27 agosto 2021

Foi apontado ao Benfica mas o destino deverá ser outro; Sporting, FC Porto e Benfica já conhecem datas dos jogos da Champions. Águias são as primeiras a entrar em campo; Matheus Nunes convocado pelo Brasil; "Mbappé? A situação não mudou", garante o PSG; “Florentino, Agnelli, Laporta e amigos não desistem”, assinala Rui Pinto

Rui Pinto partilhou um artigo do Der Spiegel, jornal alemão que tem divulgado alguns dos casos suspeitos denunciados pelo criador do Football Leaks, sobre as alegadas movimentações de conhecidos dirigentes europeus no sentido de relançarem a Superliga Europeia.
Em causa está a nova prova de clubes da UEFA, a Liga Conferência Europa, que é apontada como uma terceira divisão do futebol europeu, abaixo da Liga Europa e da Liga dos Campeões, interpretada como sendo na prática a 'defunta' Superliga Europeia.
De acordo com o artigo, há projetos para os três piores clubes da "Superliga 1", a atual Liga dos Campeões, serem despromovidos para a "Superliga 2", a Liga Europa, com os dois melhores desta prova a subirem de divisão. Para completar a "Superliga 1", seria convidada uma equipa, através de um "wildcard".
Já os três piores da "Superliga 2" cairiam para a Liga Conferência Europa, da qual os três melhores seriam promovidos. Refira-se que, de acordo com o projeto referido pelo Der Spiegel, a "Superliga 1" seria formada por 20 equipas, tal como a "Superliga 2", não sendo apontado o número de equipas da Liga Conferência Europa.
"Florentino, Agnelli, Laporta e amigos continuam a procurar soluções para a Superliga", comentou Rui Pinto, ao partilhar nas redes sociais o artigo do jornal alemão.
"Eles não desistem...", acrescentou o criador do Football Leaks, numa referência aos dirigentes de Real Madrid (Florentino Pérez), Juventus (Andrea Agnelli) e Barcelona (Joan Laporta), os três clubes que mais impulso deram ao projeto da Superliga Europeia, que acabaria por ser travado por várias instâncias do futebol internacional.
Em vários artigos no Football Leaks e comentários nas redes sociais, Rui Pinto tem apontado os alegados perigos da Superliga Europeia, nomeadamente a opacidade nos negócios.
Os clubes mais poderosos poderiam ser aproveitados por redes organizadas para a criminalidade económica, como corrupção, branqueamento de capitais e evasão fiscal.
Quando o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, apresentou publicamente o projeto da Superliga Europeia, em abril, Rui Pinto foi dos primeiros a reagir, lembrando que já tinha denunciado o "plano" há três anos: "O plano exposto em 2018 no Football Leaks torna-se uma realidade, nos mesmos moldes e com os mesmos intervenientes. É um dia triste para o futebol mundial".
Dias depois, quando foi revelado que o projeto da Superliga tinha o apoio financeiro do fundo de investimento Capital Partners, o informático salientou que também já o tinha revelado no Football Leaks "em 2018".
Ainda a propósito da Superliga, Rui Pinto tinha também deixado uma crítica a António Costa, aproveitando uma declaração do primeiro-ministro a repudiar a “proposta de uma competição de futebol no espaço europeu organizada fora das instituições representativas do setor”. Isto numa altura em que o informático se encontra a responder em tribunal devido a situações que denunciou através do Football Leaks.
“Em 2/11/18, as revelações do Football Leaks lançaram o alerta. Uns atacaram de forma vil o mensageiro, outros desvalorizaram e houve ainda quem considerasse isto uma utopia. Pois bem, hoje podemos dizer que a utopia se tornou realidade. Resta-me lamentar, pelo menos foram todos avisados!”, escreveu Rui Pinto.

"Mbappé? A situação não mudou". O diretor desportivo do Paris Saint-Germain, Leonardo, foi questionado acerca do futuro de Kylian Mbappé, isto numa altura em que o Real Madrid já viu uma proposta recusada.
«A única coisa que posso dizer é que não mudou nada em relação aos últimos dias», disse o dirigente, em declarações ao La Sexta.

Foi apontado ao Benfica mas o destino deverá ser outro. Sead Kolasinac, lateral-esquerdo do Arsenal, foi apontado ao Benfica nas últimas horas, mas o seu destino estará praticamente certo: o Fenerbahçe.
O internacional bósnio não tem lugar no plantel dos gunners e deverá reforçar a formação liderada por Vítor Pereira.

O médio Matheus Nunes, do Sporting, foi convocado por Tite para a Seleção do Brasil. O Brasil alargou a convocatória a mais nove atletas devido às dúvidas sobre a autorização de viagens para o país devido à pandemia da Covid-19. Em causa as partidas contra Chile, Argentina e Peru de qualificação para o Mundial 2022.
O jogador, de 23 anos, nasceu no Rio de Janeiro e tem dupla nacionalidade (Brasil e Portugal).
Ainda esta quinta-feira, o selecionador Fernando Santos deixou em aberto uma futura chamada á equipa das quinas e garantiu que o atleta leonino já tinha estado na lista dos 40 mais observados.
Matheus terá agora que decidir que Seleção vai querer representar enquanto sénior.
Entre os mais recentes chamados estão: Everson, Santos, Miranda, Edenílson, Gerson, Matheus Nunes (Sporting), Hulk, Malcom e Vinícius Jr.

Já é conhecido o calendário de Benfica, FC Porto e Sporting para a fase de grupos da Liga dos Campeões. As águias são as primeiras a entrar em campo, no dia 14 de setembro, em casa do Dínamo Kiev. O Sporting arranca a prova milionária em Alvalade no dia 15, às 20 horas, diante do Ajax, dia em que FC Porto defronta o Atlético Madrid, em Espanha, também à mesma hora.

Calendário do Sporting

15/09 Sporting-Ajax, 20h00

28/09 Bor. Dortmund-Sporting, 20h00

19/10 Besiktas-Sporting, 17h45

03/11 Sporting-Besiktas, 20h00

24/11 Sporting-Bor. Dortmund, 20h00

7/12 Ajax-Sporting, 20h00

Calendário do FC Porto

15/09 At. Madrid-FC Porto, 20h00

28/09 FC Porto-Liverpool, 20h00

19/10 FC Porto-Milan, 20h00

03/11 Milan-FC Porto, 17h45

24/11 Liverpool-FC Porto, 20h00

7/12 FC Porto-At. Madrid, 20h00

Calendário do Benfica

14/09 Dínamo Kiev-Benfica, 20h00

29/09 Benfica-Barcelona, 20h00

20/10 Benfica-Bayern Munique, 20h00

02/11 Bayern-Benfica, 20h00

23/11 Barcelona-Benfica, 20h00

8/12 Benfica-Dínamo Kiev, 20h00

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...