27 dezembro 2021

“Seleção brasileira atenta a Evanilson”; Salvador bloqueou conversa entre Carvalhal e o Flamengo; "Muitos jornalistas devem estar desejosos que Jorge Jesus vá para o Brasil"

Evanilson foi um dos desataques no clássico em que fez dois dos três golos - antes de ser expulso - e tem ganho protagonismo no ataque portista. Pepê, por outro lado, está numa situações contrastante, com poucas oportunidade no onze. O jornal O Jogo falou com André Jardine, conhecedor do duo, com quem trabalhou num passado recente e os ele cio na dor olímpico do Brasil considera que o avançado tem provado ser um “jogador de mão-cheia” de dragão ao peito, ao ponto de estar referenciado pela seleção principal do Brasil, enquanto o extremo, ainda em processo de adaptação, irá “continuar a trabalhar” até ganhar preponderância. “Se ainda não está a render, deve estar incomodado e até louco para mostrar o que vale. De certeza que o Pepê terá um bom rendimento. Quando tiver uma sequência assinalável de jogos, também vai resultar bem na equipa”, vaticina.
A dupla portista fez parte do anterior ciclo olímpico do escrete e, no caso de Evanilson, o próximo passo passará pelo salto para a seleção principal. Jardine entende que os recursos técnicos e físicos do ex-Fluminense “são uma vantagem no contexto do futebol moderno” e até vai de encontro às palavras recentes de Sérgio Conceição sobre o atacante. O treinador do FC Porto tem elogiado “a capacidade de ligação entre setores” e o trabalho de Evanilson no ataque, algo que o homólogo canarinho corrobora. “É exatamente por isso que sempre gostámos dele. É dono de um jogo sem bola muito interessante, não se poupa ao trabalho, abre espaços, cria opções de passe e apresenta uma taxa de trabalho defensivo muito alta. É mesmo um atacante de mão-cheia”, reitera André Jardine, que compara o camisola 30 dos dragões a Matheus Cunha, avançado do Atlético de Madrid: “Têm um potencial semelhante. Fazem movimentos de rotura e o Evanilson vai crescer mais, ainda não está no seu auge”. A esse propósito, qual o teto do portista? “É difícil de precisar... Está a trabalhar num contexto privilegiado, tem humildade muito grande e elevado potencial técnico. O teto dele é muito alto, pois tem as ferramentas necessárias, sobretudo físicas, para jogar ao mais alto nível. É um rapaz muito focado, muito determinado. Também passou por muitas dificuldades na vida, por isso dá muito valor a todas as conquistas”, acrescenta o selecionador.
Pepê, por sua vez, vai lutando como pode. A disputa de um lugar no onze com Luis Díaz não lhe tem facilitado a tarefa e, até ver, só foi titular em duas ocasiões (dois golos). “Quando Díaz sair do FC Porto, tenho confiança total na demonstração do valor do Pepê. Confirmo que ele tem muita qualidade, é dono de um poder de decisão muito grande, foi excelente no Grémio e fez um grande pré-olímpico na seleção. Precisa de ter paciência”, afirma, referindo que os 15 milhões de euros que custou à SAD portista não entram na cabeça do ala. “Não acredito que um jogador do nível do Pepê se importe com isso. Ele sabe o valor que tem, mostrou isso no período em que trabalhou connosco”, realça o treinador, que aponta a polivalência como aspeto a explorar por Conceição. “Ainda pode fazer mais funções. Jogou sempre como extremo-esquerdo no mesmo modelo de jogo. Compromisso defensivo? Ele vem de um estilo muito individual, talvez precise de orientação para defender melhor à zona. Não conheço profundamente as ideias de Sérgio Conceição, mas sei que o Pepê é um menino inteligente, capaz de se adaptar rapidamente ao que lhe é pedido”, ressalva André Jardine, confiante na afirmação do ex-pupilo. “Com tempo, vai conseguir vingar”, remata.

