06 julho 2021

O extremo que quer reforçar o Benfica; FC Porto vai acelerar negócio por médio; Gonçalo Esteves já assinou pelo Sporting. "O dia do título foi o melhor da minha vida", diz avançado dos leões

Tem Tiago Tomás no bilhete de identidade, mas para os companheiros de equipa é simplesmente ‘TT’. A alcunha assenta-lhe na perfeição, uma vez que foi um verdadeiro todo-o-terreno na época de glória do Sporting e quer a partir dos corredores do ataque, quer como referência na frente, deixou a sua marca e faturou em todas as competições que disputou pelos leões, à exceção da Taça de Portugal. Revendo a matéria dada, para um jogador que terminou o secundário com média de 19 a Matemática as contas foram...bem fáceis de fazer: é que além de se ter sagrado campeão nacional e vencedor da Taça da Liga, com um bilhete premiado para o Europeu de sub-21, aos 19 anos imprimiu o seu nome na história do clube, ao bater recordes com mais anos do que tem de idade.
Tudo somado resulta num “ano inesquecível”, como o próprio não hesita em classificar em declarações ao jornal Record: “Tem sido uma boa viagem para mim. Acredito que o melhor ainda está para vir. Essa sempre foi a minha forma de estar desde pequeno e cada vez mais o é hoje. Espero que esta época ainda consiga superar o ano passado”. Em 2020/21, contabilizou 37 jogos e 6 golos - três no campeonato, dois nas rondas de qualificação da Liga Europa e um na Taça de Portugal. O suficiente para destronar Litos (1984/85) como o mais jovem jogador com o maior número de partidas na época de estreia na equipa principal; e Nani (2005/06) como o mais jovem do clube com maior número de golos neste milénio. Distinções que TT, altruísta, procura desvalorizar na medida do possível, sem esconder uma ponta de vaidade. “Não trabalho a pensar nesses recordes, mas sim na equipa e nos objetivos que temos. E depois isso vai aparecendo. Claro que fiquei muito contente ao saber disso, para mim, para a minha família e para aqueles que me são próximos é um motivo de orgulho”, confidenciou ao jornal.
Como Tiago Tomás reconhece, o passado foi bom, mas já lá vai, e certo é que à partida para a próxima época o atacante sabe que perdeu o rótulo de surpresa aos olhos dos adversários e carrega, agora, maior responsabilidade às costas. E o primeiro a colocar mais peso é... o próprio.
“O dia do título foi o melhor da minha vida. Foi uma grande conquista para todos os sportinguistas mas agora temos novos objetivos. Os anos vão passando e vai sendo cada vez mais difícil. Vamos tendo cada vez mais competitividade na equipa. Estamos todos a crescer e a evoluir. Eu mesmo tenho de ser mais exigente comigo. Sei que o ano passado foi bom, mas agora estar ao mesmo nível não vai chegar. Vou ter de evoluir e melhorar muitos aspetos no meu jogo”, garantiu, rematando com a confiança de quem já sabe como vencer: “E é isso que vou fazer.”

Gonçalo Esteves já esteve ontem na Academia de Alcochete para colocar o preto no branco na mudança do FC Porto para o Sporting. O lateral-direito de 17 anos assinou um contrato de formação até 2024, pelo facto de ainda não ser maior de idade - já está apalavrado que o vínculo se estenda por mais dois anos quando celebrar o 18 anos, em fevereiro de 2022. Ultrapassada a burocracia, o irmão de Tomás Esteves, lateral dos dragões, vai começar amanhã a trabalhar com a equipa principal, uma vez que Rúben Amorim concedeu o dia de hoje de folga ao plantel. No fim de semana volta a fazer as malas, desta feita para integrar o estágio que o Sporting fará em Lagos, dos dias 11 a 21 deste mês. Apesar de ser no imediato reforço para a equipa B, Amorim quer observar o promissor defesa.

