30 julho 2021

O alvo do Benfica se perder Grimaldo; A oferta recebida por Darwin Núñez; A estratégia de mercado do Sporting. Ugarte não será o último reforço; Fez-se história: Neemias Queta escolhido pelos Sacramento Kings no draft da NBA

Fez-se história no desporto nacional! O português Neemias Queta foi escolhido pelos Sacramento Kings no draft da NBA, na posição 39. É o primeiro basquetebolista nacional a ser escolhido por uma equipa da principal liga de basquetebol do mundo!
Trata-se de uma posição acima do que era apontado nas várias previsões nos mock draft s, dando ainda mais força à hipótese de Neemias vir, efetivamente, a entrar na liga.
Apenas os jogadores escolhidos na primeira ronda do draft (30 primeiros) têm contrato e salário garantido. Ainda assim, Neemias parece nesta fase bem lançado, até pela excelente impressão que já tinha deixado junto dos Kings em workouts feitos no passado.
"Estou muito contente com o que aconteceu. Foi lindo, já esperava por este dia há muito tempo e finalmente chegou. Do Vale da Amoreira para o mundo? Exato, é o que gosto de dizer", começou por dizer o poste português de 22 anos, nascido no Barreiro.
À SportTV, Neemias lembrou os treinos feitos em Sacramento e assumiu que logo ali sentiu que os Kings viam nele algo de que precisavam. "Senti que foi um bom treino para mim, um dos melhores que tinha feito, e do feedback que recebi na altura, deu-me a entender que eles precisavam de um jogador com as minhas características. A partir daí era esperar e ver se era escolhido por eles ou alguém mais cedo."
Queta assumiu ainda ser positivo ir para uma equipa como os Kings, pois entende que pode "ter minutos com uma boa equipa e jovem." Se tal acontecer, o português até já se vê a fazer 'alley ops' para De'Aaron Fox, ainda que assuma ser cedo para pensar nisso. "Tenho de me preocupar com o dia de amanhã e fazer boa pré-época. Os olhos estão focados na Summer League e em tentar dar o máximo lá" .
Neemias explicou ainda o significado da camisa que levava na cerimónia do draft. "Pus as iniciais da minha avó, do meu pai, da minha mãe, do Vale da Amoreira e o código postal do Vale da Amoreira". E por falar na mãe, lembrou o abraço recebido, que foi mais importante do que qualquer palavra. "Não disse nada, só me abraçou e isso disse mais que palavras. Foi um dos abraços mais sentidos que tive na vida, vou guardar para sempre."
A chegada do poste aos Kings reforça a ligação do basquetebol português à cidade de Sacramento, já que foi precisamente para aquela cidade que, em 1998, conseguiu a sua entrada na WNBA - nas Sacramento Monarchs -, onde ficou durante largos anos e se consolidou como uma das melhores. "Traz nostalgia aos portugueses ver um português em Sacramento. É uma boa situação para mim, pois seria uma equipa jovem e boa. A Ticha sempre foi um ídolo para o basquetebol português e ficarei muito feliz se seguir as pegadas dela."
A fechar, o novo jogador dos Kings deixou uma mensagem aos seus compatriotas, especialmente para os mais novos. "Uma palavra de apreço pelas mensagens que têm mandado. Sou só um, não consigo responder a todos mas queria. Sinto todas as mensagens e dão-me muita força. Estou a começar a carreira e tenho muito pela frente. É uma questão de tempo até evoluir e ter uma bela carreira na NBA."

A estratégia de mercado dos leões. O Sporting fechou a contratação de Manuel Ugarte e não pretende ficar por aqui. Existe a possibilidade de conseguir mais reforços, mas só depois do arranque do campeonato. E, segundo o jornal Record, desde que sejam negócios de oportunidade para três posições: defesa-central, extremo e avançado. Com a mudança de estatuto de Jovane, que deixou de ser um jogador no mercado, a posição de extremo é a que tem menor prioridade na hora de atacar o mercado. “Estamos atentos, obviamente, porque isto não pára, não sabemos quem pode sair de um momento para o outro, o futebol é muito incerto”, lembrou Rúben Amorim, esta semana, à TVI. O treinador do Sporting apontou, no mesmo discurso, a outra parte da estratégia. “Acho que o que precisamos é de manter os nossos jogadores, esse é o nosso foco desde o primeiro momento”, atirou. Ou seja, segurar as peças fundamentais da equipa, como, por exemplo, Nuno Mendes. Manchester City e Manchester United têm feito movimentações recentes pelo lateral-esquerdo, escreve o Record, mas ainda sem proposta oficial.
A última parte da gestão do Sporting no mercado diz respeito aos jogadores que não fazem parte dos planos. Renan, Ivanildo, Tiago Ilori, Matheus Oliveira, Battaglia, Eduardo, Doumbia, Diaby, Rafael Camacho, Sporar e Luiz Phellype são os nomes que procuram colocação noutros clubes, uma situação que, ao mesmo tempo, permite o alívio da folha salarial do plantel. 

