08 maio 2021

Sporting prepara ataque ao mercado. Os alvos em cima da mesa; Leões com 'ajuda' para segurar João Mário; Cavani (e não só) ainda pode ajudar o...Benfica

A SAD liderada por Frederico Varandas, segundo O Jogo, vai acelerar os processos em torno dos reforços que pretende assegurar para a próxima temporada, garantida que está a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2021/22, filtrando alguns dos nomes já identificados atendendo às necessidades, assim como preparando eventuais saídas que possam vir a acontecer, sobretudo no caso do lateral-esquerdo Nuno Mendes, nome que os leões admitem abdicar entre os habituais titulares. O esforço será total para manter os principais nomes do elenco que está a dois pontos quebrar um jejum de 19 anos sem conquistar o campeonato nacional. Mas a verdade é que há posições que Rúben Amorim pretende ver reforçadas, as quais podem ser objeto de maiores acertos em função de alguma reposição que possa ter de ser feito, como é o caso do negócio referido anteriormente.
Assim, de acordo com informações recolhidas pelo jornal, a estrutura do futebol verde e branco olha com particular atenção para uma alternativa a Pedro Porro, já que João Pereira deverá acabar a carreira – a decisão ainda não foi tomada e o contrato termina no fim de junho –, e mais um avançado, este com características móveis que possa atuar também sobre os flancos em caso de necessidade. Depois, numa segunda linha de atuação, em Alvalade olha-se já para a posição de guarda-redes, dado que Luís Maximiano deverá sair e Adán necessita de um concorrente ao posto. Também a questão de um defesa-central assume relevância, até porque Eduardo Quaresma deverá rodar em outro emblema. Mais experiência poderá ser adicionada ao setor que vai terminar com Feddal, Coates e Gonçalo Inácio como as principais escolhas, além de Neto e, quando necessário, Matheus Reis.

Leões com 'ajuda' para segurar João Mário. Outro dos objetivos da SAD leonina é segurar o internacional português. Um dos principais obstáculos à continuidade de João Mário no Sporting, afinal, não existe... O regresso do Mágico a Alvalade, depois de em 2016 ter permitido um encaixe superior a 40 milhões de euros, só foi possível num contexto de empréstimo, visto que o salário de que dispõe no Inter é incomportável para os cofres leoninos: 6 milhões de euros brutos, 3 M€ líquidos. Além disso, o emblema verde e branco beneficiou de outra ajuda essencial: o ‘Programa Regressar’, que entrou em vigor no início de 2019, já facilitou o regresso de Pepe ao FC Porto e pode agora voltar a fazer a diferença na situação de João Mário, escreve o Record.
A medida consiste num incentivo fiscal de 50%, é válida por cinco anos e destina-se a todos aqueles que, sendo contribuintes registados em Portugal até dezembro de 2015, não tenham residido no nosso país entre 2016 e 2018 e tenham regressado entre 2019 e 2020. Qualquer cidadão pode beneficiar deste programa e os jogadores profissionais estão incluídos. Ora, neste ano de empréstimo, João Mário já recorreu a esta ferramenta mas a mesma continua disponível por... mais quatro anos, que será, pouco mais ou menos, a duração de um contrato com o Sporting, se as partes chegarem a acordo. Ou seja, ao contrário do que se poderia pensar, João Mário não está fora do alcance dos leões – pelo contrário. Um acordo dependerá sempre do esforço de todos os envolvidos e de uma última palavra do Inter, mas o facto de a SAD apenas ter de pagar IRS sobre 50% do futuro vencimento promete ser um trunfo decisivo. Segundo o Record apurou, as conversas em torno do futuro de João Mário foram desbloqueadas pelo apuramento do clube para a Liga dos Campeões e deverão ter início a qualquer momento. O internacional português, de 28 anos, mesmo considerando o benefício fiscal do ‘Programa Regressar’, está disposto a baixar o atual ordenado para tornar possível o desejo de ficar em Alvalade. Do lado do Sporting, estrutura e... adeptos, essa vontade também existe, pelo que um entendimento poderá ser mera questão de tempo e oportunidade. Desportivamente há poucas dúvidas sobre o interesse em manter a ligação. O próprio Rúben Amorim já destacou a importância do médio pela sua experiência, num grupo onde há muita juventude. A Champions será mais um argumento para acelerar as negociações.

Afinal Cavani (e não só) ainda pode ajudar o...Benfica. O Benfica ocupa o terceiro lugar do campeonato e está a quatro pontos do FC Porto, no segundo posto, com três jornadas por disputar. Se não houver alterações na tabela, as águias começarão na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas o figurino pode mudar caso o Manchester United – ali joga Cavani, alvo das águias antes do arranque da época, e que tem marcado vários golos na caminhada dos ingleses na competição – vença a Liga Europa.
Além do título continental, os red devils de Bruno Fernandes disputam também com o Villarreal a entrada direta na fase de grupos da liga milionária da época 2021/22. No segundo lugar da Premier League e com nove pontos à maior sobre o quinto classificado West Ham (o primeiro fora dos lugares de acesso à Champions), a equipa de Solskjaer tem a qualificação praticamente garantida por via do campeonato inglês. Assim, há um ajuste nas listas de acesso às provas europeias, com o país colocado no sexto lugar do ranking da UEFA (Portugal) a ver o terceiro classificado do seu campeonato avançar para o playoff , ao invés de começar na 3ª pré-eliminatória da Champions. Esta última foi a fase onde o Benfica foi eliminado no arranque desta época. Na estreia oficial em 2020/21, os encarnados perderam em jogo único, em Salónica, diante do PAOK (2-1), e caíram logo aí para a Liga Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...