08 fevereiro 2021

Pinto da Costa deixa o aviso: "Não nos vergam" e ataca: "Há uma espécie de legitimação do jogo duro dos nossos oponentes"; Benfica manifesta apoio aos jogadores e a JJ

Pinto da Costa deixou críticas à arbitragem no editorial da revista Dragões, visando o critério aplicado aos jogadores do FC Porto, que tem deixado a equipa "a jogar com dez durante bastante tempo em jogos importantes."
O líder dos dragões também menciona "faltas duras" por parte dos adversários, "que não são devidamente sancionadas com cartões amarelos e vermelhos."
"As últimas semanas não têm sido positivas para o futebol português. Nos jogos do FC Porto, uma série de decisões disciplinares difíceis de compreender tem tido duas consequências graves: por um lado, os nossos jogadores são constantemente penalizados por faltas duras, muitas vezes colocando em causa a sua integridade física, que não são devidamente sancionadas com cartões amarelos e vermelhos (às vezes, nem falta é assinalada!); por outro, aos nossos atletas é aplicado um critério muito mais apertado, que já nos tem deixado a jogar com dez durante bastante tempo em jogos importantes. Há dados esclarecedores. Em 2020/21, já houve quatro jogadores do FC Porto expulsos em encontros do campeonato, enquanto os nossos adversários não levam um cartão vermelho desde a primeira jornada. Qualquer pessoa séria que veja os nossos jogos sabe nem uma coisa nem a outra são normais", surge escrito.Pinto da Costa aponta depois alguns exemplos, sobretudo os clássicos com Benfica e Sporting. "Um dos efeitos mais perversos destas atuações disciplinares tem sido uma espécie de legitimação do jogo duro dos nossos oponentes. Tem-no sentido bem no corpo um atleta como o Corona, indiscutivelmente um dos mais talentosos do campeonato, mas também outros, como o Marega e o Taremi, parecem ter-se tornado alvos fáceis da agressividade - às vezes da violência - de quem os enfrenta. Mesmo não fazendo qualquer juízo de intenção sobre os árbitros, não posso deixar de associar várias destas más decisões a alguns dos resultados recentes que não nos satisfazem. As expulsões poupadas ao Pizzi, ao Nuno Tavares e ao Vertonghen não influenciaram o empate com o Benfica? O segundo amarelo não mostrado ao Palhinha não influenciou a derrota com o Sporting para a Taça da Liga? O segundo amarelo ou vermelho direto não exibidos ao Calila não influenciaram o empate com o Belenenses? E a expulsão do Corona em Braga, depois de levar um amarelo num lance em que foi pisado, não foi decisiva para o empate? Tudo isto são factos e perguntas. Não faço mais do que apontar lances relevantes que foram identificados como erros pela generalidade dos críticos de arbitragem", menciona.
"Podia continuar por mais algumas páginas a enumerar perplexidades recentes, como a nomeação para um jogo de um candidato ao título de um árbitro altamente pressionado por uma polémica da semana anterior envolvendo outros dois candidatos. Podia discorrer sobre o que se tem passado nos jogos do FC Porto B, que até parece não ser bem-vindo na Segunda Liga. Podia até referir que felizmente esta crónica não é dedicada a uma tragédia, como a que esteve prestes a envolver Nanu na sequência de um lance que o nosso administrador Vítor Baía explicou brilhantemente, com a autoridade de quem é um dos melhores guarda-redes da história do futebol. Mas concluo com uma mensagem simples: não nos vergam. Ninguém verga as nossas equipas, os nossos treinadores e os nossos adeptos. Nunca desistiremos de lutar com todas as nossas forças por aquilo que tanto ambicionamos e tanto merecemos", termina Pinto da Costa.

Benfica manifesta apoio aos jogadores e a JJ. Através de comunicado, a Direção do Benfica revelou que esteve reunida esta segunda-feira para analisar o momento desportivo do clube, tanto no que respeita ao futebol profissional como ao conjunto das modalidades. Garantindo total unidade, manifestou apoio aos jogadores e ao treinador Jorge Jesus.

Eis o comunicado:

«A Direção do Sport Lisboa e Benfica esteve reunida, esta tarde. Foi analisado o momento desportivo do Clube, em todas as suas componentes, tanto no que respeita ao futebol profissional como ao conjunto das modalidades.
 
No que concerne ao primeiro, procedeu-se ao exame das circunstâncias que condicionam a atividade, discutiu-se em profundidade os resultados que têm sido obtidos e identificaram-se os fatores que os influenciaram.
 
Em clima de unidade, todos os vice-presidentes se pronunciaram sobre a situação, ficando clara a determinação de, em conjunto com o Presidente, manifestarem, interna e externamente, apoio aos atletas e ao treinador, conscientes de que estão empenhados na luta pela conquista das competições em que o Benfica participa.
 
Foi decidido dar continuidade à reunião, para acompanhamento das questões em análise, para monitorizar os impactos da crise provocada pela pandemia não só na atividade desportiva, mas também nas finanças do Clube e ainda para refletir sobre estratégias de curto, médio e longo prazo.
 
Foi com firmeza que, de forma empenhada, militante e solidária, todos os intervenientes na sessão deixaram expressa a sua disposição para enfrentar as contrariedades do momento, assim como todos os que se queiram aproveitar da situação para tentar enfraquecer o Clube.
 
Esta Direção jamais permitirá que o trabalho de anos seja minado por oportunismos, aventureirismos e ambições sem sentido.»

2 comentários:

  1. O clube onde jogou o Paulinho Santos está a falar de violência no futebol ?!?

    ResponderEliminar
  2. Lololol.. só faltava zurrar o múmia! Patéticos! O futebol clube piscinas no seu melhor!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...