23 março 2021

Os milhões exigidos pelo Inter ao Sporting por João Mário; Dário Essugo provoca 'guerra' de empresários; "Tenho de estar na primeira equipa", diz jogador do Sporting; "Paulo Fonseca está honrado com interesse do Benfica, mas prefere Napoli"; A cláusula de Otávio baixa após julho

Otávio vai continuar a ser dragão, depois de ter acertado a renovação até 2025. São mais quatro épocas de contrato para um jogador que chegou à Invicta há sete anos para iniciar o percurso na equipa B. Otávio fica com uma nova cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, mas, segundo apurou o JN, o valor baixa para 40 milhões, depois de julho.
O clube portista oficializou a continuidade do jogador, acabando com as dúvidas que pairavam sobre o futuro do centrocampista, de 26 anos, que estava em fim de contrato e tinha muito mercado. De Itália, Milan e Roma eram os principais interessados e do Brasil falava-se no Palmeiras, de Abel Ferreira.

Inter quer 10M€ por João Mário. O Sporting já sabe quanto é que o Inter de Milão pretende para negociar a título definitivo a saída de João Mário no próximo defeso. Segundo O Jogo, depois de contactos entre as partes, os responsáveis do emblema de Milão fizeram saber que pretendem 10 milhões de euros para transferir o internacional português, que termina contrato com os nerazzurri em junho de 2022.
O presidente Frederico Varandas, em concordância com os restantes elementos da estrutura do futebol profissional, em concreto o treinador Rúben Amorim, já decidiram que manter João Mário no elenco da próxima temporada é um objetivo a alcançar, mesmo sabendo das inúmeras dificuldades financeiras que a operação implica. Mas os leões estão cientes e confiantes que podem contornar as mesmas, até porque têm do seu lado a vontade do jogador, que vê a permanência no clube com bons olhos, ainda que a componente financeira tenha de ser ultrapassada, nomeadamente no que ao vencimento do atleta diz respeito. Se os 10 milhões de euros pedidos pelo Inter de Milão não assustam à primeira vista, até porque podem ser admitidos em Alvalade desde que os mesmos sejam parcelados no tempo, o vencimento do atual camisola 17 vai muito além do que é o teto salarial definido pela SAD verde e branca. É que João Mário representa em termos de ordenado, atualmente, 2,7 milhões de euros livres de impostos, sendo que os leões suportam apenas um milhão de euros desse montante, o qual está muito próximo, independentemente de outros prémios de desempenho existentes no âmbito da política salarial do clube, do limite que é pago aos atletas mais cotados do plantel.
É certo que o Sporting vai procurar negociar ao máximo em baixa o médio, isto no que concerne aos 10 milhões de euros pedidos por enquanto pelo Inter de Milão – que em 2016/17 desembolsou 40 milhões de euros, acrescidos de mais cinco milhões de euros por objetivos pelo médio –, mas na mente dos dirigentes leoninos estão estratégias negociais que são habitualmente colocadas em práticas nestes casos. Desde logo, ainda que João Mário possa aceitar uma redução do vencimento, um contrato de longa duração com o emblema que o formou, sempre numa base mínima de quatro anos, ele que fez 28 anos em janeiro último, além de um prémio de assinatura que compense de alguma forma a redução dos honorários que terá forçosamente pelo ingresso no Sporting. São estes os argumentos no negócio. Os verdes e brancos contam com outro tipo de disponibilidade financeira, assim concretizem a esperada qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
De acordo com informações recolhidas pelo jornal, João Mário sente que está numa fase da carreira em que o mais importante é jogar com regularidade ao mais alto nível, sendo precisamente a Liga dos Campeões e a luta pela conquista de títulos argumentos válidos para prosseguir a sua carreira nos verdes e brancos. E o Sporting comandado por Rúben Amorim de momento consegue oferecer-lhe o que em tempos não conseguiu. Certo é que o internacional português não está a olhar para a possibilidade de voltar a Itália com os mesmos olhos que o levaram para a Série A em 2016/17.
O médio sente que nem sempre foi bem tratado, nem sempre jogou com a regularidade desejada, e teve mesmo de mudar de clube em duas ocasiões, primeiro para o West Ham United (em 2017/18) e depois para o Lokomotiv de Moscovo (em 2019/20), para poder encontrar patamares competitivos que fossem de encontro às suas ambições. A forma como o jogo é abordado em Itália também nunca foi encaixado pelo atleta, que chegou mesmo a recusar uma cedência por empréstimo ao Torino quando surgiu a hipótese Sporting. Neste contexto há a Seleção Nacional – o próximo Campeonato da Europa poderá ser uma hipótese, mas o desejo de ir ao Mundial’2022 no Catar é também forte.