Wendell, jogador do Bayer Leverkusen, está na agenda do Benfica para colmatar uma eventual saída de Grimaldo. Caso o lateral deixe a Luz no presente mercado de transferências, as águias têm o brasileiro, de 28 anos, bem referenciado e estão prontas a avançar para o jogador se tal for necessário, escreve o Record. É que à Luz têm vindo a chegar várias sondagens pelo espanhol, razão pela qual a direção benfiquista decidiu precaver-se para uma eventual baixa no corredor esquerdo. Desta forma, o objetivo era chegar a acordo com um jogador experiente no futebol europeu, como é o caso do brasileiro que representa o emblema alemão desde a temporada 2014/15. Desde então, tem sido um habitual titular do Bayer Leverkusen, emblema pelo qual tem apenas mais um ano de contrato. Esta é mais uma razão pela qual o Benfica considera que será fácil uma eventual negociação com Wendell, jogador que está avaliado em 6,5 milhões de euros.
Refira-se que a hipótese do jogador poder deixar o futebol alemão para voltar a representar o Grémio tem sido avançada pela imprensa brasileira. O próprio já sublinhou, em conversa nas redes sociais, que espera essa possibilidade: “Chega nunca” a hipótese de “jogar com você fenómeno”, escreveu o defesa, em conversa com o avançado Douglas Costa, avançado que rumou recentemente ao clube de Porto Alegre. Até ao momento esse interesse não se confirmou e Wendell continua vinculado ao Bayer Leverkusen, à espera do que o futuro ditar. E, por agora, ainda não está afastada a hipótese de o destino levar o jogador até à Luz.

O Brighton formalizou uma proposta por Darwin Núñez na passada sexta-feira. Segundo o Record, a SAD do Benfica está inclinada para rejeitar, mas prefere esperar antes de dar uma resposta oficial. Isto porque o plano pode ser alterado em função de um eventual fracasso no objetivo de chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.
O jornal avança que estão em causa valores relativamente avultados nesta oferta, pelo que uma venda deste calibre pode ajudar a atenuar o impacto financeiro causado por uma ausência na Champions. Nesse sentido, o clube inglês só deverá conhecer uma resposta dentro de algumas semanas.
O emblema da Premier League, refira-se, já está interessado no avançado uruguaio, de 22 anos, desde o último verão. No entanto, as águias ganharam a corrida quando fecharam o acordo com os espanhóis do Almería, o ex-clube do atacante, por 24 milhões de euros, em setembro de 2020. Trata-se, de resto, da contratação mais cara da história dos encarnados. A estrutura benfiquista ainda tem expectativas elevadas em torno do jogador, apesar da irregularidade - 14 golos em 44 jogos - e dos problemas físicos que o apoquentaram no decorrer da temporada passada. O próprio avançado acredita que este pode ser o ano da ‘explosão’.

4 comentários:

  1. Levem o Darwin...tudo o que derem a mais de 5 Milhões (e já estou a ser generoso) é dinheiro mandado prá rua! Ele há clubes muito cegos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois há! Por exemplo aquele clube que pagou 16 milhões pelo "jovem" Paulinho!!!

      Eliminar
    2. Qual Paulinho? O que marcou o golo para o Sporting ser Campeão? Ah Bem me pareceu!

      Eliminar
    3. Bom negócio é ter pago comissões elevadas ao jogador Zivkovic,ao pai e ao empresário,pagar salario elevado e depois pagar para rescindir e depois ser eliminado no acesso à Champions pelo PAOK com um golo do Zivkovic!!!! Bora SPARTAK DE MOSCOVO,BORA PORTUGUÊS RUI VITÓRIA!! VAMOS DEPENAR AS GALINHAS!!!!!!!!!!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...