O extremo que quer reforçar o Benfica. Nemanja Radonjic, jogador do Marselha, está muito agradado com a possibilidade de rumar à Luz e vê o Benfica entre a elite. Quem o diz é o empresário do extremo sérvio ao jornal Record. “O Radonjic vê essa hipótese com muito bons olhos. Para ele, o Benfica é um clube de topo. Tem uma excelente opinião”, revela Darko Ristic.
O agente confirma o interesse dos encarnados. No entanto, lembra a existência de muitas hipóteses em aberto, que vão ser analisadas ao longo dos próximos dias. “Há vários clubes interessados, especialmente provenientes da Bundesliga e da Premier League, mas também da Serie A”, afirma.
De resto, o conhecimento de Radonjic sobre o Benfica é algo natural, até pelas boas relações que mantém com diversos compatriotas que passaram pela Luz, como Matic, Fejsa ou Zivkovic. “Eles são amigos”, confidencia o empresário.
Tal como já tinha sido noticiado, um dos mais fortes concorrentes das águias neste negócio é o Hertha, onde o jogador, de 25 anos, atuou por empréstimo na segunda metade da última temporada. O clube de Berlim tinha, aliás, uma cláusula de opção de compra fixada nos 11 milhões de euros, mas sentiu que o valor era avultado e procura baixá-lo, tal como o Benfica. De resto, o facto de as águias disputarem o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões pode pesar a favor do clube da Luz. Capaz de jogar nas duas alas, Radonjic é mesmo o alvo preferencial por parte da estrutura encarnada, onde se inclui Jorge Jesus, daí que a SAD prefira negociar o futebolista com o Marselha durante os próximos dias, antes de pensar em partir para outro alvo. Depois das saídas de Franco Cervi e Pedrinho, a eventual contratação do sérvio fecharia o lote de opções para a posição.

FC Porto vai acelerar negócio por médio. Marko Grujic foi apontado há muito como um alvo prioritário da SAD para esta janela de mercado, mas esse era um dossiê que estava a ser tratado com paciência, face aos contornos que o envolvem, designadamente a ligação contratual do médio ao Liverpool e os valores exigidos pelos reds para o libertar – na casa dos 17 milhões de euros.
Só que a recente declaração de ‘amor’ do sérvio ao FC Porto e, principalmente, a lesão de Uribe na seleção colombiana, impõem uma aceleração do processo. Falta um mês para começar o campeonato e Sérgio Conceição, que faz do meio-campo defensivo um pilar importante no seu modelo de jogo, corre o risco de não ter Uribe, pelo que o regresso de Grujic seria ouro sobre azul. Com uma capacidade de intervenção no mercado muito limitada nesta altura, face às conhecidas restrições financeiras, a SAD tem no sérvio um forte aliado para tentar levar o dossiê a bom porto. Ontem, em entrevista ao jornal ‘Sportske’, Grujic lembrou que tem contrato com o Liverpool e terá de se apresentar em Anfield, mas ao mesmo tempo mostrou-se certo de que terá a “oportunidade de jogar novamente no Estádio do Dragão”, agora com um “ambiente fantástico” e bancadas cheias. 
O sérvio dá prioridade aos dragões, caso Jürgen Klopp não o integre no plantel nos reds, e a verdade é que todos os indicadores que vêm de Inglaterra apontam no sentido de que Grujic está no mercado. Ora, com um discurso que vai de encontro à estratégia delineada há muito tempo pelo FC Porto para o trazer de volta, o médio dá a entender que a SAD tem a situação aparentemente controlada, muito embora o jogo de paciência em que vinha assentando a sua estratégia possa agora ter de ser revisto.
Face aos problemas com que se depara a equipa no centro do terreno com a lesão de Uribe – e não sendo certo que Sérgio Oliveira permaneça no Dragão –, esse esforço poderá ter de ser acelerado, de forma a garantir rapidamente o ‘gigante’ sérvio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...