24 janeiro 2022

Alvalade pode fechar. Sporting nas mãos do Braga; Avançado devolvido ao Sporting; Reforço do Benfica pode viajar 4.ª feira; Amorim pode igualar JJ|; FC Porto com a maior margem dos últimos dois anos

Após a derrota de anteontem com o Braga, sobre a influência que a mesma poderá ter na participação do Sporting na Taça da Liga, Rúben Amorim assinalou: “Se afeta? Sim, mas depende da forma como se encara isto, pode-se ganhar mais ou menos força. Eu ganho mais força.” Uma mensagem de confiança para dentro e para fora, antes do jogo de amanhã com o Santa Clara, em Leiria, que pode colocar os leões na final e com possibilidade de defenderem o título ganho em 2021.Mesmo tendo iniciado o ano com uma derrota em Ponta Delgada frente aos açorianos, o treinador do Sporting tem motivos para encarar com otimismo a Taça da Liga, prova que ganhou nos dois últimos anos e onde pode igualar o registo de vitórias consecutivas que Jorge Jesus alcançou entre 2010 e 2012. O ex-técnico das águias fez o “tri” pelo Benfica, mas a história de sucesso de Amorim começou em Braga, em 2020, e passou pelo emblema de Alvalade em 2021, precisamente diante da sua antiga equipa. De resto, o técnico tem um registo imaculado de sete vitórias em sete desafios realizados na Taça da Liga. Com os minhotos bateu Sporting (2-1) e FC Porto (1-0, na final) na final-four de 2020. Em 2021, um triunfo sobre o Mafra (2-0) apurou os leões para as meias-finais, onde se superiorizou ao FC Porto (2-1) antes de bater o Braga (1-0) no jogo decisivo. Já esta época, os triunfos sobre Famalicão (2-1) e Penafiel (1-0) deram acesso à final-four, novamente a disputar em Leiria.
O Sporting, recorde-se, também tem tido sucesso recente na prova, tendo erguido o troféu nos anos de 2018 e 2019, primeiro com Jorge Jesus ao comando e depois sob a orientação de Marcel Keizer, ou seja, apenas Amorim impediu os leões de chegarem a quatro finais consecutivas.
Depois do mau arranque de ano, com as duas referidas derrotas nas últimas três jornadas da Liga Bwin – ganhou pelo meio ao Leça na Taça e ao Vizela no campeonato –, o Sporting procura agora recuperar a confiança para o resto da época, tendo, ao mesmo tempo, a possibilidade de erguer um troféu, que seria o quarto com Rúben Amorim, depois da Taça da Liga, campeonato e Supertaça, neste caso já esta temporada.

Avançado devolvido ao Sporting. Luiz Phellype vai mesmo deixar o Santa Clara nos próximos dias, avança o Record. Pouco utilizado em Ponta Delgada, o avançado já se encontra a negociar novo empréstimo para um clube europeu pois, no Sporting, também não entrava nos planos de Rúben Amorim.
A SAD leonina já foi devidamente informada deste processo por parte dirigentes açorianos, e as conversações estão em curso. Assim que o acordo estiver finalizado, o avançado, de 28 anos, vai rescindir o vínculo e rumar ao seu novo destino. Entretanto, após a vitória frente ao Moreirense na Liga Bwin (2-0), o técnico Mário Silva já se encontra a preparar a meia-final da Allianz Cup com o Sporting e, para este jogo, já poderá contar com os defesas Sagna e Rafael Ramos que recuperaram da Covid-19. Os açorianos ainda aguardam chegada do certificado internacional do japonês, Tagawa, proveniente do FC Tokyo.

Alvalade pode fechar. Sporting nas mãos do Braga. O Sporting pode incorrer na pena de jogos à porta fechada se o Sp. Braga apresentar uma queixa civil depois de Ricardo Horta ter sido atingido na testa por uma garrafa de água, já depois de ter terminado o jogo entre as duas equipas, que os visitantes venceram por 2-1.

Fonte oficial do Sp. Braga disse ao jornal CM que o clube vai esperar para ver se o incidente consta do relatório do árbitro, o que será o caso segundo as informações recolhidas pelo diário. Confirmando-se esse cenário, os minhotos irão decidir ainda hoje se apresentam queixa na PSP ou se apenas aguardam pelo desenrolar do processo disciplinar que o Conselho de Disciplina da FPF irá instaurar.
A punição em que o Sporting incorre vai depender diretamente do que o adversário fizer. Na Justiça desportiva, como Ricardo Horta não tem uma lesão grave, irá aplicar-se o artigo 186 do ‘Regulamento Disciplinar da Liga’: arremesso de objeto sem reflexo no jogo. Neste caso, os leões poderão ser punidos com a sanção de multa entre os 5100 e os 10 200 euros.
Contudo, a Justiça civil é mais dura. Se o Sp. Braga optar por apresentar uma queixa na PSP, a mesma será reencaminhada para a Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD). Segundo a Lei nº 92/2021, que estabelece o regime jurídico da segurança e combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, a APCVD irá abrir um processo de averiguações, tudo indica ao abrigo do artigo 46: sanções disciplinares por atos de violência.
Como Horta não tem uma lesão grave, Alvalade escapa à interdição. Mas o Sporting pode ser condenado a realizar jogos à porta fechada. Contudo, o processo dificilmente estará concluído até ao término do atual campeonato.

FC Porto com a maior margem dos últimos dois anos. Os seis pontos que o FC Porto conseguiu abrir para o Sporting, o segundo classificado, constituem a maior margem que os dragões têm na condições de líder desde 2019/20. Para encontrar uma vantagem igualmente confortável é preciso recuar a essa temporada, mais precisamente à última jornada.
Nessa altura, os azuis e brancos sagraram-se campeões nacionais com oito pontos à maior sobre o Benfica. Nesta altura, levam seis de vantagem em relação ao Sporting e nove comparativamente ao Benfica. Daqui a três jornadas, recorde-se, há clássico com os leões.

Reforço do Benfica pode viajar 4.ª feira. Tiago Coser pode viajar para Portugal já na próxima quarta-feira. O jovem defesa-central, que testou positivo à Covid-19 na passada sexta-feira, segundo informou a Chapecoense, num procedimento nada comum do clube, atravessará o Atlântico se testar negativo na terça-feira, quando se cumprem os cinco dias de isolamento como mandam as regras em vigor no Brasil, para quem está assintomático.
“É muito profissional”, garantiu o presidente da Chapecoense, Nei Maidana, ao jornal Record, sustentando que o central não tem deixado de se preocupar com a sua forma física, treinando em casa. A SAD encarnada desembolsará 1,4 M€ para garantir os serviços da revelação brasileira, de 18 anos, que em 2021 realizou 12 jogos com a equipa principal do emblema brasileiro. Coser assinará contrato válido até 2027.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...