05 novembro 2021

Desde Espanha e ainda sobre a última jornada. "Um penalti clarinho e outro claríssimo a favor do FC Porto"; "O Jorge Jesus não vai ficar dez anos no Benfica. O Paulo Bernardo pode ficar"

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, não tem dúvidas de que o FC Porto foi prejudicado na última jornada em duas grandes penalidades por marcar a seu favor. Ficou por mostrar um amarelo a Francisco Conceição e queixas do Benfica no golo do Estoril sem razão.

A primeira jogada é de árbitro porque é difícil para o VAR. É uma jogada de árbitro e é penálti clarinho. Na posição em que está, a correr tão centrado no campo, ele não vê o movimento dos braços. É uma falha comum, estão posicionados muito no centro do terreno e a perspetiva em algumas jogadas é má. É melhor correr mais na diagonal, tem mais esforço físico, mas vê melhor. Como já não usam esse sistema diagonal, fica mais complicado em lances como este que, para mim, é penálti claro. E mais, como é um empurrão por trás e não há qualquer intenção de jogar a bola, é vermelho!

Este segundo lance deixa-me perplexo e assustado, porque é um penálti claríssimo e é de VAR. O defesa cruza com o avançado e derruba-o com um toque na perna. Não é para vermelho, é amarelo, mas é um penálti claro e em que tem de intervir o VAR. No primeiro dou o benefício da dúvida porque não é um erro claro e manifesto, é um empurrão, há que ter noção da intensidade. Mas aqui não há discussão, é penálti, sem qualquer dúvida.

Aqui o jogador do FC Porto tem de ver cartão amarelo. Se o defesa do Boavista estivesse em pé e Francisco Conceição o atingisse na tíbia, seria vermelho por causa da altura, mas como está no chão, pisar a tíbia é como se pisasse o pé. Parece muito mais do que é, é um pisão. Chega tarde, mas não é lance para vermelho. É pena que não haja o cartão laranja, porque este era um lance para isso.

Neste lance não há rigorosamente nada, é golo legal. Numa situação dessas o que eu pergunto é: se fosse na outra área, marcava penálti? Não, porque seria um ‘penaltito’... não há nada. O futebol é um jogo de contacto, o jogador do Estoril foi mais forte na disputa física e fez um golo completamente legal. Não queremos que se apitem as ‘faltitas’ e os ‘penaltitos’, queremos que haja lances de futebol e este é um deles. Um jogador foi mais forte do que o outro e conseguiu fazer golo, totalmente legal.

"O Jorge Jesus não vai ficar dez anos no Benfica. O Paulo Bernardo pode ficar". Paulo Bernardo é um dos jogadores formados no Seixal no qual a administração encarnada deposita grandes esperanças. O atleta tem vindo a destacar-se ao longo dos anos na formação benfiquista e foi agora lançado por Jorge Jesus na equipa principal e logo numa das catedrais do futebol mundial. Colocado em campo aos 77’ do jogo com o Bayern Munique, o médio de 19 anos não desiludiu, apesar das dificuldades inerentes nessa partida que o coletivo benfiquista teve de enfrentar. 
Pedro Henriques, antigo jogador do Benfica, diz que o jovem Paulo Bernardo deveria ter mais minutos nas pernas e espera que Jorge Jesus lhe dê espaço para potenciar o seu futebol. "O Paulo Bernardo entrou muito bem no jogo com pormenores deliciosos e de grande qualidade", observou o ex-futebolista, falando ainda da "personalidade" que Paulo Bernardo revelou no meio-campo.
"Vem confirmar a qualidade que se lhe reconhece", destaca Pedro Henriques, acrescentando que o jogador mostrou que poderá estar em outros patamares no que toca às opções.
"É um jogador que não faz sentido estar tão atrás do Taarabt quando é para ser opção", afirmou o antigo futebolista, realçando que pensa de igual maneira em relação a Paulo Bernardo ser opção mais dianteira perante outros atletas do plantel.
"Precisa de ter oportunidades em jogos específicos", disse Pedro Henriques, sublinhando que o médio "tem qualidade e tem capacidade de transportar o jogo para a frente".
Agora, Pedro Henriques espera que Jorge Jesus olhe para o menino formado no Seixal e lhe dê espaço, confiando, porém, que se tal não acontecer, Paulo Bernardo não deverá desmotivar.
"O Jorge Jesus não vai ficar dez anos no Benfica. O Paulo Bernardo pode ficar", afirmou Pedro Henriques, em declarações na Sport TV, sustentando compreender que neste sistema tático com dois médios não seja fácil Paulo Bernardo 'tirar' o lugar a João Mário e a Weigl.
Em todo o caso, Pedro Henriques chama a atenção para a necessidade de os responsáveis do Benfica perceberem os sinais dados no terreno de jogo por Paulo Bernardo. "Com as indicações que deu contra o Bayern..."
A concluir, Pedro Henriques reiterou que a exibição do jovem formado no Seixal agradou-lhe. "Gostei muito da entrada dele em jogo", declarou o antigo atleta das águias.
Paulo Bernardo, no final da partida, não negou que foi especial jogar pela equipa principal do Benfica. "É uma grande experiência, os adversários eram muito bons, o Bayern é uma grande equipa. Não conseguimos ganhar, mas já estamos focados no próximo jogo. Quereremos corrigir o que não fizemos tão bem neste jogo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...