Aos 18 anos, Nuno Mendes é o ‘caçula’ da convocatória de Portugal para o Europeu e um dos mais jovens jogadores entre as 24 seleções que estarão presentes na prova, que arranca a 11 de junho. A irreverência da juventude pode ter os seus prós e contras, mas da mesma forma que demonstrou ter maturidade suficiente para se assumir como figura de proa no Sporting campeão, o lateral-esquerdo tem planos de repetir o brilharete ao serviço da Seleção Nacional, onde enfrentará a concorrência – saudável – de Raphaël Guerreiro. Quem o garante… é o próprio, ao jornal Record: “Sinto-me preparado! Sei que sou jovem, mas tenho muita vontade em ajudar a nossa Seleção e sei que os meus companheiros vão estar sempre a apoiar-me”, sublinhou.
A despeito de ainda ter idade de júnior, a entrada de Nuno Mendes nas opções do selecionador Fernando Santos acabou por não configurar totalmente uma novidade, ao contrário de Pote, companheiro de equipa em Alvalade, pelo facto de já ter estado na anterior convocatória, em março, no triplo compromisso de partidas referentes à qualificação para o Mundial’2022 - na altura, recorde-se, Nuno Mendes estreou-se diante do Azerbaijão (1-0) e também somou minutos nos encontros com a Sérvia (2-2) e Luxemburgo (3-1). De qualquer forma, o esquerdino reconhece que a oportunidade de pisar os grandes palcos no Europeu, de olho nos duelos com a Hungria, Alemanha e França, tem um sabor especial: “Poder jogar o Europeu, ainda tão novo, é uma sensação fantástica”.
No espaço da Seleção as cores dos clubes ficam para segundo plano, no entanto, da mesma forma que se diz a postos a ir para a ‘batalha’ no Europeu, o fiel escudeiro não esquece o importante papel do Sporting, que o formou desde os seus 10 anos a partir da base, ou seja, o Pólo EUL. “Sinto que a minha chamada é, também, um prémio para o Sporting e para a aposta que o clube tem feito na formação”, vinca o leão que, há um ano, ainda nem se tinha estreado pela equipa principal. Nuno Mendes, recorde-se, conquistou o título de campeão nacional com apenas 18 anos – completa 19 em junho –, ou seja, em 2002, a última vez que o leão festejara, o hoje internacional... ainda nem tinha nascido.
Rivais ingleses apertam o cerco. Além de uma oportunidade para se impor na Seleção Nacional, o Europeu representa, também, uma montra à qual os ‘tubarões’ estarão bem atentos. E no caso de Nuno Mendes dois clubes estarão particularmente vigilantes: o Man. City e o Man. United. Os rivais ingleses estão a posicionar-se no terreno para avançarem com uma proposta pelo lateral e as condições para um potencial negócio foram esta semana discutidas, a propósito da viagem do empresário de Nuno Mendes, Miguel Pinho (que também agencia Bruno Fernandes), a Manchester. Em cima da mesa está a hipótese de uma oferta chegar a Alvalade até antes do arranque do Euro. A SAD aponta para a cláusula de rescisão: 70 milhões de euros.
Sporting e Benfica disputam mesmo jogador. O Sporting está a montar o cerco à volta de Rúben Vinagre, lateral-esquerdo de 22 anos que em 2020/21 esteve emprestado pelos ingleses do Wolverhampton ao Famalicão. Segundo o Record o futebolista, que fez parte da sua formação de leão ao peito, é o nome indicado por Rúben Amorim junto da SAD para reforçar o corredor canhoto, que previsivelmente sofrerá uma perda de peso, com o interesse em Nuno Mendes a subir de tom nos últimos dias, alavancado não só com a conquista do campeonato, mas também com a chamada ao Europeu por Fernando Santos.
