Otávio terminou 2020/21 como o jogador com mais assistências em Portugal, mas também como o melhor neste capítulo entre todos os brasileiros que atuam nos 20 principais campeonatos da Europa, de acordo com os coeficientes da UEFA. Nem o astro da seleção canarinha, Neymar, fez tantas entregas como o portista. Foram 13 assistências, oito no campeonato e mais cinco na Taça de Portugal, em 42 jogos que fazem de Otávio no brasileiro mais “solidário” na Europa. Curiosamente, não fez qualquer passe para golo na Liga dos Campeões. Neymar terminou a época com menos duas ofertas, tantas como Raphinha (Leeds United) e Everton Cebolinha. O jogador do Benfica, porém, “precisou” de mais 17 jogos do que o compatriota do PSG para atingir esse número e mais 10 do que o extremo que atua em Inglaterra.
Por cá, mesmo juntando as outras nacionalidades, Otávio também se destacou. O portista foi o jogador com mais assistências em Portugal, somando todas as competições, mais uma do que Darwin Nuñez do Benfica e do que o compatriota Taremi. Se olharmos apenas para a Liga NOS, o iraniano do FC Porto foi o mais “altruísta” de todos, com 11 ofertas para golo. Otávio só fez oito nesta prova, mas compensou com as cinco na Taça de Portugal.
E Taremi foi, precisamente, o companheiro que mais beneficiou dos passes decisivos de Otávio que, recorde-se, já tem dupla nacionalidade e é elegível para a Seleção Nacional. Cinco dos 23 golos do avançado foram oferecidos pelo brasileiro nos jogos com o Famalicão, Farense e Belenenses para o campeonato e Nacional e Tondela para a Taça de Portugal. Segue-se Marega que aproveitou três assistências de Otávio (Tondela e V. Guimarães no campeonato e, de novo, Tondela para a Taça). Corona (Boavista), Toni Martínez (Fabril), Zaidu (Tondela), Sérgio Oliveira (Nacional) e Grujic (Famalicão) completam a lista de beneficiários.
Hondurenhos apontam Elis ao Dragão. Uma eventual transferência de Corona - apontado à Fiorentina -levaria o FC Porto a virar-se para Alberth Elis, avançado do Boavista. Esta foi, pelo menos, a informação difundida pelo site “Hondusports” e que rapidamente se espalhou por outros meios de comunicação das Honduras, que atribuíram ao atacante um valor de mercado de dez milhões de euros.
O nome do atleta do Boavista, recorde-se, já foi associado aos azuis e brancos no passado, mas como eventual substituto de Marega.
Rúben Amorim fica pago este mês. À margem das negociações por Ricardo Esgaio, Sporting e Sp. Braga preparam-se para encerrar durante este mês o tema da dívida relacionada com a contratação de Rúben Amorim. Após incumprir com os prazos definidos inicialmente, invocando o impacto da pandemia, a SAD leonina chegou a acordo com os bracarenses em setembro para acertar um novo calendário de pagamentos, que fica concluído em junho, com a última prestação. A cláusula de rescisão de Amorim estava fixada em 10 milhões de euros. Já com penalizações, o Sporting pagará um total de 12,1 milhões de euros (sem contar com o IVA, no valor de 2,3 M€, que é devolvido). Um novo incumprimento custaria ao Sporting 1,4 milhões de euros mas a data-limite para liquidar a parcela final, sabe Record, vai ser respeitada, aliás como tem acontecido desde setembro.
Lateral fora dos planos do Benfica. O lateral-direito Buta, de 24 anos, atualmente no Antuérpia, está nos planos do Besiktas, que, de acordo com a imprensa turca, apresentou uma proposta de 1,5 M€. Ora, o Benfica detém 50 por cento do passe do futebolista formado no Seixal. A menos de um ano de terminar o contrato, o jornal ‘Gazeta de Antuérpia’ noticiou ontem que o Benfica pensa nele, mas a imprensa desportiva garante que o defesa não faz parte dos planos do Benfica.
Benfica não vai facilitar a vida a Vlachodimos. O guarda-redes está decidido a abandonar a Luz mas, até ao momento, nenhum dos clubes interessados parece disposto a pagar 20 milhões de euros, o valor exigido por Luís Filipe Vieira, o presidente dos encarnados, para a sua saída. O guarda-redes alemão tem tentado sensibilizar a SAD para baixar o valor, já que não deseja permanecer nos encarnados na sombra do guarda-redes titular, Helton Leite.
Ainda assim, ao que o JN apurou, o Benfica não quer baixar um cêntimo, estando mesmo preparado para continuar a ter o internacional grego. O futebolista foi primeira opção na equipa desde que foi contratado, em 2018/19, mas acabou, na segunda metade desta temporada, por ser preterido. Em março, revelou que queria abandonar as águias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Regras dos comentários
O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.
Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.
Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:
- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.
Avisos:
- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;
Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...