12 julho 2021

Vieira pode reassumir presidência segundo especialistas; Preço de alvo do Benfica assusta e Al Musrati está “vivo”; A possibilidade de rescisão de João Mário; Parabéns a Zivkovic geram revolta nas redes sociais encarnadas; Mourinho vai testar o FC Porto

Ainda que o FC Porto não tenha revelado o calendário de pré-temporada, a verdade é que este se vai completando e sendo divulgado com a ajuda dos... adversários. A Imprensa italiana acrescenta que os dragões vão defrontar a Roma, treinada por José Mourinho, mesmo sem especificarem a data. A verdade é que essa ainda não está fechada mas, segundo O Jogo, o encontro está a ser trabalhado e os portistas terão então a oportunidade de avaliar o nível contra mais um adversário de grande valor. Outro, o Lille, campeão francês, já havia sido confirmado para o dia 25 (19h45), no Estádio do Algarve, sensivelmente a meio do estágio de pré-temporada, que está apontado à Quinta do Lago, perto de Faro. No mesmo período, costuma ser hábito dos azuis e brancos defrontarem o Portimonense, clube com quem mantêm excelentes relações. E até o Farense - agora na II Liga - foi rival nas duas últimas temporadas. E é bem provável que o FC Porto tenha mais um teste nessa altura.
Já a Roma vai trabalhar no Algarve - em Almancil - a partir de dia 26, pelo que o normal será que o encontro de preparação com os dragões ocorra poucos dias depois, pois no primeiro fim de semana de agosto a I Liga começa, com a receção do FC Porto ao Belenenses. Os “giallorrossi” ainda vão depois à Andaluzia para defrontarem Bétis e Sevilha, precisamente nas datas do arranque do campeonato português.

A possibilidade de rescisão de João Mário. O Benfica tem João Mário como reforço certo para as próximas cinco temporadas tendo já recebido do atleta e seu agente, Federico Pastorello, a garantia de aceitação das condições contratuais. Já com o Inter, clube com o qual o internacional português tem mais um ano de contrato, também ficou traçado um entendimento para o pagamento de 7,5 milhões de euros após os mais recentes contactos mas os dois emblemas analisam, ainda, uma eventual possibilidade de o Sporting exigir no futuro uma indemnização de 30 M€ pelo regresso de João Mário a Portugal para alinhar pelo Benfica. Assim, nesse sentido, O Jogo escreve que as duas partes equacionam, apenas como plano B, uma rescisão do atleta como forma de se evitar legalmente uma alegação de transferência direta entre Inter e Benfica.
A informação, inicialmente adiantada pelo jornal “Gazetta dello Sport” e confirmada como verdadeira pelo jornal O Jogo, dá conta que o Inter pouparia seis milhões de euros em salários com essa eventual rescisão ficando o Benfica com João Mário a “custo zero”. Assim, o Sporting, que viu os italianos cumprirem o requerimento de os informar para poderem igualar a oferta encarnada mas que não a pôde acompanhar, pode perder, na perspetiva encarnada, definitivamente argumentos para contestar a transferência. Mas esta forma de fechar a ida de João Mário para a Luz só verá a luz do dia caso os departamentos jurídicos dos clubes virem que possa nascer do “plano A” um qualquer problema, ou seja, de os leões poderem atacar o negócio.
A ida de Rui Costa, na altura vice-presidente do Benfica e agora líder interino, e de Rui Pedro Braz, diretor-geral, a Milão na passada semana foi determinante para deixar o acordo praticamente selado. Por um caminhou ou por outro, os encarnados esperam, aliás, que João Mário se possa apresentar no Seixal já durante a semana para começar a trabalhar às ordens de Jorge Jesus.

Preço de Arão assusta e Al Musrati está “vivo”. Além da contratação de João Mário, que não foi travada pela detenção de Luís Filipe Vieira no âmbito do processo “Cartão Vermelho”, também a busca por um trinco se mantém na ordem do dia das águias. Neste momento, há duas opções, Arão e Al Musrati. No caso do brasileiro, o Benfica ficou desagradado com a resposta à sua primeira abordagem dado o elevado preço pedido pelo Flamengo. Por isso, o líbio do Braga continua a ser hipótese, decorrendo ambas as conversações em simultâneo.