Segundo o diário, a administração liderada por Frederico Varandas já iniciou, inclusive, contactos junto dos representantes do futebolista, apostando, também, na excelente relação que Jorge Mendes, seu parceiro, tem com o emblema da Premier League. Estando já posicionado e pronto a atacar, o Sporting sabe, porém, que poderá não correr sozinho por Vinagre, uma vez que também o Benfica já perguntou pelo jogador, cujo desejo é poder abraçar um projeto Champions, de preferência em Portugal. Aguardando, tal como o rival, pela próxima janela de transferências e ainda sem definições sobre o futuro quer de Grimaldo quer de Nuno Tavares, as duas opções para a esquerda, os encarnados estão atentos ao evoluir deste processo, no qual, ainda assim, o Sporting parece ter tomado a dianteira; aliás, os próximos dias poderão trazer mesmo a formalização do interesse.
Apesar dos seus 22 anos, Rúben Vinagre é nome conhecido na esfera há largas épocas, desde que na época 2017/18, ainda com idade de júnior, se estreou oficialmente pelo Wolverhampton, onde se assumiu rapidamente como opção (em 2019/20, que ditou a sua última renovação de contrato, até 2024). Tem, além disto, experiência de seleções – dos sub-16 aos sub-21 –, bagagem que também lhe confere uma personalidade forte nos balneários por onde tem passado. Ao lado pessoal, junta-lhe características que o treinador dos leões considera serem as indicadas para fazer todo o corredor esquerdo, dando-lhe segurança defensiva, mas também propensão no apoio ao ataque. Reforçamos, porém, que este processo estará sempre dependente de Nuno Mendes, que tem o futuro a bater-lhe à porta, mas que ainda aguarda por indicações. Quanto a Vinagre, está, apurou o jornal, entusiasmado com a hipótese de continuar em Portugal, depois de uma segunda metade de época confortável no Famalicão e onde conseguiu mostrar o porquê de ter passado tão rápido de promessa a afirmação. A abrir a época, uma experiência de menor expressão na Grécia, pelo Olympiacos.
Proposta de 16M€ limpos para tirar Conceição do Dragão. A investida do Al Hilal no Dragão não se esgotou na contratação de Marega. Depois do maliano, escreve O Jogo que o clube de Riade está a tentar aproveitar a indefinição em relação ao futuro de Sérgio Conceição para convencer o treinador a mudar-se para a Arábia Saudita. A abordagem foi efetuada há sensivelmente duas semanas e para cima da mesa foi atirado um contrato válido por duas temporadas, que poderia render ao técnico de 46 anos oito milhões de euros limpos em cada uma delas. Conceição não quer, no entanto, ouvir ninguém ou discutir o que quer que seja antes de reunir com Pinto da Costa para debater uma eventual renovação de contrato. O encontro vai realizar-se na segunda ou na terça-feira. Tudo depende do dia em que o treinador terminar o relatório de final de época que tem para entregar ao presidente do FC Porto, uma vez que vai passar este fim de semana em repouso, na região do Algarve.
O interesse de clubes daquela região do globo em Sérgio Conceição não é, de acordo com informações recolhidas pelo jornal, um fenómeno propriamente recente. O treinador chegou a receber sondagens no passado, mas só agora o desejo avançou para algo mais concreto. O Al Hilal tem vários treinadores referenciados e alguns até portugueses, mas só avançará para uma solução alternativa depois de esgotar as hipóteses com Sérgio, o preferido. De resto, Conceição tem suscitado a cobiça de vários emblemas ao longo das últimas semanas, atraídos pelos cincos títulos que conquistou em quatro épocas pelo FC Porto e pelo facto de se encontrar a muito pouco tempo de terminar a ligação ao clube. A Lázio e o Nápoles foram dois deles, mas ambos ainda jogam hoje, para a derradeira jornada da Série A, pelo que só depois se debruçarão sobre o sucessor de Simone Inzaghi e Gennaro Gattuso, respetivamente. A possibilidade de continuar no Dragão, contudo, não está descartada. E a acontecer, será por valores substancialmente inferiores aos que oferece o Al Hilal, que pretende Conceição para render José Morais (só fez cinco jogos) e lançar um forte ataque ao título da Liga dos Campeões Asiáticos.
