12 outubro 2021

Soares de Oliveira vai deixar o Benfica e não vai sozinho; Há quem não queira Porro no Real Madrid. "Nunca!". "Benfica ou FC Porto? Creio que nunca. Seria uma traição. Mas o futebol, sei lá..."; Alerta no Dragão com baixa quase certa para o Milan

Mbemba só hoje se apresenta no Olival para ser reavaliado à lesão sofrida ao serviço da seleção da RD Congo [na partida contra Madagáscar], mas tudo indica que será baixa para o encontro com o Milan, de hoje a uma semana e talvez também para a deslocação ao terreno do Tondela. O central sofreu uma entrada dura de um adversário, ainda no primeiro quarto de hora, que o deixou com uma ferida na zona da tíbia direita. Teve de abandonar o terreno amparado por elementos do staff e fez soar os alarmes. Contudo, a lesão é apenas traumática e a gravidade mais baixa do que inicialmente se supunha. De acordo com os responsáveis clínicos da seleção, a paragem deverá rondar as duas semanas. “A lesão não é grave. Foi suturada rapidamente e exigirá um descanso de 10 a 14 dias”, explicou Jean-Pierre Bungu, médico da RD Congo aos meios de comunicação locais.
Mbemba está em trânsito para o Olival e só depois de ser visto pelos responsáveis portistas, o que deverá acontecer ainda esta manhã, é que será definido o tempo exato de paragem. Em todo o caso, dado que teve de levar pontos e de a zona ser sensível (tíbia), não é de crer que possa ser utilizado na partida da terceira jornada da Liga dos Campeões (dia 19, pelas 20 horas). Recorde-se que o congolês, de 27 anos, já não defrontou o Liverpool por estar a cumprir castigo pela expulsão em Madrid. A confirmar-se a baixa, Pepe e Marcano devem fazer dupla pela primeira vez esta época na prova milionária.
Ainda antes de ser conhecida a explicação do clínico congolês, o próprio central procurar sossegar os portistas e os seus conterrâneos. “Como viram ontem [anteontem] saí com uma lesão. Fui assistido e suturado imediatamente. A ferida não é profunda. Voltarei mais forte para a equipa com a ajuda de Deus. Obrigado a todos pelas vossas mensagens. Estamos juntos e não vamos desistir”, escreveu Chancel Mbemba nas suas redes sociais.

Soares de Oliveira vai deixar o Benfica e não vai sozinho. Conquistado o poder pela via do voto, com resultados esmagadores – foi o presidente de um clube português a ter mais votantes –, Rui Costa vai meter mãos à obra e nos seus planos futuros está a reformulação de quadros, sobretudo, na SAD encarnada, na qual se perspetivam duas baixas. De saída estarão Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira, por razões diferentes, faltando apenas ser definido o prazo para que o processo seja concluído.
Luís Mendes, vice-presidente e novo braço direito de Rui Costa na Direção, e Jaime Antunes, outro “vice” mas que transita do elenco anterior, são dois dos candidatos a entrar no conselho de administração da SAD, numa remodelação que deverá ser abordada em breve pelo novo elenco diretivo e que depende, sobretudo, dos prazos de saída que serão definidos. Na prática, Soares de Oliveira poderá abandonar o cargo de administrador executivo pelo próprio pé, enquanto Miguel Moreira, diretor financeiro do grupo Benfica, poderá ser afastado.
Contratado em 2004, por convite de Luís Filipe Vieira, Soares de Oliveira rapidamente ganhou protagonismo a nível interno pelo planeamento financeiro que permitiu ao Benfica dar um salto importante para reequilibrar as suas contas. Ganhou essa dimensão e, atualmente, o sentido de alguns dirigentes aponta para a necessidade de um travão, do corte de algumas competências e sua distribuição pelos elementos eleitos, o que funciona como pressão extra para que seja viabilizada a sua saída da estrutura. Internamente, tem tido períodos de choque com alguns dirigentes, sobretudo com Jaime Antunes.
A isto soma-se o desgaste dos processos jurídicos que caíram em cima do Benfica e do próprio Soares de Oliveira, que é arguido no processo Saco Azul, que investiga suspeitas de pagamentos ilegais de serviços informáticos. Ao cansaço juntam-se convites, que o fazem abrir a porta da saída, apesar de Rui Costa ter dito publicamente, e no seio do clube, que conta com ele. O CEO da SAD vê este momento como uma janela, sabendo que se for implicado em outros casos terá o seu espaço profissional muito reduzido. Segundo apurámos, em cima da mesa estará sempre um período de transição, um intervalo temporal que permita a passagem das pastas que tem a seu cargo, ele que conhece como ninguém com que linhas financeiras se cose a SAD.
Contratado em 2007, Miguel Moreira subiu no clube até Luís Filipe Vieira lhe confiar o cargo de diretor financeiro, o Chief Financial Officer do grupo Benfica, tendo este ano assumido a função de vogal no conselho de administração da SAD, ele que também é o elo de ligação com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Com responsabilidades alargadas ao nível das finanças, recursos humanos e área legal, o número 3 da SAD é também arguido no processo Saco Azul, com Soares de Oliveira e Luís Filipe Vieira, em que o Benfica é acusado de ter desviado 1,4 milhões de euros para a conta de Miguel Moreira, acusado de fraude fiscal.
Recentemente, no decurso das investigações do processo Cartão Vermelho, que levou à detenção de Luís Filipe Vieira, de quem é muito próximo, Miguel Moreira viu o seu gabinete na Luz vasculhado e a sua caixa de correio eletrónico copiada para posterior análise. Não foi constituído arguido, mas na Luz existe a leitura de que a continuidade do CFO constitua um risco jurídico para a SAD e seus dirigentes, pelo que a sua saída está já em marcha. Aliás, durante a campanha eleitoral, e questionado sobre os dois administradores atrás referidos, Rui Costa limitou-se a falar de Soares de Oliveira, anunciando que conta com ele, e nada disse sobre o diretor financeiro.

