04 julho 2021

Médio rejeita o Benfica; A nova proposta do FC Porto por Morelos; Sporting já foi multado (e avisado) pela FIFA por cláusulas anti-rivais. Não foi o único

Os pontos 2.6 e 2.7 do contrato de transferência de João Mário para o Inter, em 2016, prometem fazer escorrer muita tinta quanto à obrigatoriedade dos italianos terem de pagar 30 M€ aos leões caso o jogador veja selada a transferência para a Luz. De qualquer forma, a FIFA parece não ter dúvidas quanto a este tipo de cláusulas, pois já multou clubes por incluí-las nos acordos de transferência. E o Sporting foi um desses clubes. Em janeiro de 2020, o leão foi condenado a pagar cerca de 80 mil euros por pretender uma compensação extra se Barcos e Raphinha – jogadores que foram vendidos a Liga de Quito e Rennes, respetivamente – regressassem a Portugal sem ser para atuar de leão ao peito. Os equatorianos pagariam 30 milhões de euros se o avançado voltasse à Liga NOS, enquanto os franceses teriam de pagar 10 milhões de euros, na eventualidade do brasileiro vir a ser vendido ao Benfica ou ao FC Porto.
Na base da decisão do organismo que gere o futebol mundial está o artigo 18 do regulamento das transferências, no qual está explicada a proibição da “influência de terceiros”. “Nenhum clube deve celebrar um contrato que possibilite adquirir a capacidade de influenciar em questões de emprego e transferência, a sua independência, políticas ou o desempenho das suas equipas”, o que leva a FIFA a não ter dúvidas de que “não deve haver influência na capacidade de cada clube determinar de forma independente as suas políticas”. Na mesma decisão do organismo ficou vincado que “o Sporting está alertado sobre a conduta a ter no futuro”.
Já depois de o Sporting ter sido punido em ambos os referidos casos, também a Juventus acabou multada pela FIFA pelos mesmos motivos. Em causa, estava a transferência de Mehdi Benatia para o Al-Duhail. Ficou estipulado no contrato entre os clubes que, se o jogador voltasse a Itália para atuar por Napoles, Milan, Inter, Roma ou Lazio, ou fosse vendido ao PSG, a Juve receberia cinco milhões de euros. No final, acabou multada pela FIFA em mais de 35 mil euros.

O dossiê Alfredo Morelos continua a ser tratado pela SAD do FC Porto, que espera, em breve, convencer o Rangers a vender o avançado. Nesse sentido, surgiram novos pormenores, adiantados pela imprensa local: os dragões estarão na disposição de oferecer 12 milhões de euros pelo goleador, um valor abaixo do esperado pelo clube de Glasgow, mas ao quais acrescentaria 20% de uma futura venda, esperando que, dessa forma, consiga chegar a um acordo.
Mas não será fácil. Basta recordar que, há um ano, o Lille viu frustradas as suas intenções e com uma oferta superior. Além disso, Steven Gerrard, treinador do Rangers, não conta perder Morelos e até já traçou um plano para o colombiano, que está na Copa América. “Quando terminar a prova terá umas miniférias e depois junta-se a nós para o resto da pé-temporada. Vamos tentar que esteja em condições para o primeiro jogo. É importante que faça as coisas corretamente quando parar, porque terá uma pré-época muito curta e precisamos dele em forma para os jogos importantes que temos pela frente”, referiu o técnico à Rangers TV.

O Benfica propôs a Steven Nzonzi um contrato de três anos, mas, segundo o jornal “Gazzetta dello Sport”, o internacional francês terá recusado. De acordo com essa fonte, o médio de 32 anos da Roma, que esteve emprestado ao Rennes, não ficou convencido com a vinda para a Luz.
Nzonzi é o jogador que Jorge Jesus e a estrutura encarnada vêm como a peça que falta no meio campo das águias. Agora, resta saber se o francês ainda pode ser hipótese ou se o Benfica segue para outra opção.

1 comentário:

  1. A cláusula do contrato do João Mário não proíbe que o jogador pode ir para onde quiser, diz simplesmente que o Sporting tem preferência durante a duração do contrato.

    Mas o que muitos palradores não dizem por ignorância ou por má fé, é que existe um acordo assinado apenas entre o Inter e o Sporting, é que se o João Mário for transferido para um clube português durante a duração do seu contrato, o Inter (e não outro clube) responsabiliza-se a pagar ao Sporting, mais 30 milhões de euros.Isto é igual aos contratos que se fazem onde é incluído que se o jogador atingir um certo numero de jogos ou se ajudar a equipa a ir à Liga dos Campeões, o clube que o vendeu tem direito a mais X, ou seja, é como se fosse um extra por objectivos, o que é perfeitamente legal.

    Neste caso, o Sporting e o Inter assinaram um acordo, que não é um contrato e sem o consentimento do jogador, que não tem nada a ver com o assunto.Posto isto, o jogador pode ir por onde quiser, desde que o proprietário do seu contrato (Inter) o queira ceder e o clube que o contrata (Benfica) não tem absolutamente nada a ver com os acordos feitos anteriormente entre o Sporting e o Inter. O Sporting nunca poderia exigir direitos ao Benfica, porque não existe nenhum acordo entre os dois clubes. Existe apenas um acordo entre o Sporting e o Inter e neste caso, se o Inter transferir o jogador para um clube português durante a vigência do contrato. terá de pagar os 30M€ que estão mencionados no referido acordo.

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...