17 dezembro 2021

Empresário aponta lateral ao Benfica mas não há interesse encarnado; Opção para liderar o Sporting divide opiniões; "Proponho uma estátua a Amorim e nome numa avenida, caso vençamos o City"

Chegou, viu e rapidamente começou a vencer. Resumidamente assim se pode falar da carreira de Rúben Amorim em Alvalade desde que assumiu o comando técnico dos leões naquele que era um tempo de desconfianças e descrenças num treinador sem um currículo prolongado e até sem curso de treinador para orientar uma equipa no mais alto patamar do futebol nacional. Quem não se recorda da 'muita tinta' que correu por causa das habilitações de Rúben Amorim? 
Mas o tempo foi passando e o treinador, contratado ao SC Braga por um valor histórico, começou a conquistar vitórias e, com elas, a confiança dos adeptos do Sporting que, a pouco e pouco, se renderam ao treinador que hoje é uma figura incontestada em Alvalade, dono de uma "popularidade inalcançável", como defende Henrique Monteiro, antigo dirigente dos leões.Rúben Amorim é alguém que "passo a passo se tornou a figura de referência do clube, sem com isso apagar a direção". E a dimensão que o treinador angariou em Alvalade é tal que, num mero exercício de comparação, Henrique Monteiro diz que não tem dúvidas de que Frederico Varandas ficaria fora do clube, se os sócios tivessem de escolher entre ele e o treinador Rúben Amorim.
"Na realidade, se os sócios tivessem, por absurdo, que escolher entre Rúben [Amorim] e Varandas, o nosso presidente estava apeado", vaticina Henrique Monteiro.
Em artigo de opinião que assina no jornal A Bola, o antigo dirigente sustenta que os méritos da 'arriscada', então assim vista, contratação de Rúben Amorim devem ser dados a Frederico Varandas.
"Não por ter feito algo terrível, pelo contrário, foi ele quem se atravessou por contratar Rúben [Amorim] a um preço que todos acharam demasiado e hoje todos acham barato; mas porque Rúben [Amorim] tem uma popularidade inalcançável", considera Henrique Monteiro.
Campeão nacional, vencedor da última edição da Taça da Liga e da Supertaça Cândido de Oliveira, a Rúben Amorim já só falta conquistar a Taça de Portugal para concluir a 'maratona' de troféus internos.
Mas é na Liga dos Campeões, onde conseguiu garantir o apuramento para os oitavos de final da prova europeia, que reside um dos próximos grandes desafios que a massa associativa coloca ao treinador.
Se ultrapassar o Manchester City, de Pep Guardiola, há quem defenda que Rúben Amorim merece que o seu nome fique perpetuado na história do clube. "Proponho, desde já, que caso vençamos o City e passemos a eliminatória, se construa uma estátua ao treinador e aquele troço da Segunda Circular, de onde se vê o estádio, se passe a chamar Avenida Dr. Rúben Amorim".
Para Henrique Monteiro, antigo dirigente dos leões, que fez parte das estruturas dirigentes na altura em que Bruno de Carvalho acabou expulso pelos sócios, tratava-se de "uma homenagem simpática" para com Rúben Amorim.

Opção para liderar o Sporting divide opiniões. Na contagem decrescente para as eleições, que terão lugar entre 1 de março e 30 de abril de 2022, Frederico Varandas passou a ter um concorrente certo à presidência do Sporting. Ricardo Oliveira está a ultimar o anúncio oficial da sua candidatura mas, como Record noticiou, já decidiu apresentar-se a votos e formar listas.
Quem conhece mais de perto o gestor, de 51 anos, acredita que tem capacidade para assumir o cargo, mas duvida que este possa ser o momento certo para tentar realizar o sonho de chegar à liderança do clube de Alvalade. “Ele tem o perfil indicado pois é competente, sério e muito humano. Não estou a dizer que o Sporting está mal servido com Frederico Varandas, e o mais certo é que volte a ganhar, mas com Ricardo Oliveira o clube também ficaria muito bem servido”, garante ao jornal Record Luís Natário, antigo secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting e amigo de Oliveira. “Foi ele que me convenceu a entrar na lista de Dias Ferreira [em 2018]. Nós tínhamos a noção de que não ganhávamos, e o Ricardo foi sendo aliciado por outras candidaturas, mas por uma questão de lealdade nunca saiu”, revela Natário. Próximo de Ricardo Oliveira, com quem organizou a série de conferências ‘Sporting com Rumo, em junho de 2020, Agostinho Abade é mais cético. E até contundente. “Não creio que haja espaço para uma segunda candidatura. O Sporting está a atravessar um dos seus melhores momentos. Se o Ricardo Oliveira avançar, será uma candidatura kamikaze”, considera Abade, em declarações a Record. O ex-dirigente leonino salienta, porém, o “trabalho desenvolvido na Federação Portuguesa de Padel.” E conclui, sobre o amigo: “É um grande sportinguista.” 

Empresário aponta lateral ao Benfica mas não há interesse encarnado. 
Semih Albayrak, empresário de Ismail Cokcalis, lateral direito do Bursaspor, revelou que o Benfica é um dos três clubes interessados no jogador turco de 21 anos.
«No início da temporada, o Galatasaray ofereceu 500 mil euros, mas o Bursaspor recusou. O Benfica e três clubes de Istambul estão interessados no Ismail», revelou Albayrak, à imprensa turca.
Apesar das declarações, fonte do Benfica desmentiu, ao jornal A Bola, o interesse em Ismail Cokcalis.

