Reinildo Mandava captou o interesse do FC Porto para reforçar a lateral-esquerda e, enquanto decorre o processo com o Lille, adversário de hoje, o jornal O Jogo convidou Rui Pataca a traçar o perfil do internacional moçambicano. A velocidade, a resistência e a forma de estar jogam a favor de Reinildo, enquanto as disputas pelo ar podem precisar de afinação – esta é a síntese da descrição do diretor desportivo do Créteil-Lusitanos, mas há mais para ficar a saber sobre o esquerdino de 27 anos.
“Tem vindo a crescer tanto a nível físico como tático, é um jogador muito interessante, que participa ativamente no jogo ofensivo e tem qualidade no cruzamento. Mete a bola tanto com o pé esquerdo, de primeira, em zonas de finalização, como também pode entrar por dentro e cruzar com o pé direito. Tem à vontade com os dois pés”, relata Rui Pataca, que construiu grande parte da carreira de futebolista em França. Para ele, a dimensão física de Reinildo manifesta-se no momento ofensivo e defensivo: “Tem uma rotação acima da média, poucas vezes se lesiona e terminou a última época com 42 jogos, entre clube e seleção, o que é bom para quem, como ele, sobe frequentemente ao ataque. Tem muita velocidade e, em situações defensivas, vai buscá-los com alguma facilidade.”
Antes de rumar a França, em 1999/00, Rui Pataca representou, curiosamente, dois clubes que constam do currículo de Reinildo, o Covilhã, por empréstimo do Benfica – porta de entrada para a Europa mas pelo qual só fez um jogo na B – e o Belenenses, rampa de lançamento para o Lille. O salto pode ter demorado um pouco – afinal, leva apenas três épocas de primeira divisão – mas o lateral “chega à maturidade aos 27 anos” e está “em plena ascensão”, num percurso de diversas aprendizagens. “É um verdadeiro camaleão da profissão. Tem-se adaptado e evoluído. Ainda tem uns bons cinco a oito anos de atividade”, projeta Rui, sem ignorar os aspetos que requerem afinação: “Não será a nível tático, porque ele posiciona-se bem, mas no jogo aéreo é que pode haver algo a melhorar. Não disputa muito esses lances. Também há a finalização, não aparece muito e pode mudar isso.”
São estes motivos que levam Rui Pataca a crer que Reinildo seria uma “mais-valia para o FC Porto”. A agressividade incutida por Sérgio Conceição “não seria uma novidade” e, fora de campo, “é um jogador que não coloca problemas”. “No treino está sempre concentrado e à escuta de todas as indicações e instruções”, finalizou Rui.
A SAD do Benfica procura a contratação de um lateral-direito até ao fecho do mercado. André Almeida continua a recuperar de uma cirurgia ao joelho direito, enquanto Diogo Gonçalves, a contas com dores nos adutores, está em séria dúvida para os jogos da terceira pré-eliminatória da Champions, frente ao Spartak de Moscovo. O brasileiro Gilberto é, para já, a única opção para a direita, mas algumas das limitações técnicas levantam reservas ao treinador Jorge Jesus.
Ontem, o futebolista austríaco Valentino Lázaro, do Inter de Milão, terá dito não a uma proposta do Benfica, segundo o canal de televisão “Sportitalia”, sendo que o emblema português estará interessado no seu empréstimo por dois anos. Ao que o JN apurou, o jogador, que na última época foi cedido ao Borussia Monchengladbach, é apenas uma das hipóteses, entre várias, para reforçar as águias.
Apesar de já não ser presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira continua em contacto com Jorge Jesus, garante o jornal Record. Os dois têm forte relação de amizade, que se mantém inabalável apesar do desenrolar da operação ‘Cartão Vermelho’, que levou o ex-dirigente a deixar as águias. Vieira e Jesus têm mesmo conversado com frequência. Arguido naquele processo, por ser suspeito de burla qualificada, abuso de confiança, fraude fiscal, branqueamento de capitais e falsificação, o ex-líder das águias está impedido de contactar com os administradores da SAD, mas não com funcionários.
Sporar já tem um novo e sério pretendente à sua contratação. Trata-se do Feyenoord, que prepara uma proposta para avançar pelo avançado esloveno dos leões, descartado por Rúben Amorim com vista a 2021/22. Segundo o Record, o histórico emblema neerlandês tem o dianteiro na sua lista de atletas prioritários para a época, a qual, de resto, já começou para a formação de Roterdão – os comandados de Arne Slot empataram a zero no terreno do KF Ditra (Kosovo), na passada quinta-feira, em partida relativa à segunda pré-eliminatória da Conference League. Depois de terem perdido um dos seus mais influentes jogadores - Berghuis -, para o rival Ajax, o Feyenoord está apostado em avançar por Sporar, mas os valores podem ficar abaixo do pretendido pela SAD verde e branca.
Os leões pedem 7,5 milhões de euros pelo avançado de 27 anos que fez a segunda metade da época passada ao serviço do Braga. Sporar foi entretanto cobiçado por emblemas como o CSKA de Moscovo e o Fenerbahçe, tendo ainda recebido sondagens do mercado grego, sempre com intuito de empréstimo. De resto, o atleta foi o único a receber autorização por parte da sociedade leonina para não se re-apresentar enquanto procura solucionar o seu futuro.
Depois de não ter conseguido a afirmação plena em Braga e a sua continuidade ter ficado também comprometida por força do peso da sua folha salarial, o internacional esloveno causou, de resto, algumas ondas de choque na Cidade dos Arcebispos depois de se ter manifestado publicamente para os lados de Alvalade, quando os verdes e brancos viam mais próxima a eventual conquista do título. Tornou-se óbvio que Sporar demandaria a outras latitudes, sendo que os leões vêm sobretudo aqui uma oportunidade para realizar mais-valias financeiras, apesar de não se perspetivar uma grande operação.
Está toda a europa à espera do que acontece ao otávio e ao Sérgio. Só depois de ver o que vai acontecer a estes dois é que os clubes vão poder gerir as sobras. Em vez de saldos juntem ao pacote (pacote ah ah ah) um daqueles arbitros.... que têm sob contrato.
ResponderEliminar