06 abril 2021

"És uma vergonha, vai à m…"; Ainda o penalti do Benfica. "VAR permite muitos penaltizinhos, não pode dizer que há 10 por cento de toque"; O Estoril é campeão da Liga Revelação

O Estoril é campeão da Liga Revelação. O Estoril derrotou, na última jornada, o Leixões, por 2-0, com golos de Lucas Macula e Rúben Pina, e terminou o campeonato com os mesmos pontos do Leixões, 32, mas beneficiou da vantagem nos golos marcados e sofridos.
A equipa do Estoril ficou a jogar com mais um logo aos 10', quando Mário Júnior viu vermelho direto por falta sobre Lucho Vega. Na segunda parte, a equipa de Matosinhos ficou a jogar com nove quando já estava a perder por 1-0, por expulsão de Gustavo Klismahn.
O jogo terminou com confusão, o árbitro não chegou a dar por terminado, mas depois de um grande compasso de espera e já com os jogadores do Estoril a festejar, o delegado ao jogo deu indicações que tinha terminado e a equipa de arbitragem recolheu aos balneários.
O Estoril, orientado por Vasco Costa, sucede assim ao Aves, campeão em 2018/19. Na época passada, não foi atribuído o título devido à situação de pandemia.

"És uma vergonha, vai à m…". Douglas Tanque está fora das contas de Pepa para o jogo com o Benfica, marcado para o próximo sábado, para a 26.ª jornada da Liga. O avançado brasileiro, melhor marcador da equipa no campeonato, viu o cartão vermelho direto já após o final do encontro em Famalicão, no passado domingo, que os castores perderam por 0-2.
Esta terça-feira, o mapa de castigos da Liga confirma um jogo de suspensão para o jogador, que já após o apito final em Famalicão se dirigiu em tons pouco abonatórios a Nuno Almeida, árbitro do jogo. «És uma vergonha, vai à m…», pode ler-se no documento oficial da Liga.

"VAR permite muitos penaltizinhos, não pode dizer que há 10 por cento de toque". A grande penalidade de Hermes sobre Rafa, no Benfica-Marítimo, está a dominar a atualidade desportiva, em particular depois da troca de ‘bocas’ entre o clube da Luz e o SC Braga. Isto porque os minhotos criticaram o penálti “a pedido”, após várias intervenções públicas do Benfica a realçar não ter qualquer grande penalidade a favor nas primeiras 24 jornadas do campeonato.
“Qual rádio regional, o disco foi pedido tantas vezes, que acabou por ser tocado. Terrivelmente desafinado, mas tocado. E isso é o que interessa para manter, por agora, o alinhamento do pódio. Para memória futura, a ‘isto’ chama-se penálti Portugal”, escreve o responsável pela comunicação do SC Braga, Alexandre Carvalho. Na resposta, o Benfica enalteceu o facto de Waldschmidt ter atingido os dez golos (a melhor marca da carreira) ao cobrar... esse polémico penálti frente ao Marítimo.
“Fê-lo de penálti, o primeiro de que o Benfica beneficiou na Liga 2020/21. Foram necessárias 25 jornadas para que, finalmente, uma falta evidente sobre um nosso jogador na área adversária fosse sancionada com grande penalidade”, salientou o Benfica, numa ‘resposta’ às acusações bracarenses.
Toda esta polémica acontece porque o lance entre Hermes e Rafa pode ser interpretado consoante a ‘vontade’ de quem vê, defendeu Cândido Costa. “É um lance muito específico. Aquele pequeno toque permite a quem olha ver que há motivo para penálti, se quiser que haja, ou que não era suficiente, se quiser que não haja penálti”, explicou o ex-jogador e ex-treinador.
Assumindo ver nesse lance “um toque e motivo para grande penalidade”, Cândido Costa acrescentou que o videoárbitro (VAR) fica de certa condicionado na interpretação destes casos, pois “não há ali um ‘intensómetro’” para aferir a intensidade do contacto. “O VAR também trouxe isto, permite muitos penaltizinhos, não pode dizer [ao árbitro] que há 10 por cento de toque”, reforçou, no comentário para a TVI24.
Nessa análise ao “contacto” entre Hermes e Rafa, não sendo possível medir a intensidade, há que respeitar a decisão tomada pelo árbitro, que interpretou o lance como sendo motivo para grande penalidade. “Permite que a decisão de Luís Godinho prevaleça”, frisou. Na conversão do castigo, Waldschmidt marcou o golo que a vitória ao Benfica sobre o Marítimo.
Cândido Costa, que enquanto jogador foi orientado por Jorge Jesus, abordou ainda as palavras do treinador do Benfica sobre o lance. Na conferência de imprensa após a partida com o Marítimo, Jesus afirmou que os jogadores do Benfica “são purinhos”, pois “não sabem” cair de forma a dar “a sensação” de que houve penálti “claríssimo”. “Ele desequilibrou o Rafa, não tenho dúvida nenhuma que é penálti. Outros jogadores caíam logo ali e dava a sensação que era claríssimo, mas os jogadores do Benfica não sabem fazer isso. Os jogadores do Benfica são purinhos a jogar”, disse Jorge Jesus.
“Isto é Jesus na sua plenitude. Os jogadores do Benfica são tao purinhos como os do Sporting e os do FC Porto”, finalizou Cândido Costa.

2 comentários:

  1. Os penaltis do taremi são bem piores, o homem roda de maneira a por se à frente do defesa sempre colado ao defesa e quando fica virado para a baliza atira-se para o chão embrulhado com o defesa a quem se agarra.

    ResponderEliminar
  2. Há ainda as quedas do francisquinho mas isso é mesmo só com ele sózinho quando vê ao longe a linha da grande área . Já alguém percebeu aquela queda..? Fabinho marcou golo que raridade

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...