07 dezembro 2021

Esteve na mira do Sporting mas..."Está seguro, tem contrato"; Luz verde para a saída de Palhinha; JJ com atraso de 4 pontos à 13.ª jornada deixa escapar o título

O dérbi de sexta-feira no Estádio da Luz frente ao Sporting, com triunfo dos leões em toda a linha (1-3), deixou o Benfica para trás na corrida pelo título. Um ponto foi esticado para quatro de desvantagem das águias para os líderes, FC Porto e leões, atraso que não é significativo nesta fase da temporada, dado ainda faltar muito campeonato, mas esta é uma diferença que Jorge Jesus, ao longo da sua extensa carreira, não tem conseguido transformar em festa.
Desde que chegou ao topo do futebol nacional, soma dez temporadas ao serviço de Benfica (8) – mais a atual – e Sporting (2), tendo contribuído para a conquista de três campeonatos pelos encarnados, além de muitos outros troféus nacionais. Porém, no mesmo período, sempre que as suas equipas estiveram com a desvantagem atual, ou superior, isso significou sempre insucesso na concretização do principal objetivo dos grandes nacionais.
Um dos três campeonatos foi alcançado com um atraso de dois pontos, em 2013/14, para o rival de Alvalade à mesma jornada, mas em outras três temporadas o atraso foi superior e nada de bom trouxe para as equipas orientadas pelo treinador de 67 anos, cujo futuro está em xeque na Luz, num mês que se iniciou com a queda já referida e com mais cinco obstáculos pela frente que podem influenciar a continuidade do treinador.
Recuando até 2010/11, um ano depois de ter devolvido o Benfica aos festejos no Marquês de Pombal após longo jejum (desde 2004/05, então com Giovanni Trapattoni ao leme), Jorge Jesus chegou à jornada 13 com um atraso de oito pontos para o FC Porto de André Villas-Boas e terminou a campanha a 21 de distância. O trabalho na Luz transferiu-se para Alvalade, mas o cenário repetiu-se com intérpretes diferentes. O Sporting, nessa fase de Jesus, chegou a esta ronda, em 2016/17, a cinco pontos do Ferrari de Rui Vitória, que se sagrou campeão e festejou um inédito tetra, com os leões a assistirem a uma dúzia de pontos de atraso. Após a passagem por Arábia Saudita (Al Hilal) e Brasil (Flamengo), deu-se o regresso à Luz, na temporada passada, e um papel químico registou o desempenho benfiquista, com quatro pontos de atraso para o emblema leonino, que festejou o título.
Jorge Jesus chega a esta altura do campeonato com 31 pontos, mas já amealhou mais e sem sucesso no final. O seu melhor registo é de 35 pontos, em 2012/13, à 13.ª ronda da prova que as águias lideraram até à penúltima jornada. A derrota em pleno Estádio do Dragão, aos 90’+2’, ficou célebre porque Jorge Jesus ajoelhou-se, como fez esta época em Barcelona (por um golo falhado por Seferovic que daria uma vitória histórica), perdendo o título em cima da linha de meta.

Luz verde para a saída de Palhinha. O potencial evidenciado por Ugarte abre a porta da saída a Palhinha. A exibição do médio no dérbi frente ao Benfica reforçou a convicção dos responsáveis leoninos de que o uruguaio tem todas as condições para assegurar a sucessão do habitual titular, escreve o CM.
Os 9,6 milhões de euros do apuramento já assegurado para os oitavos de final permitem ao Sporting resistir à cobiça pelos seus principais craques no mercado de inverno. Nenhuma das estrelas do plantel será vendida nessa altura, sabe o CM, a menos que alguém bata as respetivas cláusulas de rescisão.
Palhinha está inserido neste grupo. O internacional português só não termina a temporada em Alvalade se alguém pagar os 60 milhões de euros da cláusula de rescisão. Mas o caso muda de figura no verão.
A 9 de julho, em plena pré-época 2022/23, Palhinha fará 27 anos. A direção de Frederico Varandas pretende fazer uma grande venda nesse defeso - para além dos 40 M € de euros que espera receber do PSG pela opção de compra de Nuno Mendes - e a preferência vai para um negócio por Palhinha em vez de Matheus Nunes, jogador mais novo (tem 23 anos) e com maior margem de progressão e valorização.
A disponibilidade para negociar Palhinha - os leões não aceitam menos de 40 M € mas até esperam receber mais - vem ainda da convicção de que mais depressa Ugarte estará pronto para assumir o posto do que Daniel Bragança para fazer de Matheus Nunes. O uruguaio terá oportunidade de se mostrar nos próximos jogos, face à lesão muscular de Palhinha, mas o plano é que tenha tempo e espaço para evoluir ao longo da temporada, sem pressões.

Esteve na mira do Sporting mas..."Está seguro, tem contrato". À margem da apresentação de um novo programa desportivo do clube ("walkingfootball"), destinado ao público sénior, para a prática de futebol para pessoas com mais de 50 anos, que decorreu esta segunda-feira no auditório do Estádio D. Afonso Henriques, Miguel Pinto Lisboa, presidente do V. Guimarães, disse que Marcus Edwards "está seguro".
"Está seguro, tem contrato connosco. Os atletas têm contrato com o Vitória, têm cláusulas, o Vitória tem sempre que ser respeitado", disse sobre o jogador que esteve na mira do Sporting no último defeso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...