21 janeiro 2022

Lateral não convence e FC Porto ir ao mercado; "Ele rescinde se o Sporting cumprir o contrato"; O possível regresso ao Benfica

Sem jogar há dois anos, e com contrato até 2023, a situação de Renan Ribeiro permanece em resolução. «O porquê de não jogar? Tem de perguntar ao Sporting. Ele não joga porque eles não querem. O jogador continua a trabalhar todos os dias e a situação atual é que ele não joga», afirmou Victory Remiro, agente do guarda-redes, ao zerozero, acrescentando que o jogador está disposto a rescindir «desde que eles Sporting cumpram o contrato» e que, até agora, não há ofertas formais.

Ida ao mercado em equação no Dragão. João Mário está quase recuperado da lesão muscular na coxa esquerda, mas continuará sem concorrência direta. A saída de Corona aliada à forte possibilidade de Manafá não jogar mais esta época, fazem a SAD, em sintonia com a equipa técnica, equacionar uma investida no mercado para reforçar a lateral direita. Isso também acontece, porque Saravia não melhorou a nível defensivo no Brasil. O argentino treina no Olival, mas não está inscrito e deve voltar a sair, escreve o Record. Resta o recurso à equipa B ou a adaptações de outros jogadores. 

O possível regresso ao Benfica. Contratar antes de libertar. É esta a posição do Getafe perante o interesse do Benfica em fazer regressar Florentino Luís, de 22 anos, já nesta janela de mercado de inverno.
Ángel Martín, diretor desportivo do Getafe, pronunciou-se sobre a situação, mesmo sem se alongar. «Neste momento não é possível [a saída], porque não temos um substituto para ele. Florentino é um jogador que não está a ter muitos minutos, mas creio que tem peso no balneário», sublinhou o diretor. O médio português, emprestado pelo Benfica até ao final da temporada, tem 14 presenças pelos espanhóis (duas assistências), somando 852 minutos.

7 comentários:

  1. PENALTIS - PORTO, BENFICA, BRAGA E SPORTING (COMPARAÇÃO ESTATÍSTICA)
    Temos os dados atualizados desde a época 2008/09 até a 18ª Jornada da época 2021/22.
    Nestas últimas 14 temporadas, o F. C. Porto beneficiou de 128 penaltis favoráveis em 436 jogos, o Sporting já beneficiou de 115 penaltis favoráveis e o Benfica beneficiou de 104 penaltis favoráveis. O ataque do F. C. Porto nesse período marcou 964 golos (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 8 golos que conseguiu marcar), o Benfica marcou 1013 golos (ou seja em média só após cada 10 golos marcados é lhe assinalado 1 penalti favorável) e o Sporting tem 762 golos marcados (ou seja, beneficiou de 1 penalti favorável por cada 7 golos marcados)!
    A 1ª grande anormalidade estatística que salta a vista: Nas últimas 14 épocas (em 436 jogos), F. C. Porto mesmo tendo um ataque que marcou menos 49 golos que o do Benfica, teve a sorte de terem sido assinalados mais 24 penaltis a seu favor que o Benfica! Mais anormal ainda, até o Sporting usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor que o Benfica, mesmo tendo um ataque que marcou menos 251 golos que o do Benfica! Incrível, como na Liga Fontelas Gomes a equipa que marcou mais 251 golos que o rival, ainda assim não usufruiu de mais penaltis, que esse rival que menos atacou!
    O Benfica conseguiu conquistar 1035 pontos e o F. C. Porto conquistou nestes últimos 14 campeonatos, 1052 pontos, em média estas 2 equipas apresentaram rendimentos desportivos muito semelhantes neste período aqui analisado, conquistam em média cerca de 80% dos pontos possíveis!
    O Benfica conquistou mais 129 pontos que o Sporting (1035-906 pontos) e marcou mais 251 golos que o Sporting e inacreditavelmente foram assinalados mais penaltis favoráveis ao Sporting do que ao Benfica! Ou seja, se o Benfica tivesse jogado nas mesmas condições arbitrais que o Sporting e F. C. Porto (beneficiando em média de 1 penalti por cada 7 golos marcados, para os 1013 golos que marcou teria usufruído de 153 penaltis assinalados a seu favor, em vez dos 104 penaltis que efetivamente foram assinaladas)!
    Queres saber quantos penaltis o teu clube já beneficiou nos últimos 14 anos (436 Jogos)?
    E sabes quantos pontos conquistou diretamente com esses penaltis assinalados?
    Queres saber quantos penaltis o teu clube já sofreu nos últimos 14 anos?
    E sabes quantos pontos perdeu diretamente com esses penaltis sofridos?
    Estás no sítio certo para ficares a conhecer as condições arbitrais com as quais os clubes competiram em Portugal nos últimos 14 campeonatos.

