Na vida do FC Porto há um antes e um depois de Pinto da Costa que, com a sua forma de trabalhar, conseguiu impulsionar um emblema que tem vindo a sustentar o seu crescimento ao longo dos anos, recheando o museu azul e branco com troféus, alguns deles um exclusivo no que toca a clubes do panorama português.Com tantos anos de liderança no FC Porto, Pinto da Costa não tem conseguido, todavia, evitar algumas polémicas e processos na justiça. Até ao momento, o líder portista saiu ilibado e firme no comando do emblema que preside há quase 40 anos.
Recentemente, Pinto da Costa foi alvo de buscas por parte das autoridades relativamente a suspeitas com a sua gestão, isto anos depois de ter enfrentado um mediático processo que ficou conhecido por 'Apito Dourado'.
Paulo Futre, antigo jogador do FC Porto, campeão europeu pelos azuis e brancos, sai novamente em defesa de Pinto da Costa, a quem apelida carinhosamente de "pai" no futebol.
"Apitos para aqui, apitos para ali... E querem ver que houve Apitos Dourados para ganhar ao Bayern Munique em 1987?", interrogou em jeito irónico o antigo internacional português, lembrando o currículo que o presidente do FC Porto tem vindo a colecionar.
"Pinto da Costa é bicampeão da Europa. Temos de dar valor a este campeão", pediu Paulo Futre, retirando da equação os casos de investigação de que Pinto da Costa foi alvo.
"Duas vezes campeão da Europa. Tirem os apitos daí. É um génio", considerou ainda Paulo Futre, em declarações na CMTV, confiando na legalidade dos atos praticados por Pinto da Costa.
Recentemente, Rodolfo Reis, antigo capitão dos azuis e brancos, também saiu em defesa do presidente do FC Porto em relação às suspeitas que recaem sobre a gestão do histórico presidente dos portistas.
"Não acredito nestes valores e muito menos que o dinheiro dê a volta para o presidente. Eu não acredito. Como é que se dizia? Investigue-se", comentou Rodolfo Reis.
Depois de meia temporada à sombra da concorrência, Gedson deverá mudar de ares em janeiro e o Galatasaray é o clube que tudo faz para que o próximo destino seja a Turquia, novamente. Segundo o jornal Record, a ideia do emblema de Istambul passa por conseguir o médio português por empréstimo e com opção de compra no final da época, a ser liquidada de forma faseada.
Conforme o nosso jornal já adiantou, o camisola 83 e Ferro deverão deixar o plantel na reabertura do mercado, ao abrigo dos reajustes projetados pela SAD presidida por Rui Costa, e os turcos têm feito marcação cerrada ao médio. Depois de ter representado o Galatasaray na segunda metade da última época, o jogador campeão nacional pelo Benfica em 2018/19 – que também foi cedido ao Tottenham - pode estar perto de novo empréstimo, já que pouco tem sido utilizado na formação orientada por Jorge Jesus.
Feitas as contas, desde o começo da campanha, Gedson ainda só foi chamado em quatro ocasiões, traduzidas em 107 minutos.
O médio, de 22 anos, foi lançado para os últimos 7 em Moreira do Cónegos, numa noite em que as águias triunfaram por 2-1; entrou depois aos 64’ na deslocação aos Açores (5-0); alinhou também nos últimos 14 minutos do jogo com o V. Guimarães, na Cidade Berço, que daria em triunfo da equipa de JJ por 3-1; e jogou ainda, como titular, 60 minutos no triunfo por 4-1 sobre o P. Ferreira.
Esta é uma realidade distinta daquela que viveu na Turquia. No ‘Gala’, Gedson foi titular em 17 dos 18 encontros que jogou. O clube turco tenta convencer as águias, tendo o jogador como aliado, que tem expressado o desejo de voltar a Istambul.
Seja a atuar a partir da esquerda ou como referência do ataque, o momento de forma de Darwin deverá garantir-lhe a titularidade e, assim, dar-lhe a oportunidade de fazer aquilo que a defesa portista lhe bloqueou na última época. O uruguaio participou nos três clássicos com o FC Porto de 2020/21, não tendo festejado qualquer golo. Fez 90 minutos na Supertaça (derrota 2-0), alinhou o jogo todo no Dragão para o campeonato (1-1) e entrou aos 85’ na Luz (1-1), pelo que irá procurar aqui também o seu primeiro triunfo.
Palha! Sobrou muita palha...
ResponderEliminar