29 outubro 2021

Renovação iminente em Alvalade; Benfica tenta travar saída a custo zero; "Dia sim, dia não, Benfica é investigado. Mais vale comprarem um apartamento perto da Luz. Passam a vida lá"

A revista Sábado deu conta, nesta semana, que o Ministério Público e a Autoridade Tributária estiveram em agosto a recolher informação do Benfica relativa a diversos contratos de jogadores das águias, no âmbito da operação Cartão Vermelho, no qual Luís Filipe Vieira chegou a estar detido até ser presente a um juiz de instrução criminal.
As autoridades suspeitam que possam existir ilegalidades e estão a investigar os vínculos assinados nos últimos anos entre alguns jogadores e o emblema que era liderado por Luís Filipe Vieira, nomeadamente, no que respeita ao capítulo das comissões que, segundo a referida revista, está a levantar dúvidas às entidades que investigam.Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, nota que para as autoridades continuarem em 'campo' alguma suspeita devem ter. "Não estou a dizer que o Benfica tem culpa ou que isto vai dar em alguma coisa", declarou, deixando no ar uma questão.
"As pessoas que estão a investigar isto são atrasadas mentais? Apeteceu-lhes investigar os contratos do Benfica? É assim agora?", questiona Fernando Mendes, lembrando que as autoridades há vários anos que têm a gestão de Vieira na mira.
"A Polícia Judiciária anda há quatro ou cinco anos nisto, dia sim, dia não, o Benfica é investigado. Mais vale comprarem um apartamento perto da Luz. Passam a vida lá. E não se passa nada?", interroga.
Para Fernando Mendes, isto "é tudo muito bonito". "Estamos a falar de 22 contratos de jogadores. Vinte e dois, atenção. E até podem ser mais. Estamos a falar de jogadores que, se calhar, 50 por cento ninguém conhece de lado nenhum. Se calhar, nunca jogaram no Benfica e estamos a falar de comissões que se pagaram mas, se calhar, é um milhões deste, dois milhões deste, de jogadores que nunca jogaram no Benfica. E jogadores da formação. Não se passa nada?".
O antigo futebolista entende que no fim as investigações podem até não levar à condenação de ninguém mas estranha. "Até pode não acontecer nada".
"Aceito as comissões agora estamos a falar de comissões de jogadores que vieram a custo zero e só vestiam a camisola do Benfica para a fotografia. Contratam jogadores, pagam não sei quanto de comissão, tiram uma foto com a camisola do Benfica todos bonitos a dar um aperto de mão ao Luís Filipe Vieira e desaparecem e ninguém sabe onde andam? O Benfica tem sido corriqueiro", afirmou Fernando Mendes, destacando que também há casos de jogadores contratados que depois raramente jogam no Sporting e no FC Porto.
"No Sporting e no FC Porto também acontece", disse Fernando Mendes, na CMTV, onde deixou claro que não está a atirar culpas a quem quer que seja. "Não estou a acusar ninguém."

Benfica tenta travar saída a custo zero. Trata-se de um dos processos mais urgentes e também dos mais sensíveis no plantel comandado por Jorge Jesus. Svilar termina vínculo com o emblema da Luz esta temporada, a SAD pretende renovar o contrato mas sabe que o guarda-redes está a apenas dois meses de poder comprometer-se livremente com outro emblema. Ainda assim, os responsáveis benfiquistas mostram-se disponíveis para ouvir as exigências do jogador no que diz respeito aos números para discutir novo vínculo. Perante a concorrência de Vlachodimos e Helton Leite, Svilar, de 22 anos, que esteve no banco nos jogos da Taça de Portugal, contra o Trofense, e da Taça da Liga, contra o V. Guimarães, leva três jogos esta época pela equipa B, na Liga 2. Svilar tem a expectativa de poder jogar a um nível mais exigente e com maior regularidade. Os encarnados também sabem isso e o objetivo passaria por encontrar clube onde o belga pudesse rodar e regressar posteriormente à Luz com experiência capaz de lhe render minutos ao mais alto nível.

Renovação de Pote iminente. O processo de renovação de Pedro Gonçalves está perto de uma conclusão e, aliás, de acordo com O Jogo, prevê-se que tudo fique preto no branco já na próxima semana. Essa é a expectativa do jogador, sabendo que o dossiê está praticamente concluído.
O avançado tem atualmente um vínculo válido até 2025, mas o mesmo será estendido por pelo menos mais uma temporada, o que implicará um natural aumento salarial e, ao mesmo tempo, uma subida significativa da cláusula de rescisão. Assim, Pote ficará ligado ao clube verde e branco até ao defeso de 2026, com a cláusula de rescisão a ser aumentada dos atuais 60 milhões de euros para uma cifra na ordem dos 80 milhões. A massa salarial também conhecerá um aumento significativo, na ordem dos 60 por cento, tendo em conta que vai passar dos atuais 500 mil euros limpos por temporada para uma quantia aproximada de 800 mil euros líquidos por cada época de contrato.
Já com duas internacionalizações por Portugal, o avançado nascido há 23 anos em Vidago (distrito de Vila Real) tem despertado o interesse de grandes clubes europeus, nomeadamente do Barcelona, o gigante catalão que no último defeso chegou a contactar os leões no sentido de uma eventual transferência. A Direção presidida por Frederico Varandas respondeu aos blaugrana que não deixaria sair o jogador português por menos de 60 milhões de euros, valor que o clube catalão, entretanto, mergulhado numa enorme crise financeira, não está na disposição de desembolsar. Pote tem 27 golo sem 46 jogos nos leões e na última época foi o melhor marcador da equipa e também do campeonato português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...