    ResponderEliminar
  2. Algumas Curiosidades no acumulado de penaltis destes últimos 14 campeonatos:
    • Nestas últimas 14 épocas, o F. C. Porto teve a sorte de ser o clube que competiu com as melhores condições arbitrais na nossa liga, beneficiando de um saldo favorável de 94 penaltis a mais do que aqueles que sofreu, tendo aproveitado tal facto para nos 436 jogos oficiais conquistar 1052 pontos, podemos concluir que beneficiou de um penalti por cada 11 pontos que conquistou nas últimas 14 épocas, enquanto que o Benfica no mesmo nº de jogos beneficiou de um saldo favorável de 63 penaltis a mais do que aqueles que sofreu, conquistando 1035 pontos, ou seja, em média beneficiou de um penalti por cada 16 pontos que conquistou na liga. O Sporting nestas últimas 14 épocas competiu beneficiando de um saldo favorável de 65 penaltis e conquistou 906 pontos, ou seja beneficiou de um penalti favorável por cada 14 pontos conquistados e por último aparece o Braga que usufruiu de um saldo favorável de apenas 11 penaltis (1 penalti por cada 71 pontos conquistados)! Em média os 4 candidatos na competição usufruíram de 1 penalti favorável por cada 16 pontos conquistados na Liga, mas fica evidente que o Braga não reúne condições arbitrais minimamente equiparáveis aos dos 3 grandes, para poder lutar taco a taco pelo titulo em Portugal. A norma é os penaltis favorecerem principalmente os 3 grandes, sendo o F. C. Porto destacadamente a equipa beneficiada.
    • Podemos verificar que em média, cada um dos 4 candidatos ao título beneficiou de 106 penaltis favoráveis e sofreu 47 penaltis desfavoráveis (o FCP é quem está destacadamente melhor que a média em qualquer dos parâmetros analisados).
    • Quanto aos penaltis desfavoráveis sofridos, o Braga (-64) e o Sporting (-50) foram as equipas que mais penaltis desfavoráveis sofreram, segue-se o Benfica que sofreu (-41) penaltis e por fim o F. C. Porto que sofreu apenas (-34) penaltis desfavoráveis, sendo assim, a única equipa que claramente sofreu menos penaltis desfavoráveis do que a média dos 4 candidatos, que é de 47 penaltis desfavoráveis sofridas.
    • Nos últimos 14 campeonatos, a equipa que conquistou mais pontos, nos jogos em que não beneficiou de penaltis favoráveis, foi de longe o Benfica, que conquistou 804 pontos em 344 jogos (78% dos pontos), enquanto o F. C. Porto conquistou 754 pontos nos 319 jogos em que não beneficiou de um penalti a favor (79% dos pontos). Assim, nas últimas 14 épocas, se somente consideramos os jogos em que estas equipas não beneficiaram de penaltis favoráveis, o Benfica foi capaz de conquistar mais 50 pontos que o F. C. Porto! O F. C. Porto teve foi a sorte de beneficiar de penaltis favoráveis nos últimos 14 campeonatos em mais 25 jogos que o Benfica e no total dos 117 jogos em que beneficiou de penaltis arrecadou 298 pontos, ou seja, mais 67 pontos do que os 231 pontos que o Benfica arrecadou nos 92 jogos em que beneficiou de penaltis favoráveis.
    • Nas condições arbitrais em que a competição decorreu nestes últimos 14 anos, somente com os penaltis a favor, o F. C. Porto teve oportunidade de acrescentar mais 42 pontos, que o Benfica diretamente com um penalti favorável. O F. C. PORTO NESTAS 14 ÉPOCAS TEVE HIPOTESE DE ACRESCENTAR MAIS 141 PONTOS (61*2pontos+19*1ponto) DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR, SE TODOS OS PENALTIS QUE BENEFICIOU SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO NA PARTIDA, enquanto que O BENFICA TEVE HIPÓTESE DE ACRESCENTAR MAIS 99 PONTOS (41*2pontos+17*1ponto) DIRETAMENTE COM ESSES PENALTIS A FAVOR, SE TODOS ESSES PENALTIS SE TRANSFORMASSEM NO SEU ÚLTIMO GOLO NA PARTIDA. Só diretamente com os momentos dos penaltis são 42 pontos de diferença, que os árbitros criaram entre o F. C. Porto e