Salvador bloqueou conversa entre Carvalhal e o Flamengo. Da reunião com os dirigentes máximos do Flamengo saiu um enorme voto de confiança em Carlos Carvalhal por parte de António Salvador. Como contrapartida, o presidente do Sp. Braga exige uma reação forte da equipa aos recentes maus resultados, não só no próximo jogo, frente ao Arouca, mas em todo os desafios que se seguem a esse, em janeiro de 2022. Conforme foi tornado público, Marcos Braz reuniu com Salvador na passada quarta-feira e, segundo apurou o jornal Record, o dirigente do clube carioca pediu ao líder arsenalista para conversar com Carlos Carvalhal, por forma a conhecer melhor o treinador e as suas ideias, mas essa autorização foi-lhe negada pelo presidente. Por outro lado, António Salvador também salvaguardou os interesses do Sp. Braga, uma vez que, para essa conversa com Carvalhal acontecer teria de haver, primeiro, um entendimento com a SAD que tem o treinador contratualmente amarrado até ao final da temporada. De qualquer forma, sabendo que o Sp. Braga jogaria no dia seguinte, contra o Vizela, o Flamengo não fez mais do que tentar abrir uma nova porta, já que o dossiê prioritário para preencher o comando técnico do clube brasileiro continua a ser o de Jorge Jesus.
E nem a derrota com o Vizela, que afastou o Sp. Braga da Taça de Portugal, fez António Salvador mudar de ideias. No final desse jogo, o presidente foi taxativo quanto ao técnico e não só: “Sobre a continuidade do míster Carvalhal, não vale a pena fazer perguntas. É um ponto de honra. O míster vai continuar no Sp. Braga, vão continuar todos (jogadores e equipa técnica) que estão no Sp. Braga, e é com estes que vamos até ao fim”. Agora, o presidente quer ver a sua estratégia refletida em bons resultados, num janeiro de elevado grau de exigência, apesar de desanuviado pelo afastamento das taças. Os arsenalistas abrem 2022 com um dérbi caseiro, frente ao Famalicão, recebem o Marítimo, deslocam-se a Alvalade, e fecham o mês com novo dérbi, frente ao Moreirense. Na ronda seguinte, já em fevereiro, defrontam o V. Guimarães...

"Muitos jornalistas devem estar desejosos que Jorge Jesus vá para o Brasil". José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do Benfica, não compreende como é que se faz tanta polémica relativamente ao contexto Jorge Jesus com o Flamengo. O ex-dirigente benfiquista acredita que o técnico se irá manter no comando da equipa técnica encarnada e até lamenta a forma como o treinador do emblema da Luz é tratado na imprensa.
"Muitos jornalistas devem estar desejosos que ele vá para o Brasil", acusou José Manuel Capristano, destacando não compreender o que fez Jorge Jesus para ser alvo de tal tratamento. "Só vejo crónicas contra Jorge Jesus. Devem estar a pedir a Deus para ele se ir embora para o Brasil", insistiu José Manuel Capristano.
O antigo vice-presidente do Benfica, amigo do técnico do clube lisboeta, diz não saber se Jorge Jesus irá ou não para o Brasil quando deixar o Benfica, seja em breve ou no final do contrato. Uma coisa Capristano sabe relativamente à filosofia, diz, do Benfica em relação aos treinadores.
"Não sei se quer ou não quer ir para o Brasil. Normalmente, o Benfica não manda treinadores embora", relata o antigo vice-presidente do Benfica, certo de que o treinador está focado no emblema da águia e não no Flamengo.
"O Jorge Jesus não tem um pé aqui e um pé ali. O Jorge Jesus está no Benfica", afiançou José Manuel Capristano.
Em declarações no canal A Bola TV, José Manuel Capristano disse ainda não ver qualquer tipo de problema relativamente ao encontro entre Jorge Jesus e os responsáveis do Flamengo.
"Não se pode encontrar com ele por causa das cabeças inteligentes deste país?", interrogou o antigo vice-presidente do clube encarnado, voltando a lamentar a forma como Jorge Jesus é encarado no país desportivo.
"É uma intencionalidade contra Jorge Jesus. Não pode estar, não pode jantar, almoçar ou telefonar?", questionou ainda José Manuel Capristano, ele que tem sido uma das figuras mais mediáticas na defesa do treinador do Benfica ao longo dos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...