21 junho 2021

O 'monstro' estará a caminho do FC Porto; Sporting ganha forte concorrência por alvo; Benfica aponta a médio do Arsenal

O meio-campo do Benfica vai levar uma grande volta, estando em marcha uma verdadeira revolução que pode incluir a contratação de Mattéo Guendouzi. Os encarnados estão já no terreno a tentar convencer o Arsenal e o médio francês de 22 anos a viabilizar um negócio que permita às águias colocar o jogador à disposição de Jorge Jesus.
Com Nzonzi, da Roma, em negociação para assumir a posição de médio mais defensivo, Guendouzi é o número 8, o centrocampista de construção, desejado para a nova temporada, procurando o Benfica beneficiar da conjugação de várias condicionantes para tentar amarrar o internacional sub21 francês, visto como uma grande promessa no seu país – já foi chamado à seleção principal mas não se estreou – e encarado na Luz como um negócio de ocasião que justifica algum esforço financeiro.
Uma dessas condicionantes tem a ver com o facto de ter apenas mais um ano de ligação ao Arsenal, clube que, por indicação do seu treinador, Mikel Arteta, não tem nos seus planos a inclusão de Guendouzi no plantel da nova época. Aliás, o jovem médio, contratado em 2018/19 já não contou na época passada, tendo sido cedido aos alemães do Hertha de Berlim, pelos quais alinhou em 24 jogos, apontou dois golos e fez três assistências, até terminar a época mais cedo, no início de maio, devido a uma fratura no metatarso do pé direito, que o afastou da fase final do Europeu sub-21, e da qual ainda está a recuperar.
Devido a esta situação contratual, o Arsenal aceita negociar por valores muito inferiores à avaliação atual de mercado, que aponta para 20 milhões de euros. O Benfica procura aproveitar este facto para tentar contratar o jogador por uma verba até aos dez milhões, não sendo de descartar, caso os valores exigidos sejam mais elevados, um empréstimo com opção de compra. Este justifica-se porque o clube inglês incluiu uma cláusula no contrato de Guendouzi que lhe permite uma renovação automática por mais uma época.
O Benfica já está novamente em campo para tentar fechar negócio. Após uma primeira abordagem, no início do mês, tudo apontava para que Guendouzi fosse contratado pelo Marselha, que terá oferecido uma verba em torno dos 12 milhões de euros. Porém, e depois de este ter gasto 25 milhões para contratar Gerson ao Flamengo, o Arsenal recusou a ideia de dificuldades financeiras do emblema francês e subiu a fasquia, ao ponto de o negócio ter caído. A janela de oportunidade foi assim reaberta e o Benfica voltou à carga para tentar assegurar este reforço.

Sporting ganha forte concorrência por alvo. Ricardo Esgaio está no radar do Lille, que tem o defesa do Braga identificado como alvo se tiver que ir ao mercado para compensar a saída do turco Zeki Çelik, que, por sua vez, interessa aos italianos do Inter de Milão. A menos de uma semana do arranque dos trabalhos da equipa arsenalista, Esgaio continua a ser um dos nomes que mais tem agitado o mercado e, nessa medida, não é presença garantida no plantel que irá atacar a época 2021/22.
O campeão francês tem Esgaio referenciado desde o último mercado de transferências, em janeiro, tendo observado o jogador em diversos jogos, para lá de ter perguntado sobre as condições de um eventual negócio. Também por isso, o recente interesse do Lille no defesa não apanhou o Braga de surpresa, embora o negócio só seja possível se o internacional turco Zeki Çelik for transferido para o Inter de Milão. De acordo com as últimas notícias relacionadas com o campeão francês, Çelik está a ser fortemente assediado pelo campeão italiano e, por isso, o Lille já identificou potenciais sucessores do defesa turco, sendo nesse ponto que surge o nome de Esgaio como alvo. Com 28 anos, o defesa do Braga é um jogador com mercado e que, na ótica de António Salvador, poderá render oito milhões de euros, respeitantes a 80 por cento dos direitos económicos.
Como se sabe, esse foi o valor pedido pelo Braga ao Sporting para deixar rumar Esgaio para Alvalade, um negócio que já conheceu avanços e recuos, mas que, até ao momento, não foi concluído. De acordo com as últimas informações, o clube leonino não foi além de uma oferta de cinco milhões de euros, proposta que o presidente minhoto declinou. O negócio ficou, posteriormente, num impasse, o que não quer dizer que o Sporting tenha saído da corrida. Seja como for, de acordo com fonte consultada pelo jornal O Jogo, o Braga não vai aceitar vender Esgaio por menos de oito milhões.
Há também outra questão a considerar se Esgaio for transferido na próxima janela de movimentos. Apesar de o Braga já ter assegurado a contratação do irmão, Tiago Esgaio (ex-Belenenses), é praticamente certo que irá fazer uma nova abordagem ao mercado para contratar um defesa-direito com capacidade para se impor facilmente no onze. Isto porque Tiago Esgaio é visto como um jogador que ainda necessita de evoluir e que, por enquanto, não oferece o mesmo nível competitivo do irmão.

O 'monstro' estará a caminho do FC Porto. Kim Min-jae, conhecido como o 'monstro', está em vias de se tornar reforço do FC Porto para a próxima época, depois de a SAD ter chegado a um acordo com o Beijing Guoan com vista à transferência do central, de 24 anos. Segundo o Record, é forte o interesse dos dragões na contratação deste jovem defesa que é treinado pelo português Paulo Bento na seleção da Coreia do Sul, pelo que a base de entendimento que já existe entre a administração liderada por Pinto da Costa e o clube chinês é um indicador de que Min-jae tem fortes probabilidades se se juntar ao plantel do FC Porto dentro em breve. Estando tudo acertado entre os clubes, o próximo passo é negociar com o jogador, e aí também deverá existir uma conjugação de interesses que conduza a um final feliz, face ao desejo que Min-jae possui de se transferir para a Europa neste verão e jogar numa grande competição como a Liga dos Campeões, na próxima temporada. A concretização de um sonho que o jovem central vinha adiando, mais por gestão de carreira do que por falta de clubes interessados, conforme o jornal explicou quando avançou com a operação relâmpago dos dragões.
O contrato de Min-jae com o Beijing Guoan acaba a 31 de dezembro, pelo que a partir do próximo dia 1 de julho o central sul-coreano ficará livre para assinar por outro clube a custo zero. Sabendo que o emblema chinês tem poucos dias para conseguir obter, mesmo que baixo, um retorno financeiro com a saída de Min-jae, o FC Porto jogou esse trunfo para garantir a custo reduzido o concurso de um dos jogadores asiáticos mais promissores da atualidade. Permitir que o central fique livre a partir do início do próximo mês será um risco elevado, já que o tornará mais vulnerável ao assédio de clubes com outras posses, daí a importância desta antecipação.
Sendo Min-jae um elemento valioso na seleção sul-coreana, o seu nome está a ser apontado como um dos jogadores com mais de 23 anos chamado para os Jogos Olímpicos, o que significa que pode falhar grande parte da pré-época dos dragões. O torneio de futebol arranca a 22 de julho e a Coreia do Sul vai ter como adversários a Roménia, Honduras e Nova Zelândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...