o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. • Se considerarmos somente os jogos em que os clubes candidatos ao titulo não sofreram penalti desfavorável, constatamos que o rendimento médio do Benfica nesses jogos corresponde em média a 81% dos pontos possíveis arrecadados nos 396 jogos em que, não sofre um penalti desfavorável, nas mesmas condições o F. C. Porto conquistou 81% dos pontos disputados em média nas últimas 14 épocas, nos 402 jogos em que não sofreu um penalti desfavorável. A diferença é que o F. C. Porto nas últimas 14 épocas disputou apenas 34 jogos em que foi penalizado com penaltis desfavoráveis e o Benfica disputou 40 jogos, em que sofreu penaltis desfavoráveis. O Benfica em 8 desses jogos em que sofreu penaltis, também beneficiou de um penalti favorável, enquanto que o F. C. Porto, em 12 desses jogos também beneficiou de 1 penalti a favor. Assim sendo, nestas últimas 14 épocas, o F. C. Porto apenas por 22 vezes foi obrigado a disputar uma partida em desvantagem nos penaltis assinalados e o Benfica jogou 33 vezes em desvantagem nos penaltis assinalados. Parece incrível, mas é a realidade, nos 436 jogos das últimas 14 épocas, apenas por 22 vezes, o F. C. Porto disputou jogos em que teve desvantagem no nº de penaltis assinalados!
    • Outra grande curiosidade: Só 2 árbitro assinalaram no total 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto nestes 436 jogos, nenhum outro arbitro assinalou mais de 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto no acumulado total das últimas 14 temporada! Parece impossível, mas é a realidade espelhada estatisticamente da Liga Portuguesa. Em contraste vemos que diversos árbitros já puniram o Benfica mais de que 2 vezes na sua área, Artur Soares Dias é o arbitro que assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica, foram 8 no total! Depois aparece o também portuense Rui Costa com 4 penaltis desfavoráveis ao Benfica assinalados e o também portuense Jorge Sousa com 3 penaltis desfavoráveis assinalados, os lisboetas Pedro Proença e Hugo Miguel com 3 penaltis cada. Moral da história, os árbitros portuenses e Lisboetas são os maiores especialistas em punir o Benfica na sua área defensiva (declaradamente árbitros que defendem os interesses desportivos do FCP e Sporting, não a verdade no futebol)!
    • Dos 41 penaltis desfavoráveis assinalados ao Benfica, 29 deles se transformaram no último golo sofrido na partida pelo Benfica e coincidentemente, representaram 21 pontos perdidos diretamente com o efeito desse golo de penalti. Dos 34 penaltis assinalados contra o F. C. Porto, 20 deles se transformaram no último golo sofrido no jogo pelo F. C. Porto. Para o FCP foram apenas 5 os pontos perdidos diretamente em consequência dum último golo sofrido de penalti nas últimas 14 épocas. Com o jogo empatado foram assinalados 20 penaltis desfavoráveis ao Benfica e apenas 8 desfavoráveis ao F. C. Porto nas últimas 14 épocas! Brutal diferença, entre as 2 equipas que conquistaram os mesmos 6 títulos de campeão cada, nesse período aqui analisado.
    • Nos confrontos diretos entre os 4 candidatos ao titulo nas últimas 13 épocas (73 jogos para cada equipa), o F. C. Porto beneficiou de 20 penaltis a favor e sofreu 6 desfavoráveis, o Benfica beneficiou de 15 penaltis favoráveis e sofreu 14 penaltis contra, o Braga beneficiou de 9 e sofreu 23 contra e o Sporting beneficiou de 12 penaltis favoráveis e sofreu 13 penaltis desfavoráveis. Os números de penaltis assinalados são claramente favoráveis ao F. C. Porto (equipa com melhores condições arbitrais), que apresenta um saldo favorável de 14 penaltis e claramente desfavorável ao Braga, que apresenta um saldo desfavorável de 14 penaltis nos confrontos entre os candidatos, o Benfica e o Sporting apresentam um saldo de 1 e -1 nestes confrontos!

