27 fevereiro 2021

Revelado contrato da SAD do Benfica com empresa que...ainda não existia; "Penálti de Rúben Macedo? Levanta-se uma onda dos tais seis milhões e mais alguns"; "Trapalhada. Benfica não tem a força psicológica típica do campeão", diz quem trabalhou com JJ

O Expresso revelou, esta sexta-feira, um contrato assinado entre a SAD do Benfica e Hightower Unipessoal, a 1 de julho de 2016. O negócio estava a avaliado em €1,3 milhões e tinha uma particularidade insólita: à data em que foi assinado, a empresa que assinou o vínculo com as SAD encarnada ainda não existia. 
Estaria previsto que a empresa realizasse «serviços de consultadoria na área de representação e de promoção dos seus interesses [do Benfica] e de relacionamento com entidades relevantes de natureza política, económica e social de Angola e dos demais países referenciados».O documento faz parte de um acervo criado pela revista alemã Der Spiegel e ao qual o Expresso teve acesso, uma vez que faz parte de uma entidade de investigação europeia de jornalistas, a EIC.

"Penálti de Rúben Macedo? Levanta-se uma onda dos tais seis milhões porque lhes dá jeito". Na última jornada do campeonato, o Marítimo perdeu com o FC Porto já perto do apito final e Rúben Macedo, autor do penálti, foi muito criticado. Carlos Pereira saiu em defesa do jogador e diz que se levantou uma onda "dos tais seis milhões", porque "dá jeito".
O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, assumiu hoje a "responsabilidade" e garantiu ter "plena confiança" no trabalho realizado pelo técnico Milton Mendes na equipa madeirense, que milita na I Liga.
"Quando não sentirmos confiança, ele [Milton Mendes] próprio é o primeiro a dizer que o fim da linha chegou e é esse o compromisso que existe. Se não houvesse essa plena confiança nós não estaríamos aqui", frisou o dirigente dos verde-rubros, que abriu a conferência de imprensa, ladeado pelo treinador Milton Mendes e pelo capitão Zainadine.
O conjunto insular atravessa uma fase menos positiva com sete derrotas consecutivas, com Carlos Pereira a apontar a eliminação da Taça de Portugal, diante do Estoril Praia, como o momento que desencadeou a "corrente negativa".
Na última ronda o Marítimo recebeu o FC Porto, tendo saído derrotado na sequência de uma grande penalidade em cima dos 90.
Rúben Macedo, extremo maritimista, que fez formação nos dragões, foi alvo de duras críticas ao longo da semana nas redes sociais, críticas "injustas", segundo Carlos Pereira, perante um "acidente de percurso, como muitos que têm acontecido ao longo da época".
"Foi muito mais penalizador para nós o penálti involuntário feito pelo Kerkez que determinou esta série de jogos menos bons. Levantou-se alguma onda? Não. Levanta-se uma onda, não dos maritimistas, mas dos tais seis milhões e mais alguns que lhes dá jeito naquele momento, porque foi contra uma instituição que anda a lutar pelo mesmo objetivo, então usa esta situação para fazer com que o atleta seja penalizado", concluiu.

"Trapalhada. Benfica não tem a força psicológica típica do campeão". Manuel Sérgio, filósofo que trabalhou com Jorge Jesus no Benfica, diz que "há ali mais do que covid-19". "Não tenho a mínima dúvida. Portanto, dizer-se, como ele disse, todos ouvimos, que a covid-19 era a causa do mau desempenho da equipa… não, não. Ali deve haver mais coisas, mas que eu não sei o que são".
Para Manuel Sérgio, professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto, figura que inspirou as carreiras de José Mourinho e Jorge Jesus, diz que a recente conferência de imprensa do técnico do Benfica foi uma "trapalhada" numa época do Benfica marcada por vários desaires de uma equipa sem mentalidade de "campeão".
"Na análise que eu faço da equipa, dá-me a impressão que, do ponto de vista mental, do ponto de vista emocional, está fraca. É uma equipa que reage mal às contrariedades. Portanto, não tem a força psicológica típica do campeão", disse Manuel Sérgio.
O filósofo diz que os benfiquistas devem manter a confiança em Jorge Jesus pois o técnico "tem qualidades excecionais". "Uma delas é a leitura de jogo, porque tem muita prática. O Jesus tem uma leitura de jogo excecional. O homem olha e vê. Tem a leitura do especialista".
Na Renascença, Manuel Sérgio sublinha ainda que Jorge Jesus "tem aquela sabedoria crítica dos práticos". "Não é um treinador para pensar muito, mas é um homem que repete muito bem", analisou.
Apesar dos maus resultados que vai somando de forma consecutiva, Jorge Jesus garante que vai continuar no Benfica, clube que enfrenta uma crise sem precentes no passado mais recente e muitas têm sido as críticas e reparos quer a Luís Filipe Vieira quer a Jorge Jesus e à equipa.
O momento do Benfica tem estado na ordem do dia com adeptos e figuras do passado benfiquista a pedirem mexidas no clube, medidas e decisões para que a águia possa voltar a voar.
António Simões, um dos mais prestigiados ex-jogadores do Benfica, já disse que é preciso tirar o clube encarnado "do buraco" em que este caiu nesta temporada.
Aquém das expectativas criadas pela estrutura e por Jorge Jesus, a realidade atual encarnada dos resultados leva os adeptos para as memórias negras da história do emblema da águia, já que uma distância tão grande para a liderança na 21.ª jornada não se verificava desde 1996/1997.

2 comentários:

  1. se a empresa não existia então não há contrato, é rasgar o papel. Onde está o bicho?

    ResponderEliminar
  2. Ó néscio! Fez um contrato com uma empresa virtual e que mais tarde passou a existir, para justificar o hasto de 1,3 milhões de euros!

    Aquilo foi uma manobra " à orelhas" para lavar dinheiro!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...