela sua seleção na CAN. Contratado em 2019/20, Saravia fez apenas seis jogos pelos portistas e sempre a titular. Em janeiro de 2020 foi emprestado ao Internacional de Porto Alegre, numa ligação bem sucedida que terminou em dezembro último. Antes de sair para o Brasil, Sérgio Conceição elogiou-o: “É um ser humano fantástico, muito acarinhado pelo grupo de trabalho.”
JJ volta a ser apontado ao Fenerbahçe. Gorado o regresso ao futebol brasileiro, o futuro de Jorge Jesus continua a estar na ordem do dia e o português volta a ser notícia na Turquia. O ex-treinador do Benfica é associado ao Fenerbahçe, que procura um substituto para Vítor Pereira. O presidente do emblema turco ainda não desistiu de convencer Joachim Low a abraçar o projeto. De acordo com o site “Ajansspor.com”, Jesus é o preferido numa lista alternativa onde estão também Slaven Bilic, Niko Kovac, e Ismail Kartal.
“Pelo teu sportinguismo, por favor!” O sportinguista Daniel Bragança esteve atento ao jogo da antiga equipa, o Estoril, e colocou nas histórias do Instagram o vídeo do penálti que deu o 2-0, com uma mensagem curiosa para André Franco.
“Pelo teu sportinguismo, por favor!”, disse o médio leonino para o antigo colega, com quem partilhou o balneário na Amoreira e nas camadas jovens do Sporting. Acabou por apagar o vídeo momentos depois...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...