O Benfica felicitou Zivkovic pelo 25.º aniversário nas redes sociais, mas tal não caiu bem junto dos adeptos. “É preciso muita lata para escrever isto”, “mas isto é para os apanhados?” ou “o Bernardo Silva e o Gaitán foram esquecidos” foram alguns dos comentários. Refira-se que o jogador deixou a Luz em 2020, após rescindir contrato, e rumou ao PAOK, clube que afastou o Benfica da fase de grupos da Champions. E o extremo marcou nesse encontro.

Vieira pode reassumir presidência segundo especialistas. Luís Filipe Vieira encontra-se em prisão domiciliária até depositar a caução de 3 de milhões de euros, tendo 20 dias para o fazer. Depois de ter assumido que suspendeu funções no Benfica, pode agora o empresário voltar a presidir ao clube? Os especialistas contactados pelo jornal Record garantem que é possível.
“A suspensão é um ato unilateral. Luís Filipe Vieira pode cessar a sua suspensão com uma mera comunicação à Direção do clube e retomar o exercício das funções de presidente do Benfica porque não há nenhuma medida de coação que se oponha a que tal aconteça”, sustenta o advogado Carlos Barbosa da Cruz. Contudo, há questões que se colocam nesse cenário já que, como pena acessória, o juiz Carlos Alexandre decretou a impossibilidade de contactar administradores da SAD dos encarnados. “Enquanto presidente do clube tem a obrigação de contactar diariamente os membros da SAD. Por isso , seria complicado Luís Filipe Vieira estar no clube e não contactar com os membros da SAD. Poderia haver contactos indiretos, mas eles existiriam sempre”, advoga, Sampaio e Nora, presidente da Associação Portuguesa de Direito Desportivo Liderar o clube e não ter contactos com administradores é possível e outro causídico contactado pelo  jornal, João Diogo Manteigas, explica como. “Para mim, é claro que Luís Filipe Vieira pode contactar os restantes membros da SAD do Benfica, está impedido é de contactar os administradores”, deixa claro. Carlos Barbosa da Cruz antecipa que nova mudança diretiva é “uma situação que pode ter consequências no seio dos benfiquistas”. “As pessoas podem sentir-se enganadas porque o autoproclamado presidente pode deixar de o ser a qualquer momento” , explica o advogado, em alusão à agora liderança de Rui Costa.

4 comentários:

  1. Bem, agora ninguém conhece a galinha Orelhuda! O "tótó" ,nome dito por RAP e que ficabem, leva a familia toda , só faltou o periquito e o canário para dizer que agora é presidente do galinheiro, o gajo do Novo Banco, diz que não têm amizade com a galinha Orelhuda,o Americano também diz que não contrato promessa das ações, o filho diz que recebia ordens do pai.Enfim o rei das galinhas está sozinho e fez tudo sozinho!! Quem o criticava entrou na sad, José Eduardo Moniz,Varanda Fernandes,Fernando Tavares,etc,etc. ...

    ResponderEliminar
  2. job explaining it. Sure beats having to analysis it on my own. Thanks. Anyway, in my language, there arent a lot good supply like this.
    The comments here are great. Its nice to see a lot people really read a article before commenting.
    reply while you get a chance and Ill ship you my contact particulars thanks. Anyway, in my language, there arent much good source like this.
    olansi luftreiniger

    ResponderEliminar
  3. Como diz o povo ,o rei das galinhas vai nú!!!! Ninguém mais fez nada.Parabéns ao tótó pela tomada de posse com a familia toda, uma vergonha! E agora prepara mais uma falcatrua com o caso JM, se a clausula ant-rivais não é válida pq não vão de peito feito? No ano passado aplicavam a clausula no Zivkovic mas agora não era válida e por isso fazem mais uma galinhagem!!!!

    ResponderEliminar
  4. A procissão ainda vai no adro, estimo que mais umas semanas e mais de metade da SADE e da direcção vão estar de cana e com processos. São muitos os processos em LFV está envolvido, mas ninguém acredita que ele fez tudo sozinho, o que os vai tramar é tudo o que o Rui Pinto fez e fará no apoio à Judiciária, veremos se eu não tenho razão, infelizmente para o bom nome do futebol português, outros clubes vão ser apanhados.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...