09 março 2021

Francisco Geraldes 'entalou' Rúben Amorim. Sporting disposto a ir até ao Tribunal Constitucional; Porro agradado pelo acompanhamento do...City; Guarda-redes pode deixar o Sporting no imediato

Com a grave lesão do guarda-redes Rafael Defendi, 37 anos, que fraturou o pé e não deve jogar mais esta temporada, o Farense, avança A Bola, abordou o Sporting para tentar o empréstimo de Renan Ribeiro, 30 anos, até ao fim da época.
Para resolver o mais rápido possível a baixa do guardião titular, que foi omitida no boletim clínico do último sábado e só foi revelada por Jorge Costa após a derrota (0-2) em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, a SAD do emblema de Faro vai fazer-se valer do Artigo 76.o (ponto 5, alínea b) do Regulamento de Competições da Liga, que permite a contratação imediata, mesmo fora dos prazos de inscrição, de um novo guarda-redes — a regra é válida exclusivamente para reforçar a baliza, no caso de «lesão grave do guarda-redes ou do seu substituto» — e que também se aplica relativamente ao «falecimento de um jogador sob contrato» (alínea a) ou «lesão grave de um jogador ao serviço da Seleção Nacional» (alínea c). No ponto 6 pode ainda ler-se que «no caso previsto na alínea b, o clube deve apresentar prova médica da lesão grave, emitida pelo serviço de medicina desportiva do IPDJ».
Renan Ribeiro já foi avisado do interesse concreto dos algarvios, mas pediu um tempo para pensar na curta saída, visto que também tem algumas sondagens para regressar agora ao Brasil.

Sporting disposto a ir até ao Tribunal Constitucional. A ‘bomba’ já estava nas mãos do Sporting na semana passada quando Rúben Amorim renovou contrato por mais uma época mas só explodiu ontem, através de comunicado da SAD: após denúncia da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, feita em março de 2020, a Comissão de Instrutores da Liga propõe ao Conselho de Disciplina castigar Rúben Amorim com pena de suspensão de 1 a 6 anos, por alegada fraude e falsas declarações; e acusa o Sporting de fraude na celebração de contrato, sancionável com multa, portanto sem risco de perda de pontos. Por Amorim, o que está em causa é o facto de ter sido inscrito como adjunto, não o sendo. O problema é que o próprio regulamento impedia que, por não ter à data o nível UEFA-Pro, Amorim fosse registado como técnico principal.
“Um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português”, classificaram os leões na primeira reação. “Só uma disciplina desportiva cega, no pior sentido, poderia acolher essa sanha persecutória”, conclui a direção de Frederico Varandas. Segundo o jornal Record apurou, a Comissão de Instrutores da Liga concluiu o seu trabalho há duas semanas, pelo que o Conselho de Disciplina poderá decidir já hoje o que pretende fazer. No essencial se abre, de facto, um processo ou se, em contrapartida, opta pelo arquivamento. Não é deste segundo cenário que o Sporting está à espera. Os responsáveis do clube de Alvalade acreditam que o CD avançará com a acusação mas estão dispostos a ir até às últimas consequências para defender o treinador. O que, neste caso, significa percorrer o trajeto desde o CD ao TAD, daqui para o Tribunal Administrativo e, em última instância, para o Tribunal Constitucional. O que está em causa, no limite, é o livre acesso à profissão e a progressão na carreira, considerada altamente restritiva (porque obriga a dois anos de permanência no mesmo nível e existem dez vezes mais candidatos do que vagas). Sporting e Amorim avançaram em dezembro para os tribunais contra o IPDJ.

