18 junho 2021

Preferência por João Mário vale até dia 30. Rivais podem 'atacar' depois; A 'pérola' apontada ao Benfica; Vertonghen pode deixar Benfica a custo zero; "Fábio Cardoso é à imagem do Sérgio Conceição". Referências ao Benfica apagadas das redes sociais

João Henriques, que o orientou Fábio Cardoso no Santa Clara, está plenamente convencido de que o jogador de 27 anos “vai inverter rapidamente” algumas ideias “pela sua forma de estar”. “O Fábio é claramente um jogador à imagem do Sérgio Conceição e do FC Porto”, refere o agora treinador do Moreirense ao nosso jornal. “É um jogador guerreiro, muito forte psicologicamente, competitivo e que quer ganhar sempre, independentemente da camisola que veste”, afiança.
A “personalidade e a capacidade de liderança” são, de resto, as duas principais características que João Henriques destaca em Fábio Cardoso, um jogador que, para o treinador, “encara cada treino como um jogo”. “É muito transparente no campo: abnegado, muito sério, forte nos duelos individuais e extraordinário no jogo aéreo defensivo e ofensivo”, enumera Henriques, sustentando a opinião com dados concretos. “Comigo foi um central goleador. Fez muitos golos na primeira época”, lembrou, numa alusão aos seis que Cardoso apontou em 2018/19 e que fizeram dele o quarto melhor marcador dos açorianos nessa temporada. Aliás, o técnico de 48 anos considera que as exibições que realizou justificavam o salto logo nessa altura. “A passagem para outro patamar peca por tardia. Com outro tipo de oportunidades, teria feito o seu crescimento mais rápido, porque demonstrou que era um dos bons centrais do campeonato”, opina o técnico, que o compara “um pouco a Rúben Dias na forma de liderar, de disputar os duelos e de querer ganhar sempre”.
Por isso, Henriques considera que os adeptos do FC Porto acabarão por apagar da memória algumas das incidências do passado, como o lance em que Romário Baró acabou lesionado, num encontro da Taça da Liga, em 2019/20. “Foi uma situação normal, agigantada pelo mediatismo de ser um jogo contra o FC Porto. Mas recordo que antes tinha levado uma cotovelada do Uribe, que fez com que jogasse com a cabeça ligada”, refere o treinador. “Essa é uma das características dele: mete a cabeça onde poucos metem o pé. É o reflexo de ser muito competitivo”, explica, desvalorizando ainda o facto de Cardoso ter sido formado no Benfica. “Até posso dizer que o Fábio, quando vencemos no Estádio da Luz, não foi de todo um jogador que parecia que tinha passado pelo Benfica. Ele festejou como qualquer jogador festeja após uma vitória daquelas. Foi acusado de ter feito de propósito e de ter escorregado num jogo, mas ele ficou muito chateado, por ser um ótimo profissional. Vai inverter a imagem que um ou outro possa ter dele”, rematou.

Referências ao Benfica apagadas das redes sociais. A mudança de Fábio Cardoso do Santa Clara para o FC Porto ainda não foi confirmada por nenhuma das partes, mas o jogador deu ontem um sinal de que tudo está acertado. O central apagou da rede social Instagram todas as fotografias em que tinha a camisola do Benfica, clube onde fez parte da sua formação.

Os belgas do Genk e do Antuérpia estão interessados em Jan Vertonghen. O Record avança que os dois clubes já entraram em contacto com o Benfica no sentido de avaliar a possibilidade de as águias avançarem para um acordo amigável e rescindirem contrato com o defesa-central, podendo assim atacar depois a contratação do jogador, já na condição de livre. Afinal, nenhum dos dois emblemas tem condições financeiras para suportar o salário do internacional belga e ainda pagar ao Benfica pela transferência. No limite, qualquer um deles admite deixar na Luz um valor residual, mas não é esse o objetivo inicial.
Perante este cenário, Luís Filipe Vieira e seus pares avaliam agora este cenário, fazendo contas à poupança salarial que teriam se libertassem, de facto, Vertonghen. O jogador tem mais dois anos de contrato e a sua saída permitiria, na prática, uma poupança na casa dos sete milhões de euros. E numa altura em que os responsáveis encarnados estão preocupados com a redução da massa salarial, esta porta que se abre para Vertonghen não deixará de ser avaliada pelas águias. Genk e Antuérpia deram já este passo de abordar os encarnados, mas também já falaram com o empresário de Vertonghen, Tom de Mul, para aquilatar a sua vontade de voltar à Bélgica. Para além disso, é preciso tomar o pulso às ideias de futuro do jogador, que aos 34 anos garante ainda ter condições para atuar ao mais alto nível. Internamente, Jorge Jesus também não olha para Vertonghen como um elemento imprescindível. Aliás, o próprio Vieira chegou a admitir que o belga “não era bem o que Jesus queria”, pois a prioridade do técnico era Cabrera [Espanyol]. Agora, o presidente benfiquista pega na calculadora e pesa os prós e os contras de libertar o defesa, sabendo que o treinador encarnado irá sempre exigir uma reposição à altura, isto é, um reforço que seja um potencial titular de caras.

A 'pérola' apontada ao Benfica. O extremo-esquerdo Jeremy Antonisse, nascido nos Países Baixos mas tendo já sido lançado na seleção principal de Curaçao, pela mão do veterano técnico Guus Hiddink, foi apontado como estando sob o olhar do Benfica.
De acordo com o portal “Curaçao Football News”, o jovem de 19 anos que joga pela equipa B do PSV interessa às águias, ao Twente e ao Swansea, por empréstimo.

Preferência por João Mário vale até dia 30. Mesmo que neste momento haja diferenças que pareçam inultrapassáveis entre Sporting e Inter Milão por João Mário, a SAD liderada por Frederico Varandas tem direito de preferência sobre o jogador em propostas com origem em Portugal até ao próximo dia 30.
O jornal Record teve acesso ao acordo de transferência para o Inter, em 2016, que prevê precisamente essa vantagem para os leões, nos seguintes moldes: caso os nerazzurri recebam uma oferta de um clube português de qualquer tipo – cedência definitiva ou empréstimo – pelo médio, de 28 anos, têm de informar imediatamente os verdes e brancos, detalhando todos os pormenores dessas propostas. Depois, é com o Sporting, que terá 48 horas para responder se iguala as condições em cima da mesa. Recorde-se o contexto que envolve o internacional português, os italianos e o Sporting: a formalização da proposta por parte da SAD junto do Inter ficou aquém daquilo que fora inicialmente estabelecido através do empresário do futebolista, Federico Pastorello. O campeão da Serie A esperava valores até aos 7,5 milhões de euros, mas os portugueses não passaram dos 5,5 M€, sendo 4 desses milhões fixos e o remanescente por objetivos. Face à realidade, o Inter abriu diálogo com outros emblemas, mas ainda há esperança para o leão.

1 comentário:

  1. Fábio Cardoso á imagem de Conceição ?
    O Fábio cuspiu no treinador ?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...