    ResponderEliminar
  4. Como se pode ver no quadro seguinte, todas as 4 equipas candidatas têm um rendimento médio geral elevado (entre 60% e 80%) e melhoram o seu desempenho quando se analisa separadamente o seu rendimento apenas nos jogos em que beneficiaram de penaltis favoráveis e pioram o seu desempenho médio quando consideramos somente os jogos em que sofrem grandes penalidades desfavoráveis. Por exemplo, sendo o rendimento médio geral do Benfica nos 436 jogos destas últimas 14 épocas de 80% dos pontos conquistados, nos 92 jogos que beneficiou de um penalti a favor o Benfica conquistou 84% dos pontos e em todos os 40 jogos que sofreu um penalti desfavorável conquistou em média apenas 56% dos pontos em disputa nesses jogos. Este é o efeito estatístico médio de usufruir ou sofrer 1 penalti no rendimento de uma equipa candidata ao título como o Benfica (+4% de 80% para 84% ou -24%, de 80% para 56%).

    Este é o quadro estatístico dos penaltis assinalados nos últimos 14 campeonatos nacionais:


    Curiosidades
    ANALISE DE PENALTIS ASSINALADOS COM PONTOS DIRETAMENTE EM DISPUTA
    Somente quando a equipa está empatado ou a perder por um golo de diferença é que o penalti a favor poderá se transformar numa decisão arbitral com influência direta na repartição dos pontos.

    ** Concentrando a nossa atenção especialmente nos penaltis que potencialmente podem alterar diretamente a repartição dos pontos, verificamos que, o F. C. Porto na competição tem um saldo favorável de 61 penaltis com os quais diretamente pode melhorar o seu desempenho pontual na partida enquanto que o Benfica obteve um saldo favorável de apenas 33 penaltis que potencialmente podem influenciar diretamente o seu desempenho pontual e o Sporting obteve um saldo favorável de apenas 33 desses penaltis que valem pontos. Conclusão: o F. C. Porto na competição pelos títulos das últimas 14 épocas beneficiou de muitos mais penaltis que o Benfica ou Sporting (daqueles penaltis que diretamente podem alterar os pontos conquistados)!

    ResponderEliminar
  5. BENFICA-Total de 104 Penaltis a favor nas últimas 14 épocas, discriminados no quadro que se segue:


    BENFICA-Total de 41 Penaltis Contra nas últimas 14 épocas, discriminados no quadro que se segue:


    F.C.Porto-Total de 128 Penaltis a favor nas últimas 14 épocas, discriminados no quadro que se segue:


    F.C. Porto -Total de 34 Penaltis Contra nas últimas 14 épocas, discriminados no quadro que se segue:

    Segue o discriminativo de todos os penaltis a favor do Braga nas últimas 14 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que beneficiou de 1 penalti:


    Segue o discriminativo de todos os penaltis contra do Braga nas últimas 14 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu 1 penalti:

    Segue o discriminativo de todos os penaltis a favor do Sporting nas últimas 14 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que beneficiou de 1 penalti:


    Segue o discriminativo de todos os penaltis contra o Sporting nas últimas 14 épocas e a % de aproveitamento dos pontos em disputa nos jogos em que sofreu 1 penalti
    Até este momento, nas últimas 14 épocas, comparando o saldo final de penaltis (94-63), vemos que o Benfica na competição beneficiou de menos 31 penaltis do que o F. C. Porto usufruiu. Atenção que no máximo, com 31 penaltis podem ser acrescentados mais 62 pontos, se todos esses penaltis forem assinalados com o jogo empatado! 62 pontos de diferença entre 2 equipas semelhantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó LAMPIÃO!

      Falas nos penaltis do Sporting, mas não dizes quantas quem é que foi campeão nesse periodo!

      Ocupa-te do teu galinheiro corrupto e fecha a cagadeira!

      Eliminar
  6. Caro leitor, na sua opinião as decisões arbitrais podem fazer diferença no rendimento desportivo ou não?
    Para melhor poder responder a esta pergunta, imagine que mantendo-se as capacidades competitivas que as 2 equipas tem apresentado, o Benfica tivesse beneficiado de mais 62 penaltis favoráveis e assim tivesse competido com uma vantagem de 31 penaltis sobre o F. C. Porto, então nesse caso qual das 2 equipas teria conquistado mais pontos nas últimas 14 épocas e quem teria obtido a maioria dos títulos de campeão desse período? Se sabe a resposta é porque reconhece a influência que as decisões arbitrais têm no rendimento desportivo dos clubes.
    Os desempenhos médios do Benfica têm sido superiores ao do F. C. Porto nos jogos sem penaltis assinalados e demonstram que, assim seriam também no total oficial de todos os jogos se não tem existido uma grande diferença no nº de penaltis que as 2 equipas usufruem na competição. A grande diferença no número de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica é que permitiu que as duas equipas tenham neste momento rendimento % médio muito semelhante nestas últimas 14 épocas (80% dos pontos possíveis), com o Porto a conquistar 1052 pontos e o Benfica a conquistar 1035 pontos.


    Depois de conhecer os números agregados das últimas 14 épocas, alguém acredita que o F. C. Porto, teria sido capaz de conquistar 6 dos 13 últimos campeonatos atribuídos, caso tivesse usufruído menos 62 penaltis favoráveis, conquistando os mesmos 6 campeonatos que o Benfica?

    Será que a Liga Portuguesa decorre num ?

    Agradecemos comentários com as questões mais pertinentes que estes números oficiais de penaltis assinalados evidenciam.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...