16 fevereiro 2021

Vieira não vai despedir JJ mas aceitará a...demissão; Benfica vai tentar anular castigo de Weigl; Fazem hoje um ano os insultos racistas a Marega e ainda não houve decisões; Francisco Conceição inscrito pode ir a jogo na champions

O Benfica voltou a perder pontos na corrida pelo título e, neste caso, nem conseguiu aproveitar o deslize do FC Porto para se colar ao Sp. Braga e ficar a um ponto dos dragões na vice-liderança – o Sporting, esse, está já a 13 pontos, face à vitória de ontem ante o P. Ferreira –, mas nem por isso Luís Filipe Vieira pondera avançar para a rescisão com Jorge Jesus. Segundo o Record, o presidente encarnado ficou uma vez mais irritadíssimo com o deslize da equipa. O cenário de despedimento do treinador, porém, não é nesta altura equacionado por Vieira. No entanto, sabe o jornal, na Luz admite-se uma outra via para um eventual divórcio: ser Jesus a dar o primeiro passo, admitindo que não sente ter condições para dar a volta ao atual cenário. Para já, diga-se, os responsáveis encarnados só admitem mesmo a saída do amadorense, de 66 anos, se for este a querer bater com a porta. Jesus assinou por dois anos e, pelo menos até final da presente temporada, está seguro por Vieira. A não ser que o próprio treinador, lá está, chame Vieira para que ambos possam acertar a quebra do vínculo. A postura do responsável máximo do emblema da Luz prende-se com o facto de considerar ter feito um enorme esforço financeiro para resgatar Jesus do Brasil – juntamente com uma larga equipa técnica, diga-se –, procurando agora também dar mais tempo ao treinador para tentar justificá-lo e mostrar o seu trabalho. Pelo menos, numa época completa. Para além disso, do ponto de vista de Vieira, não seria coerente ter assumido tal investimento há poucos meses para agora reconhecer já um erro de gestão desta dimensão, principalmente quando foram identificados vários problemas que ajudam a justificar o rendimento mais cinzento da equipa, como o surto de Covid-19 que assolou o grupo.
Para além disso, se for a SAD a querer avançar para uma rescisão unilateral do contrato, seria preciso indemnizar a equipa técnica, pagando os salários correspondentes até final do contrato. Na prática, falamos num bolo que supera os 10 milhões de euros. E olhando ao facto de que a SAD ainda está a pagar a Bruno Lage – o acordo de saída foi assim desenhado, com as águias a assumirem os salários até que o treinador encontro novo clube – e que, depois de Jesus, teria de ser encontrado um novo timoneiro para a equipa, os encarnados não querem pensar em ficar a pagar a três treinadores em simultâneo. Garantir o acesso direto à próxima edição da Champions tornou-se agora o serviço mínimo para Jesus, sendo que, na Liga Europa, a ambição continua a passar pela chegada à final. Na Taça de Portugal, esse objetivo está praticamente garantido.

Benfica vai tentar anular castigo de Weigl. O Benfica vai recorrer do quinto cartão amarelo mostrado a Julian Weigl diante do Moreirense, segundo o jornal Record. A cartolina ao internacional alemão invalida a sua utilização no sábado frente ao Farense e, por isso, as águias vão dar entrada com um recurso no Pleno do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Contudo, o histórico mostra que a águia não deverá ter sucesso, uma vez que o Pleno não costuma alterar decisões dos árbitros quando estes tiveram oportunidade de ver claramente os lances no decorrer do jogo.
O clube da Luz dará entrada do processo depois de hoje ser conhecido o castigo sumário a Weigl, punido por simular um penálti em Moreira de Cónegos, que primeiramente foi validado pelo árbitro Manuel Oliveira e depois revertido com a ajuda do VAR Fábio Melo. Todos os elementos mentos da equipa de arbitragem serão chamados a abordar o lance e o juiz portuense não poderá alegar que não viu o lance em toda a sua extensão, premissa essencial para uma eventual anulação do castigo. No Minho, Manuel Oliveira recorreu mesmo às imagens do vídeo-árbitro junto à linha lateral para se certificar de que a decisão original de assinalar falta de Filipe Soares sobre Weigl havia sido mal ajuizada.
Esta não é a primeira vez que os encarnados tentam a despenalização de um dos jogadores às ordens de Jorge Jesus. Otamendi viu o quinto cartão amarelo frente ao Portimonense, à 12a jornada da Liga, mas o Conselho de Disciplina julgou o recurso improcedente. 

Francisco Conceição foi inscrito pelo FC Porto na Liga dos Campeões e pode ir a jogo frente à Juventus. O extremo surgiu ontem no plantel portista no site da UEFA, beneficiando da permissão de registar jogadores pela lista B até 24 horas antes do jogo. Francisco, recorde-se, fez furor frente ao Boavista, naquela que foi a sua estreia na equipa A.

Faz hoje um ano que Marega, avançado do FC Porto, abandonou o campo num jogo da Liga em casa do V. Guimarães (2-1) após insultos racistas de alguns adeptos do Vitória. O caso originou vários processos, de entidades distintas, mas poucas decisões foram tomadas.
Apesar dos minhotos terem sido punidos com três jogos à porta fechada, que serão cumpridos após o regresso do público aos estádios - decisão ainda pendente do recurso apresentado -, há três adeptos que estão a ser julgados pelo Tribunal de Guimarães. O Conselho de Disciplina da FPF também processou o Vitória, mas, passado um ano, o caso ainda não teve resolução.

1 comentário:

  1. A Juventus a tremer de medo, já arranjou 2 elementos da equipa técnica para reverem todos os jogos do porto B na tentativa de anularem o jovem messi de gondomar

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...