Sérgio admite continuar. A renovação de Sérgio Conceição não se encontra afastada, existe sintonia com Pinto da Costa quanto à ambição máxima para ser recuperado o título de campeão, mas desta vez podem ser necessárias algumas garantias suplementares para que a continuidade se torne oficial, escreve o Record. A defesa do grupo é considerada fundamental pelo técnico, de 46 anos, que não quer continuar a sentir-se exposto aos ataques dos rivais sem receber a proteção que considera adequada por parte da estrutura azul e branca. As queixas quanto a um ambiente mais inóspito para os treinadores não são exclusivas de Conceição e foram verbalizadas inclusivamente por um dos adversários, Jorge Jesus, que acabou por dar razão, implicitamente, à preocupação que o timoneiro portista coloca no centro da criação de condições para vencer.
Para que, no FC Porto, sejam erguidas defesas contra a repetição do desgaste provocado na época finda poderão ser colocadas em cima da mesa mudanças estruturais. Tudo vai depender da forma como decorrer a conversa com Pinto da Costa onde Conceição procederá à entrega do seu habitual relatório que faz o balanço do passado recente e projeta o futuro do plantel.
Certo é que o presidente, mesmo depois de todas as polémicas e casos que marcaram o decurso de 2020/21, nunca vacilou na sua certeza de que Sérgio Conceição continua a ser o treinador certo para o FC Porto e que existem condições para que permaneça na Invicta até ao final do mandato do líder. O único ponto essencial é que exista vontade inequívoca do técnico em prolongar a parceria com Pinto da Costa, dando sentido a uma ligação emocional sem paralelo no futebol português. Há arestas para limar, mas também condições para criar pontes que conduzam Sérgio até 2021/22 no Dragão.
"Foi com uma grande exibição que derrotámos o eterno rival. A vitória no passado sábado foi justa e pecou por escassa, pois poderíamos ter vencido por 6 ou 7 golos.
ResponderEliminarApreciei a prestação colectiva da equipa. Apesar dos 3 golos sofridos, Helton Leite provou ser um grande guarda-redes. Lucas Veríssimo justificou a convocatória à selecção do Brasil. Otamendi continua titular da Argentina, e Vertonghen é o capitão da Bélgica, a selecção que lidera o ranking FIFA. Com Weigl e Taarabt a segurarem o meio-campo, com Diogo Gonçalves e Grimaldo a desequilibrarem nas alas, com um Pizzi sempre temível e com Seferovic só com os olhos na baliza, foi Everton quem deu um recital. O internacional brasileiro acaba a época em grande forma, provando toda a sua qualidade. Creio que ele será decisivo na final da Taça de Portugal frente ao SC Braga. Conto com a genialidade e a inspiração de Jorge Jesus, o treinador mais titulado do SL Benfica e da Liga.
Este fim de semana poderá ficar na história do nosso clube, pois a equipa feminina de futebol está a um mero empate de se sagrar campeã nacional. Filipa Patão já mostrou ser uma treinadora muito focada nas vitórias. Vamos defrontar um adversário fortíssimo, mas com Lelê na baliza, com a dupla Sílvia Rebelo e Carole Costa na zona central da defesa, Catarina Amado e Lúcia Alves nas laterais, com um meio-campo sob a batuta de Pauleta, com Andreia Faria, Beatriz Cameirão e Ana Vitória a espalharem magia, e com o trio-maravilha formado por Nycole, Cloé Lacasse e Francisca Nazareth (Kika), qual Everton, iremos a Alvalade para vencer."
Dr. Pedro Guerra, in O Benfica
Cartilheiro de elevadíssimo nível
EliminarParece-me que Ricardo Araujo Pereira, talvez mais genuinamente benfiquista que o sôtôr Guerra, diria as coisas de forma bem mais simples e humoradas: ao intervalo, o Guerra estava tão feliz, mas tão feliz, que nem reparou que o senhor contente estava, apesar das contas, do outro lado. Vai daí... saíu do estádio, nem quis ver mais!!!
Eliminar