07 fevereiro 2021

Visto de Espanha: "Penálti claro" de Kritciuk sobre Nanu e expulsão perdoada a Calila. Penalti sobre Pizzi? "Não há nada. Isto é futebol". Boavista também com razão

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, volta a analisar os principais lances polémicos da jornada. O ex-juiz espanhol fica sem dúvidas nos lances do Jamor: Kritciuk faz penalti sobre Nanu e Calila deveria ter sido expulso. Já na Luz, Pizzi, na sua opinião não sofre penalti. Há ainda um golo ilegal a favorecer o Gil Vicente. 

A primeira jogada, entre Kritciuk e Nanu, para mim é um penálti claro. O guarda-redes não pode sair assim à bola. Imaginem que em vez do guarda-redes era um defesa que fazia isto. Não ia parecer mais penálti? Isto acontece porque, normalmente, não se apitam estas faltas aos guarda-redes. Mas é penálti claro. O guarda-redes do Belenenses SAD não toca na bola em nenhum momento, é o seu defesa que a afasta, e acaba a derrubar o jogador do FC Porto. É um azar, mas é penálti! E já não se julgam as intenções nas faltas. Não se julga se queria ou deixava de querer jogar a bola. Julga-se a maneira de entrar. Se é perigosa, imprudente ou grave. Não se mede a intencionalidade. Se é imprudente é falta, se é perigosa é falta e amarelo, se é grave é vermelho.

No segundo lance é logo preciso esclarecer uma questão com os segundos amarelos. Parece que para se dar o segundo amarelo é preciso mais por ser vermelho. Não! É tal e qual o primeiro amarelo. Calila entra de uma forma perigosa, portanto é falta e amarelo. Quando um jogador se atira para o chão para disputar a bola, já não controla a força e o corpo torna-se uma arma. O que ele faz com a perna direita é atingir Corona por trás e é uma falta que pode lesionar gravemente o adversário. Não se pode atirar para a bola assim por trás. Não dá nenhuma possibilidade ao avançado para se proteger. É uma falta bastante perigosa.

O terceiro lance é o mais claro. Não há penálti. Pizzi sente um pouco o contacto e deixa-se cair. Se virem bem, há um pequeno toque com a mão e também nas pernas, mas não há nada. Isto é futebol.

O último lance não devia dar golo porque é falta [golo do Gil Vicente frente ao Boavista]. Não se pode empurrar um adversário pelas costas, só ombro com ombro. O defesa está a proteger a bola e o avançado já não a conseguia disputar. Ele tem a bola perto do guarda-redes, mas o avançado vem por trás e acaba por empurrar. É uma carga ilegal.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...