14 abril 2021

Benfica não receberá os 45M€ 'desejados'; “Esta perda de pontos abala a confiança da equipa”; Líderes (desde que a vitória vale 3 pontos) só por uma vez deixaram fugir título a oito jornadas do fim. O golo de Kelvin fez a diferença

Ruben Amorim bem avisou. O campeonato está longe de terminar e, mesmo quando a vantagem ainda era de dez pontos, o técnico até deu o exemplo do Liverpool para mostrar que bastam um ou dois jogos para uma mudança de cenário. O Sporting somou o segundo empate consecutivo, a almofada passou a ser menos confortável – o FC Porto está agora a seis pontos – e, se o fator psicológico já era importante, agora passou a ser fundamental, numa altura em que a equipa leonina acusa mais a pressão.
“As equipas não se mantêm sempre numa linha reta, o campeonato é extenso. Mas o fator psicológico tem peso nos resultados. À medida que o campeonato se vai aproximando do fim, cada vez mais se vai falando da possibilidade de ser campeão. É provável que isso seja um fator a ter impacto do rendimento desportivo dos jogadores”, afirmou, ao JN, o psicólogo Jorge Silvério.
O treinador Álvaro Magalhães vai mesmo mais longe e acredita que os dois empates consecutivos abalaram a confiança da equipa. E aponta dois culpados para os resultados menos positivos: uma quebra de rendimento e o nervosismo dos jogadores pelo tão desejado título. “É a chamada pressão de ganhar. É fortíssima e dá um desgaste terrível”, explicou-nos o técnico. “Um jogador tem de estar muito bem preparado psicologicamente. Pode ser muito bom técnica e taticamente, mas a parte psicológica é a mais importante. Depois destes resultados, a pressão aumentou. Abalaram a confiança da equipa. Notou-se neste jogo, com o Famalicão, a pressão de querer ganhar, porque já vinham de um empate. É uma equipa muito nova, não sei se alguns jogadores estavam preparados”, finalizou.

Líderes só por uma vez deixaram fugir título a oito jornadas do fim. Pela primeira vez na temporada, o Sporting perdeu pontos em duas jornadas consecutivas e o campeonato, que parecia decidido a favor dos leões, voltou a ficar surpreendentemente em aberto. A vantagem, que era de 10 pontos, passou a ser de seis, o suficiente para todas as possibilidades estarem sobre a mesa. A seis e a nove pontos, o FC Porto, segundo classificado, e o Benfica, terceiro, impulsionados por um excelente momento de forma, ganharam um novo fôlego com os tropepeções do rival. Terá a equipa de Ruben Amorim cedido à pressão ou é uma crise momentânea de resultados? A resposta começa a ser dada na sexta-feira, quando defrontar o Farense, mas até ao momento, a ceia da Páscoa continua sem ser digerida pelo Sporting.
Apesar da tremideira, a estatistíca do futebol português defende com unhas e dentes a atual condição do Sporting: desde 1995/96, época em que cada vitória na Liga começou a valer três pontos, só por uma vez o líder não conseguiu gerir a vantagem, a oito jornadas do fim. Aconteceu em 2012/13, no célebre ano do “remate de Kelvin”, quando o Benfica, líder do campeonato, sucumbiu a um golo do avançado brasileiro nos descontos, o qual deu o título ao FC Porto.
Entre os perseguidores ao Sporting, o Braga está também atento e é a que terá o calendário mais acessível, dado que, na segunda volta, já defrontou águias e dragões, restando-lhe o Sporting, que recebe em casa daqui a três jornadas. Já os leões deparam-se com um percurso exigente: além da viagem ao Minho, defrontam o Benfica, na Luz. Cenário igual para os dragões, que visitam Lisboa no início do próximo mês. O Benfica tem a vantagem de receber os rivais em casa mas é, com o Braga, quem tem menos espaço para errar.
Além do título, joga-se outro “campeonato”, o da Champions. O segundo lugar dá acesso direto à fase de grupos em 2021/22 e assim a reta final promete ser escaldante.

Benfica não receberá os 45M€ 'desejados'. O Daily Mail dá conta de que o Tottenham não vai exercer a cláusula de opção de compra de Carlos Vinícius, avançado emprestado pelo Benfica desde o início desta época, no valor de 45 milhões de euros.
Com a possibilidade de falhar a entrada na Liga dos Campeões, a equipa de José Mourinho dará, primeiro, prioridade a vender jogadores excedentários para depois se focar no reforço da defesa: um guarda-redes, um lateral-direito e um defesa-central são os alvos prioritários do treinador português.
Já o avançado brasileiro, que marcou 10 golos em 22 jogos até ao momento, será devolvido ao Benfica e o emblema inglês já terá, de resto, definido o internacional austríaco Sasa Kalajdzic como substituto de Carlos Vinícius em 2021/22. Kalajdzic tem-se destacado ao serviço do Estugarda, com 15 golos em 30 partidas.

3 comentários:

  1. Os cartilheiros avençados tentam pôr pressão no Sporting, como se este tivesse mais pressão que os outros que investiram largas dezenas de milhões em jogadores.

    Esquecem-se que o Sporting pode perder 6 pontos até ao final do campeonato e mesmo assim será campeão, enquanto os outros terão que ganhar todos os seus jogos e mesmo assim estão dependentes do que o Sporting perca 7 pontos.

    Esses cartilheiros discursam para os néscios que não sabem fazer contas.

    O Sporting depende de si para ser campeão, enquanto os outros dependem dos resultados do Sporting para lá chegarem, mas como a cartilheirada avençada pensa que todos são néscios...vomitam a merda habitual, para vender o papel.

    ResponderEliminar
  2. foi o penalti de penafiel 2 metros fora da área marcado pelo hugo miguel a favor do porto e não o golo do kelvin

    ResponderEliminar
  3. Vão dar muito mais pelo nosso defesa central (Lucas) , talvez só o consigam se também comprarem o vinicius

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...