O futuro de Pedro Porro é tema de conversa que não desgasta o seu avô, António. Bem pelo contrário. Não há tabus. «Nada deve ficar por dizer nesta família. Para quê esconder?», questiona. O futuro, porém, está entregue ao neto e Toni Pla, um empresário que é quase um «irmão» para o espanhol. António, como em tantas vezes fez na carreira de Porro, não hesita em dizer aquilo que acha melhor. Sobretudo numa altura em que muitos são os rumores de um salto para um grande de Espanha. Real Madrid e Barcelona à cabeça.
«Estão sempre a ligar-me da Imprensa espanhola para tentar saber algo. Vou ser sincero: gostava que ficasse pelo menos mais um ano no Sporting. Faria bem ao Sporting, que tem um sistema que se identifica com ele. Interesse do Real Madrid? Nunca! Preferia o Sporting! Os homens são homens, as mulheres são mulheres e eu sou do Futbol Club Barcelona. Aliás, era daquilo que o Barcelona fazia, agora não. Dói a forma como estão a jogar. Pelo Real não tenho simpatia nenhuma. Se for para Madrid, o avô irá para Madrid, mas do Real não sou», sublinha, identificando um dos clubes onde imaginaria ver o neto a brilhar: «Gosto do Atlético de Madrid. Simeone tem uma mentalidade que me agrada. Tem dois grandes huevos [risos]! Jogam e correm como nunca. Penso que seria bom para o Pedro. Claro que gostava do Barcelona de Xavi, Iniesta, Messi... mas essa inteligência já não existe na equipa. Vamos ver... não ficará no Sporting para sempre, certo? Se alguém contratasse gostava que fosse o Atlético de Madrid», disse ao jornal A Bola.
Pedro Porro transformou-se numa referência leonina. Tanto que António não consegue ver, no futuro, uma hipotética mudança para um dos rivais. «Creio que nunca jogaria no Benfica ou no FC Porto. Não é pessoa de abandonar um clube. Seria uma traição. Mas o futebol, sei lá... Quando foi para o Sporting não conhecia nada de nada. Nem do clube, nem de Lisboa. Hoje conhece tudo. O objetivo, na altura, era sair do Valladolid, o mais rápido possível, e felizmente apareceu o Sporting», desabafa, destacando a importância de Rúben Amorim: «Portou-se muito bem com o meu neto. Gostava de lhe agradecer pessoalmente. Deu-lhe confiança. Agora até marca penáltis e sei que bate bem. O Pedro fala bem de toda a gente no clube. Faz parte da sua educação. Mas Amorim, tenho a certeza, será um dos grandes. Só o conheço da televisão mas sabe o que tem ali em mãos. E os adeptos posso dizer-lhes que ainda não viram tudo do Pedro, porque acredito que pode crescer mais. Tecnicamente, mentalmente, até ao nível de companheirismo, porque sem isso nada se consegue. Sozinho ninguém ganha.»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...