08 julho 2021

Sporting fechou contratação; Vieira só será ouvido amanhã e continua detido; Rui Costa desmente negócios com o Benfica

Luís Filipe Vieira e os restantes três detidos da operação Cartão Vermelho estiveram cerca de cinco horas no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), em Lisboa, sem que tenham sido concluídos os interrogatórios.
O presidente do Benfica, recorde-se, foi um dos quatro detidos na quarta-feira numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado e algumas sociedades. Além do líder encarnado foram também detidos o empresário José Manuel dos Santos, conhecido como Rei dos Frangos, Tiago Vieira, filho do presidente das águias, e Bruno Macedo, advogado e empresário.Os interrogatórios vão prosseguir amanhã e todos regressarão sexta-feira ao TCIC.
De acordo com comunicado do Conselho Superior da Magistratura, os autos só chegaram às 15.17 horas e o início da identificação começou às 15.40 horas. As identificações terminaram depois das 16 horas. Os advogados seguiram então para consulta do processo.
Segundo o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estão em causa  crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Rui Costa desmente negócios com o Benfica. Rui Costa desmentiu que tenha tido qualquer relação direta ou parceria com o Benfica através das empresas Footlab ou 10 Invest conforme um grupo de sócios dos encarnados questionou junto do Conselho Fiscal. Este órgão respondeu apresentando a versão recebida, via carta também, do próprio Rui Costa mas também começando por frisar que "apenas depois de 28 de outubro de 2020 [após as eleições]" é que Rui Costa poderia estar em violação dos estatutos, algo que não acontece pois as alegadas transferências apontadas pelos associados signatários têm datas anteriores.
Já pelo lado de Rui Costa, defendeu a sua honra e do filho, também envolvido na polémica. "A missiva é falsa e de má-fé, tendo como objetivo denegrir-me pessoalmente e à minha família. A marca Foolab está registada em nome da sociedade 10 Events e não da 10 Invest, sociedade a que se alude, o que é representativo da falta de rigor com que a temática foi abordada", diz o vice-presidente das águias, assegurando que "a mesma nunca exerceu qualquer atividade de agenciamento de jogadores". "Na verdade o Footlab é um espaço aberto ao público, e de natureza lúdica, que exerce a atividade de aluguer de campos de futebol e, por exemplo, a realização de festas de aniversário. É maioritariamente utilizado por crianças."
Sobre os alegados negócios feitos com o Benfica, o dirigente também garantiu nunca terem existido com a sua intervenção ou do filho. "As contratações tiveram lugar antes de eu assumir qualquer cargo nos Órgãos Sociais do Benfica. Não obstante, devo referir que o meu filho estagiou junto de um empresário desportivo sem obter para si qualquer proveito ou dividendo. Posso afirmar que nunca participou em qualquer negociação que envolvesse o Benfica", escreveu Rui Costa. O dirigente admitiu, no entanto, uma utilização de campos de futebol mas sem uma parceria. "Desconheço em absoluto qualquer informação tornada pública ou não - a qual será sempre falsa - de uma alegada parceria entre o Footlab e o Benfica. Em nome da transparência que entendo deve pautar e sempre pautou a minha vida, particularmente a minha relação com o Benfica, devo referir que em tempos existiu uma escola do Benfica de Miraflores que alugava um dos campos do Footlab para lá jogar como todos os clientes daquele espaço. Nunca foi estabelecida qualquer ligação com o Sport Lisboa e Benfica", esclareceu Rui Costa.

O Sporting já tem acordo com o Wolverhampton para a contratação de Rúben Vinagre, avança A Bola. O lateral-esquerdo de 22 anos chega por empréstimo com uma opção obrigatória de compra avaliada em €10 milhões (50% do passe). À sua espera em Alvalade, Vinagre vai ter um contrato de cinco temporadas.
É um regresso de Rúben Vinagre a um clube onde cumpriu parte da formação (2012 a 2015) e de onde saiu para o Mónaco. Em 2017 assinou pelo Wolverhampton e passou a última temporada cedido ao Olympiakos e Famalicão.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...