3 comentários:

  1. eu quero é ver se o pedro azevedo e os bloguitas do és a nossa fel têm colhões para se chegarem à frente com a candidatura do pedro azevedo que quando tudo corria mal era o único salvador da pátria Sportinguista com capacidades e bla bla bla para salvar o Sporting....

    agora sao todos varandistas cheios de orgulho no presidente que têm...

    sao realmente escumalha que estará sempre certa na sua opinião porque a mudam consoante a maré...odeio malta assim...

    agora regressaram todos à toca pois claro e o pedro azevedo nao passa de uma miragem.

    no comentario seguinte estará um petisco para a malta nao esquecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Azevedo: um excelente candidato à presidência do Sporting

      Paulo Guilherme Figueiredo
      05.08.20

      Começo pela declaração de interesses (ou, como é moda agora dizer, o "disclaimer"): estive uma única vez com o Pedro Azevedo, num jantar do És a Nossa Fé há poucos meses. Já conhecia, naturalmente, as suas ideias para o Sporting, que ele partilha no seu blog: https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/

      Antecipando aqueles comentários dos indigentes das redes sociais, do estilo "tu queres é tacho, pá" (que, tal como outras aleivosias, não admito sequer publicar no post), deixo também a ressalva de que nunca ganhei um tostão à conta do Sporting, directa ou indirectamente. Pelo contrário, tenho gasto pequenas fortunas em quotas do Clube, quotas do Núcleo (Matosinhos, orgulhosamente), Gamebox, camisolas e afins. Não pretendo, alguma vez, ganhar um tostão que seja à conta do Sporting, a minha mais insensata paixão. Enfim, não pertenço nem pretendo pertencer aos que se enchem de dinheiro à conta do Clube - mas sim ao grupo dos sofredores e "parvos"...

      Voltando à parte interessante da questão, o Pedro Azevedo. Como já aqui defendi, o Sporting deveria ir já para eleições. Isto para evitar:

      - Que a próxima época seja preparada pelas mesmas pessoas (Varandas, Viana e os agentes do costume), e da mesma forma, que a (vergonhosa) anterior;

      - Que em vez de lutar pelo 3º lugar, de acesso à Champions na nova época, daqui a um ano estejamos a lamentar-nos por não ter conseguido lugar na Liga Europa;

      - Para por termo à incessante perda de ambição, que leva a que a luta pelo título seja hoje uma coisa inalcançável (quando, há apenas 3 anos, era o normal).

      Também não me assusta minimamente a questão da estabilidade. As equipas (técnicas e afins) precisam de estabilidade. Ter gente incompetente a mandar no clube não é garante de estabilidade, mas de instabilidade, como seu viu na época passada, na "dança" de treinadores e jogadores, ao sabor dos acontecimentos.

      Uma direcção sem estratégia e sem mão no clube (administração) e sem capacidade de cativar adeptos (núcleos, claques) não proporciona estabilidade alguma, como é evidente. Nem sequer é respeitada, como se vê todos os dias.

      Se há clube que não tem falta de boas alternativas para formar uma nova direcção, com quadros altamente competentes, esse clube é o Sporting. Tenho a certeza que, estivessemos nós agora a poucas semanas das eleições, já teríamos 2 ou 3 candidaturas fortes e competentes.

      Infelizmente, temos uma direcção barricada num presidente da Mesa da AG, que não quer dar a palavra aos sócios.

      Uma das boas candidaturas que temos é, seguramente, a de Pedro Azevedo, já anunciada.

      Como qualquer pessoa de mente aberta facilmente concluirá da leitura do seu blogue, o Pedro Azevedo reúne 5 condições essenciais para ser um grande presidente do Sporting:

      - É uma pessoa altamente inteligente e um quadro competente, com experiência em gestão de topo;

      - É uma enciclopédia de Sporting e de desporto em geral;

      - É uma pessoa apaixonada pelo Clube, mas ponderada;

      - É independente de interesses instalados e/ou passados;

      - Tem um projecto (consolidado) para o Clube.

      Gostaria que quem lesse este postal desse uma séria atenção ao Pedro Azevedo. Sei que não é um daqueles nomes "tcham" (tipo Ricciardi). E sei que, infelizmente, os presidentes muitas vezes são "cozinhados" entre jornais/ media, agências de comunicação e outras empresas (os "nada parvos", que fazem dinheiro a rios com o Clube). Mas todos sabemos que esses interesses não são os do Clube.

      Precisamos de gente com currículo e experiência, independente e que proporcione estabilidade às nossas equipas, devolvendo a qualidade ao futebol (ao contrário da actual direcção). Aproveitem estes meses até às eleições (eu prevejo para a Primavera-Verão do próximo ano) para ler o muito que o Pedro Azevedo tem escrito sobre o Clube. Podem até chegar à conclusão que não é o vosso candidato, mas darão o tempo por bem empregue, seguramente.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. foda-se eu quero este pedro azevedo a presidente jáááááá, tem projecto consolidado e tudo....bora pedro!!!!

      agora imaginem isto...

      esta é a opinião do paulo guilherme figueiredo depois de ter estado uma unica vez com o pedro azevedo, agora imagem o candidato que o pedro azevedo nao será ao fim de dois dias com ele....e uma semana? e dois anos?? uiui ja cheira a champions!!!!



      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...