O depoimento de Francisco Geraldes foi determinante para a Comissão de Instrutores da Liga decidir avançar com as acusações contra Rúben Amorim e o Sporting. “A partir de março de 2020, a seguir ao Silas, entrou o Rúben Amorim como treinador principal. Com o Silas saíram também os outros elementos da equipa técnica. Com o Rúben Amorim veio o Carlos Fernandes e o Adélio Cândido, que estavam no Braga, como adjuntos do Rúben Amorim. Da equipa técnica anterior manteve-se só o Emanuel Ferro”, descreveu o médio, a 15 de outubro de 2020, já como jogador do Rio Ave, conforme reproduzido no Relatório Final da Comissão de Instrutores, assinado por Filipa Elias e a que o jornal Record teve acesso. A cada nova pergunta, Geraldes reforçava a tese de que o jovem técnico fora contratado para ser treinador principal. Era ele quem dirigia os treinos, quem transmitia as instruções da SAD, quem dava as palestras antes dos jogos. A tudo, o jogador formado na Academia disse... sim.
Há, porém, mais dois aspetos, que pesaram na decisão da instrutora, que consultou e comparou os salários dos treinadores. O facto de Amorim ganhar 40 vezes mais do que Emanuel Ferro, inscrito como técnico principal; e a presença nas conferências de imprensa, “deixando sobressair a sua autoridade no comando dos jogadores e da equipa técnica”. Perante isto, Filipa Elias acusa Rúben Amorim de violar o artigo 133º (Falsas declarações e fraude) e a SAD de desrespeitar o artigo 83º (Fraude na celebração de contratos), ambos do Regulamento Disciplinar da Liga. O primeiro prevê suspensão que pode ir de um a seis anos e multa. O segundo contempla apenas multa.

“O City está atento e isso agrada-me”. Porro vai passar mais um ano e meio no Sporting, e evita fazer planos a longo prazo. O lateral faz parte dos quadros do Manchester City e, numa entrevista ao diário espanhol ‘As’, publicada ao final da noite, revela que Pep Guardiola continua atento à sua evolução ao serviço dos leões. “Sou um rapaz que não gosta de pensar no futuro, pois se as coisas não correm como quero fico mal. Por outro lado, se as coisas acontecerem, são sempre bem-vindas, mas seria bonito escutar a música da Champions no Sporting”, afirma o jogador, evitando que continua a sonhar com Inglaterra: “O City está atento e isso agrada-me pois sinto-me apoiado. Têm uma pessoa que se ocupa de todos os emprestados. Não creio que me tenham colocado de lado, querem é que continue a evoluir, e é isso que estou a fazer.”
Mais interessado em falar no momento que atravessa, o lateral destaca a “confiança que Rúben Amorim e Hugo Viana” lhe têm passado para justificar o seu rendimento, e garante que está rendido ao técnico pela sua simplicidade. “Ele tem ideias muito claras”, garante o jovem, que evita assumir a candidatura dos leões ao título: “Lutamos diariamente e, trabalhando como estamos a fazer, estou certo de que conseguiremos grandes coisas. Não sei o quê, mas vai dar frutos.”
Mantendo esta filosofia, o camisola 24 também olha com desconfiança para a vantagem sobre os rivais, e descarta o pensamento de poder disputar o próximo dérbi com o Benfica já como campeão nacional. “Estamos a colocar um travão nessa euforia pois ainda está muito longe. Só pensamos em ganhar o próximo jogo”, garante Porro.

4 comentários:

  1. Francisco Geraldes limitou-se a testemunhar aquilo que toda a gente sabe: Rúben Amorim é o treinador principal do Sporting.
    Logo, quem alguém entalou o SCP e o Amorim, não foi a testemunha que disse a verdade, mas sim quem cometeu e continua a cometer a fraude.
    Mas também já estamos habituados a isso no clube dos "diferentes", dos "sérios" e "isentos" no "cumprimento das leis e das regras em vigor".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário burro que até doi. Não fazes ideia da situação, apenas viste cores e ouviste "fraude".

      Eliminar
    2. Resposta ao comentário é tão isento que me deu vontade de ir á sanita fazer um Liondamaia...já volto.

      Eliminar
    3. Lionmaiato, voltei pá...afinal não passou de falso alarme. Uma fraude. Não custou nada, primeiro saíu um lionsinho bem grosso, a seguir foi só um exemplo da diarreia mental que costumas debitar por aqui...era mesmo só diarreia de merda. Fui.

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...