02 novembro 2021

"Inevitável paralelismo com a época passada. Isso é que assusta os benfiquistas"; Benfica quer evitar a...goleada em Munique; A novidade no Dragão

É um equipa “arrasada psicologicamente” aquela que hoje seguiu viagem para Munique, depois do empate concedido ao cair do pano na Amoreira. As palavras são de Jorge Jesus, logo no final do encontro com o Estoril e, ao que foi possível apurar, por esta altura o sentimento que reina no balneário encarnado passa por tentar deixar a melhor imagem possível no Allianz Arena. E se o objetivo nunca deixa de passar pela vitória (ou, pelo menos pontuar), na Luz todos têm perfeita noção de que estas são ideias muito difíceis de concretizar contra uma das melhores equipas da atualidade, ainda para mais em sua casa. Ora, tendo em conta o desfecho do confronto da primeira volta do grupo E da Champions (derrota por 4-0), o jornal Record escreve que, neste delicado momento de menor confiança, os comandados de Jorge Jesus consideram de especial importância não serem novamente goleados.
Isto é, mesmo que a equipa possa sair derrotada de Munique, há a consciência de que a forma como se perde tem grande relevo. E encaixar nova dose elevada poderá ser altamente penalizador quando logo a seguir o Benfica terá de receber na Luz... o Sp. Braga, adversário tradicionalmente complicado. E logo numa altura em que a equipa perdeu a liderança do campeonato, vendo FC Porto e Sporting saltarem para o topo. O período pós-vitória sobre o Barcelona tem sido complicado para os encarnados, que apenas venceram dois dos seis jogos disputados nessa fase. À derrota caseira com o Portimonense, seguiu-se uma vitória sofrida no terreno do Trofense, com os sorrisos a chegarem apenas no prolongamento. Logo depois, a tal dura queda aos pés do Bayern, seguindo-se dramática conquista de três pontos em Vizela, onde Rafa fez o único golo da partida mesmo ao cair do pano, já em período de compensação. Em Guimarães, a continuidade na Allianz Cup ficou comprometida, depois de um empate (3-3) que obriga agora a pegar na calculadora ante o Sp. Covilhã. Não bastasse, no último sábado, a equipa levou novo murro no estômago com o empate no Estoril e, quase sem tempo para treinar, jogará em Munique.

"Inevitável paralelismo com a época passada. Isso é que assusta os benfiquistas". O Benfica está em quebra de rendimento e já perdeu a liderança do campeonato com as últimas exibições. A paciência dos adeptos está longe de ser larga com Jorge Jesus, que nunca foi um treinador 'querido' de toda a massa associativa (gerando divisões), quando Luís Filipe Vieira, então presidente, o foi buscar ao Brasil para assumir o comando técnico da turma encarnada.
Depois de uma temporada em que falhou em toda a linha todos os objetivos propostos, sobretudo numa época em que prometeu "arrasar" e "jogar o triplo", o Benfica partiu para a edição 2021/22 do campeonato com esperanças renovadas e mais investimento no plantel às ordens de Jorge Jesus.
Porém, nas últimas semanas, a formação lisboeta está em quebra de rendimento e soam os alarmes na Luz, com os adeptos a exigirem respostas e justificações por parte da estrutura que comanda o futebol encarnado.
Pedro Ribeiro, mediático adepto do Benfica, que fez parte da lista de João Noronha Lopes, faz um desabafo público e diz que os benfiquistas precisam de respostas pois estão a sentir que a equipa caminha num rumo parelolo ao da última época com Jorge Jesus.
"A equipa não sei mas o adepto está razoavelmente arrasado. E está arrasado também por ser inevitável parecer, nesta altura, um paralelismo com a equipa passada", afirmou Pedro Ribeiro, em declarações na TVI 24.
"Isso é que assusta o adepto. Porque se isto fosse uma coisa circunstancial, mas, de facto, a hecatombe do Benfica foi em novembro que é o mês que entra agora. O Benfica perdeu 3-0 no Bessa e, a partir daí, foi o descalabro total", recorda Pedro Ribeiro, realçando que a equipa já vinha dando sinais de que estava em quebra.
"Eu acho que a perda de pontos e consistência do Benfica vem sendo anunciada de há muitos jogos a esta parte. De facto, depois do Benfica-Barcelona foi sempre a descer."
"Os problemas estão lá. A falta de consistência e de o Benfica fazer golo é gritante. O que assusta o adepto é que a equipa joga pouco, joga pouco durante muitos jogos seguidos, sobretudo olhando para as soluções que o Benfica tem no plantel. Olhando para o plantel o adepto pensa que, nesta altura, já deviam jogar melhor", acrescentou Pedro Ribeiro.
O radialista e conhecido adepto das águias, no papel de comentador televisivo há vários anos, diz que "desde o início da temporada até agora tem vindo sempre a piorar". "A equipa não melhora, os jogadores não melhoram. E há casos crónicos. O Everton Cebolinha não tem um jogo em que nos dê razões para dizer 'olha, afinal, está aqui'. E depois esta falta de capacidade de fazer golo, que era, aliás, uma marca das equipas de Jorge Jesus, de vertigem ofensiva, não está a acontecer".
Pedro Ribeiro salienta ainda que até Jorge Jesus dá sinais de que não consegue perceber o que está a acontecer. "Também me parece que ele se sinta arrasado. Porque, não sendo reconhecido como tal, ele tenta mostrar que não percebe porque é que aquilo não anda. É um exame que ele próprio vai ter de fazer. Isso é um grande problema."

A novidade no Dragão. O lateral-esquerdo brasileiro Wendell evoluiu esta segunda-feira para treino condicionado, naquela que foi a principal novidade no treino do FC Porto, informaram os dragões, em nota oficial.
Quanto aos dois outros nomes inseridos no boletim clínico - o médio colombiano Uribe e o central espanhol Iván Marcano – ambos realizaram tratamento, tal como no dia anterior.
A equipa comandada por Sérgio Conceição ultima a preparação para o jogo da quarta jornada da Liga dos Campeões com mais um treino no Olival, às 10h30 de terça-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...