24 fevereiro 2021

Visto de Espanha: dois penaltis por marcar no Farense-Benfica. Um amarelo por mostrar a Corona e boa decisão no lance de Manafá; City (grande jogo de Cancelo e Bernardo) e Real Madrid vencem fora

O Manchester City venceu, esta quarta-feira, o Borussia Monchengladbach por 2-0 e ganhou vantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Devido às restrições sanitárias entre Reino Unido e Alemanha, o encontro disputou-se em Budapeste, capital da Hungria.
Grande jogo de João Cancelo e Bernardo Silva. No primeiro golo o defesa assistiu Bernardo e no segundo golo a dupla teve uma participação preponderante no golo de Gabriel Jesus.
Já o Real Madrid venceu em Itália a Atalanta (0-1), num jogo em que a equipa italiana jogou reduzida a 10 desde os 17 minutos. Mendy, muito perto dos 90 minutos, fez um golaço e deu vantagem aos merengues.



Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, fez a análise aos principais lances da última jornada. Para o ex-juiz ficou por marcar um penalti a favor e outro contra o Benfica. Corona devia ter levado um cartão amarelo e a decisão de amarelar Manafá foi justa, mais do que isso não.

Começamos por um caso no Farense-Benfica que é um penálti muito tonto.

É tonto, é verdade, mas Eduardo Mancha mete a perna a partir de trás e derruba Rafa. Aqui surge um problema sobre se é um erro claro ou não. É um penálti para que o vídeo-árbitro entre ou é um penálti para o árbitro ver em campo? Essa é a dúvida. Para mim, é um penálti de árbitro porque não é claro e manifesto. Mas é penálti e o árbitro tinha de o assinalar.

O segundo caso do mesmo tipo do primeiro.

Nuno Tavares vai saltar para disputar a bola, mas não chega a tocar nela e salta sobre Licá. E, no fim de contas, saltar sobre um adversário é penálti. A questão é a mesma do primeiro lance. É um penálti de VAR? Para mim, com a filosofia do vídeo-árbitro, não é, mas é um penálti de árbitro que tem de ser assinalado em campo. O problema aqui é o árbitro não o apitar.

Passamos para o Marítimo-FC Porto e o primeiro lance deste jogo é cartão amarelo claro.

Fixem-se sempre neste detalhe. Um jogador, especialmente o que está a defender, faz um mau controlo da bola e volta a disputá-la, em 100 por cento faz falta e em 90 por cento são faltas para amarelo. Porquê? Porque depois de perderem a bola querem corrigir o erro, vão com tudo, perdem o controlo e acabam sempre a fazer falta, quase sempre para admoestação. Este é um caso desses. Corona perde a bola na primeira disputa e na segunda chega tarde. Entra com demasiado ímpeto, é uma entrada perigosa e amarelo claro.

No último lance é difícil discernir se realmente o atinge de propósito ou não.

Mas não vejo uma força excessiva de Manafá. Parece-me que amarelo aos dois está bem decidido. O jogador do FC Porto ‘compra muitas hipóteses’ para ser expulso, mas não vejo força excessiva ou conduta violenta grave que justifique. O jogador do Marítimo agarra-o e quando vai a cair deixa a perna. Ele sabe que o adversário está lá, mas não deixa a perna com força excessiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...