24 dezembro 2021

"Jorge Jesus não tem condições para continuar". "Flamengo? O Rui Costa tinha de vir a terreiro impor-se o que acabaria por ter um reflexo positivo nos jogadores"

Eurico Gomes considera que Jorge Jesus não tem condições para continuar no Benfica, depois da derrota com o FC Porto, no Dragão, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, por 3-0.
A decisão sobre o futuro do treinador está nas mãos do presidente do Benfica Rui Costa. Em entrevista a à RR, o único jogador do futebol português campeão nos três grandes assinala que na balança do presidente do Benfica irá pesar a vontade dos sócios.
"Quem vai decidir são os sócios e, depois deste resultado, Jorge Jesus não tem condições para continuar. Quer pelo resultado, quer pela exibição da equipa, com um futebol que não está ao nível do clube, não é preciso mais jogo nenhum para Jorge Jesus, a menos que Rui Costa venha a terreiro pôr uma pedra em cima do assunto e assumir definitivamente se o treinador sai ou não", refere Eurico Gomes.
A investida do Flamengo pela contratação de Jorge Jesus nos dias que precederam o clássico foi mais um fator de perturbação do Benfica para o clássico, na opinião de Eurico Gomes: "Não há dúvidas nenhumas que a novela não deveria ter sido permitida. O Benfica nada tem a ver com os interesses do Flamengo. O vice-presidente do Flamengo disse que se o Benfica foi buscar o Jorge Jesus ao Brasil, o seu clube também pode agora fazer o mesmo. O Rui Costa tinha de vir a terreiro impor-se o que acabaria por ter um reflexo positivo nos jogadores."
"Rui Costa deveria ter dito que o treinador é do Benfica e não estaria disponível nem para tomar um café, porque as interpretações minam ambientes de trabalho. Isto não é o Benfica que defendi e onde eu nasci", lamenta Eurico.
Num diagnóstico ao comportamento do coletivo encarnado no Dragão, o antigo deteta um problema essencialmente mental.
“Vejo os jogadores muito perturbados e as circunstâncias atuais não permitem que tenham confiança no treinador. A novela não deu tranquilidade à equipa. O problema é 80% mental. Os restantes 20% correspondem ao esforço", refere.
Eurico Gomes salienta que os jogadores do Benfica "querem dar o melhor, mas é aquela ideia de querer fazer 300 quilómetros com o carro na reserva".
"Os níveis de confiança dos jogadores do Benfica demonstram a má qualidade com que jogam nesta altura como equipa e individualmente", sustenta.
Numa análise ao jogo no Dragão, apesar de atribuir mérito ao FC Porto, Eurico Gomes conclui que o resultado reflete a situação atual que vive o balneário do Benfica.
"Houve um FC Porto muito forte e bem trabalhado do ponto de vista coletivo, coletivo, individual com entrega e dinâmica. O Porto assumiu de início uma agressividade positiva que surpreendeu sobretudo a defesa do Benfica. Encarou o Benfica com raiva e isso fez a diferença. A reação do Benfica não apareceu e verificou-se um desmoronamento psicológico de toda a equipa", assinala.
O antigo defesa-central salienta que, mesmo a jogar contra dez, "não se viu nem da parte da equipa nem do treinador mexer no sentido de demonstrar querer fazer mais".
"O Benfica acabou da mesma forma como começou e o resultado espelha o momento atual que vive o balneário do Benfica”, considera.
No plano tático, Jorge jesus repetiu no Dragão um sistema com três centrais. Uma estrutura que não resultou.
“Enquanto equipa o Benfica ainda não convenceu. O sistema não é habitual na filosofia do Benfica. Há uma tentativa de se imitar o Sporting, com um 3-5-2 que tem de ter dinâmicas que têm de ser trabalhadas e não sei se isso está a acontecer no Benfica”, refere.
Na quinta-feira, volta a haver um FC Porto-Benfica, desta vez para o campeonato. Por castigo, os jogadores expulsos, Otamendi nas águias e Evanilson nos dragões, ficam de fora. Eurico Gomes
“Fazem os dois falta, mas faz mais falta o Otamdendi, porque o Jorge Jesus não tem um jogador para colocar no seu lugar, enquanto o Porto tem soluções. Para além da equipa do Porto estar com um nível exibicional alto e com o ADN que voltou outra vez ao clube”, considera.

2 comentários:

  1. Têm condições sim, é para continuar e renovar ! Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...