Dário Essugo provoca 'guerra' de empresários. Ao tornar-se o mais jovem jogador a atuar pelo Sporting e no campeonato português, Dário Essugo passou a ser tema de conversa entre os sportinguistas e não só, dado que também fora das quatro linhas o médio de 16 anos vem sendo bastante disputado, ainda que não por clubes. É que, segundo o Record, o jovem jogador já vinha a despertar muitas atenções entre empresários e o marco de ter sido lançado no passado sábado por Rúben Amorim, diante do V. Guimarães, aguçou esse ‘apetite’. O facto de ser ainda muito jovem e de lhe ter sido identificada larga margem de progressão pelos responsáveis desde que chegou à Academia de Alcochete, em 2014, espoletou a corrida entre agentes, que nem por isso acalmou no último ano, período em que Essugo não realizou qualquer jogo oficial devido à paragem dos campeonatos de formação. Aliás, antes do batismo pela equipa principal, a última partida datava de 8 de março do ano passado, ao serviço dos iniciados, quando ainda tinha... 14 anos.
No espaço de dias, o mundo de Essugo virou: deixou os sub-23, onde treinava, e foi chamado às sessões com os seniores, como Amorim reconheceu ao afirmar que teve o ‘84’ sob observação nas últimas “duas semanas”. O processo de integração do jovem jogador estava já pensado e conheceu um novo passo na passada terça-feira, com a assinatura do contrato profissional, até 2024, com cláusula de 45 milhões de euros. Tudo para ‘afugentar’ o interesse alheio tendo em vista a iminente estreia, consumada no sábado. “Só assinou contrato profissional quando fez 16 anos e jogou com 16 anos e uma semana. Há sempre o receio de mostrar estes jogadores em patamares superiores até o fazerem por causa dos tubarões”, admitiu na Sporting TV Miguel Braga, o responsável de comunicação dos leões. Essugo, de resto, vai continuar a trabalhar na primeira equipa. O regresso aos treinos após dupla folga acontece hoje.

"Tenho de estar na primeira equipa". Gonzalo Plata foi um de dez leões chamados a representar os respetivos países, tendo em vista a 9ª internacionalização pelo Equador. Só que o caso do extremo de 20 anos difere de todos os outros. Arredado da equipa principal do Sporting desde o final de janeiro, por decisão interna e após ter rejeitado ser emprestado ao Rio Ave, nem com as várias ausências dos leões diante do V. Guimarães o atacante foi ‘repescado’. Ainda assim, mantém a esperança de voltar a ser chamado aos ‘A’, tanto que ao jornal, assegura estar “mais motivado do que nunca”, isto para impressionar... Rúben Amorim. “Sinto-me muito feliz por este momento da convocatória e mais motivado do que nunca para demonstrar ao treinador [Rúben Amorim] porque tenho de estar na primeira equipa” disse Gonzalo Plata em exclusivo a Record na partida para a concentração da seleção do Equador. O camisola 20 é um dos 24 convocados pelo selecionador Gustavo Alfaro para um particular com a Bolívia, na próxima segunda-feira, em Guayaquil, curiosamente a terra natal de Plata.
Apesar de dois golos nos últimos dois jogos do Sporting B, Amorim deu a entender que a situação de Plata extravasa os relvados. “Temos muitas esperanças no Plata mas ele tem de crescer, não só como jogador e atleta. Aqui na formação estão habituados a ser mais profissionais desde pequenos, o Plata nem tanto...”, sublinhou, no passado dia 4.

"Paulo Fonseca está honrado com interesse do Benfica, mas prefere Napoli". A imprensa italiana volta, esta segunda-feira, a garantir que Benfica e Napoli estão interessados em avançar para a contratação de Paulo Fonseca, treinador que terá a continuidade em dúvida no comando técnico da AS Roma.
Desta feita, o jornalista Ciro Venerato, da Kiss Kiss Napoli, garante mesmo que o técnico português é, neste momento, o mais bem colocado para vir a suceder a Gennaro Gattuso no conjunto napolitano.
"Fonseca gosta muito do Napoli e é forte, tanto como treinador, como quanto pessoa. Houve conversas entre a direção do Napoli e os representantes do treinador giallorosso", começou por dizer.
"O treinador disse que gostaria de treinar o Napoli. A notícia é certa, preferiria o clube azzurro ao Benfica. Fonseca já disse aos portugueses que se sentiu honrado pelo interesse, mas a sua preferência recai sobre os azzurri", completou.

1 comentário:

  1. MAS ALGUÉM DÁ ALGUMA COISA POR UM JOGADOR QUE JÁ TEM 26 ANOS

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...