12 junho 2021

Nzonzi é alternativa no Benfica; Sporting não avançou por Marcus Edwards. Extremo não é prioridade; Nuno Mendes só sai por...50M€; Lateral italiano abordado pelo FC Porto

Depois de uma época em que a sobrecarga de jogos fez alguma mossa em Zaidu, o FC Porto encontra-se no mercado à procura de uma nova opção para o lado esquerdo da defesa. O nigeriano, contratado no último verão ao Santa Clara, herdou a titularidade com a saída de Alex Telles para o Manchester United e o rendimento inicial ainda chegou a apagar o brasileiro da memória dos adeptos, tendo mesmo sido nomeado como uma das revelações da Liga dos Campeões. Contudo, à medida que os encontros se foram sucedendo, começou a apresentar alguns problemas físicos e foi já com Manafá à esquerda que os dragões fecharam 2020/21, muito por culpa da incapacidade de Sarr para ocupar a posição. O regresso de Oleg ainda esteve em cima da mesa, durante o mercado de janeiro, mas o moldavo preferiu rumar ao Olympiacos, deixando os azuis e brancos sem uma alternativa direta a Zaidu. Uma situação que o treinador espera não ver repetida na próxima temporada, de forma a ser competitivo em várias provas, a começar pelo campeonato.
Os primeiros dias do mercado, de resto, foram férteis em rumores, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Diego Laxalt (Milan), Abdu Conté (Moreirense) e Giuseppe Pezzella (Parma) foram os nomes mencionados, sendo que o primeiro já está muito perto de se tornar reforço do Dínamo de Moscovo, por 3,5 milhões de euros. Já o último, segundo O Jogo, está efetivamente numa restrita lista de soluções que o departamento de scouting considerou como potencialmente atrativas. Pezzella tem 23 anos, um passado nas seleções mais jovens de Itália, experiência numa liga competitiva como a Série A e poderá ficar mais em conta devido à descida do Parma à Série B. Informações recolhidas pelo jornal confirmam uma abordagem de um intermediário ao agente do atleta, no sentido de conhecer as condições em que um eventual negócio poderia avançar, mas a operação ainda aguarda validação. Certo é que o FC Porto não voltará a descurar este dossiê, depois de ter iniciado as últimas temporadas sem uma alternativa direta a Alex Telles, primeiro, e Zaidu, depois.

Nuno Mendes só vai deixar o Sporting durante o verão caso cheguem ofertas superiores a 50 milhões de euros. Todas as propostas abaixo deste valor serão rejeitadas pois a cotação do jovem continua a subir de forma consistente, e existem em Alvalade outras soluções em carteira para se equilibrarem as contas, escreve o Record. Não faltam clubes interessados no internacional português que, aos 18 anos, se prepara para disputar o primeiro Europeu e está em franca valorização. Aliás os responsáveis leoninos estão preparados para só vender o lateral em janeiro, pois a sua participação na próxima edição da Champions, além do proveito desportivo, é outro fator que tenderá a inflacionar o passe. Em Alvalade há a consciência de que o camisola 5 está destinado a tubarões como Manchester City, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. A ideia, no entanto, é tirar partido da blindagem da cláusula de rescisão que, recorde-se, foi fixada nos 70 milhões de euros no passado mês de dezembro, quando o jogador renovou até 2025.
O facto de o esquerdino também estar feliz em Alvalade é outro trunfo que permite aos leões esticarem a corda. No caso, até aos 50 milhões de euros, no mínimo.

Sporting não avançou por Marcus Edwards. A abordagem do Sporting ao dossiê Marcus Edwards é, ao dia de hoje, a mesma de quando terminou a época: a contratação de um extremo não é considerada prioritária, garante o Record, e o atacante do V. Guimarães só será um alvo dos leões neste mercado de transferências se entretanto sair um jogador da mesma posição, na certeza, porém, de que o inglês é um nome que agrada em Alvalade, e não é de agora.
Ao contrário do que foi noticiado ontem em Inglaterra, não existe qualquer proposta da SAD do Sporting por Marcus Edwards neste momento, muito menos de 12 milhões de euros. Em janeiro, Edwards, de 22 anos, renovou com o V. Guimarães até 2024. O contrato passou a estar blindado por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. O Tottenham mantém 50% dos direitos económicos.

Nzonzi é alternativa no Benfica. Al Musrati continua a ser a prioridade para reforçar o meio-campo do Benfica mas a complexidade do negócio obriga o Benfica a procurar novas soluções no mercado. Segundo o jornal A Bola, Steve Nzonzi, internacional francês de ascendência congolesa, foi proposto aos encarnados.
Aos 32 anos, Nzonzi não faz parte dos planos de José Mourinho na AS Roma e a sua saída é dada como certa. Já nas duas últimas épocas o médio esteve cedido, primeiro ao Galatasaray e depois ao Rennes. Nova cedência não está nos planos dos romanos já que Nzonzi entra no último ano de contrato. As águias podem conseguir o médio por um custo baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...