05 julho 2021

Vinagre a caminho de Alvalade com cláusula de compra de 10M€; "Cláusula antirrivais é nula"; "Morelos? O FC Porto é um clube muito bom para ele";

Alfredo Morelos é alvo para o ataque do FC Porto, mas o negócio tarde em concretizar-se. Os dragões querem baixar o preço pedido pelo Rangers, que ronda os 20 milhões de euros.
Questionado sobre a possível ida de Morelos para a Invicta, Bruno Alves, ex-central do FC Porto e antigo companheiro do colombiano no Rangers, aprova a sua contratação.
"Dada a sua qualidade e o que tem feito nos últimos anos, diria que 20 milhões de libras (cerca de 23 milhões de euros no câmbio atual) não é muito por Alfredo Morelos. Continua a ser muito dinheiro para o FC Porto pagar, mas se quiseres esse tipo de qualidade, é isso que tens de pagar, por isso é o preço certo por ele neste momento", começou por referir Bruno Alves ao jornal Daily Record."Se o FC Porto quer comprá-lo, é preciso pagar um bom dinheiro, porque ele é um jogador de muito valor e é internacional colombiano. Não sei qual é a motivação deles para a transferência, mas se pagarem esse valor, acho que vale a pena. É um clube muito bom para o Alfredo", acrescentou o internacional português, que esta temporada vai alinhar no Famalicão.

Vinagre a caminho de Alvalade com cláusula de compra de 10M€. O Sporting prepara-se para fechar muito em breve o segundo reforço deste mercado de verão. Depois da contratação de Ricardo Esgaio, a SAD leonina vai garantir outro lateral, este para o lado esquerdo: trata-se de Ruben Vinagre, que chega do Wolverhampton.
Nesta altura, o acordo entre os dois clubes está praticamente fechado e prevê o empréstimo de Vinagre por uma temporada, até 30 de junho de 2022, ficando o Sporting com uma cláusula de compra do passe de 10 milhões de euros.
Ruben Vinagre vai assinar também por um ano, mas já com a opção de prolongar o contrato por mais quatro anos, na perspetiva de uma ligação de longa duração.
O lateral, atualmente com 22 anos, muda-se para Alvalade depois de ter relançado a carreira no Famalicão, clube no qual cumpriu 20 jogos em meia temporada. Antes disso, e antes de sair por empréstimo para o Olympiakos, Vinagre teve dois anos de relativo sucesso no Wolverhampton.
Para o jovem trata-se aliás de um regresso a Alvalade, clube pelo qual já passou na formação, antes de sair ainda com idade juvenil para o Mónaco.

"Cláusula antirrivais é nula". João Mário tem contrato com o Inter de Milão mas poderá assinar pelo Benfica, rival do Sporting, clube que representou na última época por empréstimo dos italianos. Nos últimos dias, tem sido debatida a cláusula antirrivais do jogador formado em Alvalade. Porém, Lúcio Correia, especialista em direito desportivo, explica que essa cláusula "é nula".
"No regime dos contratos desportivos há uma norma que refere que são nulas as cláusulas que limitem a liberdade de trabalho do praticante após o termo do contrato", contextualizou o especialista em direito desportivo, realçando que "caso o atleta tenha uma proposta de um clube português, espanhol, italiano ou outra nacionalidade qualquer, o jogador não pode ver restringida a sua liberdade".
Lúcio Correia destaca que "esta cláusula limita a liberdade de escolha, um princípio constitucional que não é limitável". Por isso, de acordo com o seu entendimento, João Mário tem via aberta para dar o rumo que entender na carreira.
"A cláusula é nula, assim como as consequências que possam daí vir, por exemplo de caráter de indemnização", clarificou Lúcio Correia, em declarações prestadas à Renascença.
Em relação ao direito de preferência que o Sporting tem sobre o jogador, este especialista em direito desportivo diz que "é preciso é saber quem oferece, os termos em que oferece e igualar mesmo a oferta".
Lúcio Correia destaca, por outro lado, que "se a proposta for igualada, se o atleta inicialmente aceitou essa preferência, agora não pode dizer que não faz."
Nesse cenário, Lúcio Correia considera que "aí sim, haveria abuso de direito" por parte do jogador que, na última época jogou de leão ao peito por empréstimo do Inter.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...