14 novembro 2021

FPF adia decisão dos títulos 'pedidos' pelo Sporting. Leões defendem que festejaram o 23.º; Dupla de renovações complica-se na Luz. Um pode assinar por novo clube em janeiro; Caso Taremi no...parlamento

Fernando Gomes esperava entregar uma resposta até ao final deste ano e a expectativa do presidente da FPF não ficará longe da realidade: a decisão sobre o reconhecimento dos 23 títulos do Sporting será tomada no início de 2022. Segundo o jornal Record apurou, os trabalhos da comissão técnica formada em 2017 – para “estudar a categorização das competições” – estão concluídos. A resolução soberana terá, agora, de passar por uma Assembleia Geral Extraordinária, que será marcada para o final de janeiro ou princípio de fevereiro, e na qual o tema será discutido e votado por delegados das associações distritais, de classe e demais sócios da FPF, nomeadamente a Liga. “É um tema no qual não votarei (...). Mas o Sporting e todos os outros clubes merecem que a Assembleia Geral, suportada pelos pareceres académicos, tome uma decisão”, dizia Fernando Gomes em entrevista a Record, a 25 de fevereiro.
O Sporting colocou o tema na agenda em 2016, ao tempo da direção de Bruno de Carvalho. A 17 de dezembro de 2020, Frederico Varandas entregou na FPF um “parecer histórico e independente”, elaborado por Diogo Ramada Curto e Bernardo Pinto Cruz, investigadores do Instituto Português de Relações Internacionais, a partir de uma pesquisa de Paulo Almeida, funcionário do Sporting. Em maio, o clube festejou não o 19.º mas o 23.º título da sua história.
O que mudaria? Os leões consideram que o Campeonato de Portugal (CP), organizado entre 1921 e 1938 em formato de eliminatórias, era a prova mais importante do calendário, logo precursora da Liga e não da Taça de Portugal, pelo que o seu vencedor seria o campeão nacional de pleno direito. Um estatuto que, em contrapartida, deveria ser retirado aos clubes que ganharam a Liga Experimental (LE), entre 1934 e 1938. Se esta perspetiva convencer a AG da FPF, o Sporting junta quatro títulos ao palmarés (1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38). O Benfica manteria os 37 (perdendo três na LE e somando três do CP), enquanto que o FC Porto totalizaria 32 em vez de 29 (menos um na LE e mais três no CP) e o Belenenses quatro em vez de um (arrecadou três CP). Na lista de campeões, além do Boavista, passariam a estar ainda o Olhanense, o Marítimo e o Carcavelinhos.

Dupla de renovações complica-se na Luz. Um pode assinar por novo clube em janeiro. Os processos estão em marcha, as conversações têm decorrido nas últimas semanas, mas a SAD encarnada ainda não conseguiu chegar a acordo com Svilar e Gedson pelas respetivas renovações. Ao que foi possível apurar, Rui Costa e Rui Pedro Braz têm-se deparado com muitas dificuldades para fechar estes dossiês.
O caso do guarda-redes, de 22 anos, é bem mais premente. O internacional sérvio termina contrato já no final desta época, pelo que em janeiro já pode assinar com novo clube na condição de jogador livre, precisamente os moldes em que as águias o contrataram, depois de Svilar ter deixado chegar ao fim o seu vínculo com o Anderlecht, em 2017. Ainda a zeros no que a minutos diz respeito na equipa principal nesta época, o camisola 1 tem vindo a jogar com o assédio de vários clubes europeus, que lhe vão colocando em cima da mesa projetos com maior utilização e regularidade. A SAD fará um esforço para não deixar Svilar sair a custo zero, mas é certo que também não entrará em loucuras salariais para segurá-lo. O caso de Gedson é diferente. O médio, de 22 anos, tem contrato até final de junho de 2023 e o emblema da Luz quer reforçar a sua ligação. No entanto, face à escassez de minutos que também tem tido de águia ao peito este ano – leva 47’, divididos por três jogos –, pretende mudar de ares já em janeiro, sabendo que tem o Galatasaray à sua espera. Aliás, os turcos mantêm-se bem firmes no cerco ao camisa 83.

Caso Taremi no...parlamento. O diferendo de Mehdi Taremi com o selecionador do Irão continua a fazer correr muita tinta. Agora foi um deputado do parlamento local eleito pela província de onde o jogador é natural a manifestar total apoio a Taremi, o qual considera “o melhor jogador” e que “deve voltar à seleção rapidamente”. Abdolkarim Jamiri falou ao portal ‘Iranintl.com’.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...