07 fevereiro 2021

Pepê já assinou pelo FC Porto; Projeto caiu e Benfica aperta o cinto. Acaba o forte investimento, reduz os vencimentos e volta a apostar na formação. Emprestados regressam; Sporting conta com a champions para agarrar as pérolas

A qualificação do Sporting para a próxima edição da fase de grupos da Liga dos Campeões vai contribuir decisivamente para que a SAD liderada por Frederico Varandas possa preservar os principais ativos que estão ao dispor da equipa comandada por Rúben Amorim, pelo menos, segundo O Jogo, é essa a intenção dos dirigentes leoninos. De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, endurecer a postura negocial, solicitando valores elevados, será parte da estratégia a seguir, aliciando os atletas com possíveis revisões de vencimentos, ainda que alguns dos atletas mais jovens, como são os casos de Nuno Mendes ou Matheus Nunes, tenham sido objeto de melhorias salariais recentes. Mas, em Alvalade, entende-se que a entrada da equipa nos grandes palcos permitirá à SAD ficar a salvo da pressão do mercado de transferências, que levou, por exemplo, mais recentemente a que o Sporting tivesse de negociar a saída de Wendel para o Zenit por 20,3 milhões de euros.
Um dos nomes que maior interesse tem suscitado nesta matéria é o de Nuno Mendes, seguido por vários emblemas europeus, desde logo pelo Liverpool, Juventus, Inter de Milão e AC Milan, isto sem esquecer Matheus Nunes e o próprio Pedro Gonçalves. Os dirigentes leoninos acreditam que podem segurar o jovem ativo, à semelhança de outros, pelo menos mais uma temporada, rentabilizando os mesmos e potenciando vendas recorde que levem a um equilíbrio das contas em altura de pandemia. Esta, é certo, coloca ainda incerteza em algumas das contas verdes e brancas, e não só, porém Frederico Varandas e os seus pares olham para o futuro com a pretensão de uma planificação que evite sobressaltos. Mesmo em termos de reforços, a entrada de Paulinho já foi no sentido de ser compensada com receitas provenientes da prova mencionada. A liderança da I Liga, os nove pontos de avanço à entrada da segunda volta para o terceiro classificado, o Braga, dão nesta fase algum conforto para o regresso a prova milionária na próxima temporada. Rúben Amorim, esse, já deu conta da importância da prova, mas também do que a mesma poderá representar, isto antes da deslocação ao Funchal, para enfrentar o Marítimo. “É importante a Liga dos Campeões, como todos aqui sabemos. É muito dinheiro que entra, é sinal que ficámos bem classificados. Essa cooperação com a direção passa por aí. Há o objetivo que a direção propõe e que nós sabemos que o Sporting tem de lutar por isso e que depois nos dá capacidade para segurar os Tiagos Tomás, a juventude toda, de uma forma que, sem a Liga dos Campeões não vamos conseguir de certeza. Há essa cooperação e planeamento, mas mais uma vez relembrar o investimento de início do Sporting e dos outros clubes. Agora fizemos um ajuste porque se calhar não conseguíamos noutra altura fazer esta contratação. Vem daí a cooperação, dos objetivos traçados, do que poderemos conseguir”, disse então.

Projeto caiu e Benfica aperta o cinto. A 11 pontos da liderança, o Benfica também já nem depende nesta altura de si próprio para atingir o segundo lugar do campeonato, que dá acesso direto à próxima edição da Champions. E numa altura em que, segundo o Record, a SAD também já vai preparando o orçamento 2021/22 precavendo o rombo financeiro da possível não participação na liga milionária, o jornal escreve que que Luís Filipe Vieira tem igualmente bem definido um plano que implica um forte apertar de cinto na Luz.
Se, para colmatar a tal ausência de receita na Champions, os responsáveis encarnados planeiam ir buscar o encaixe através da venda de jogadores, o presidente encarnado tem já claras outras medidas mais abrangentes para aquilo que considera ser o melhor para o futuro do clube a curto e médio prazo. A começar desde logo por significativos ajustes no plantel da equipa principal, estando a ser desenhadas as saídas de alguns habituais titulares na presente campanha. Neste capítulo, a ideia passará por aliar o dinheiro da venda à poupança na massa salarial, pois Vieira considera que, perante o arrastar da quebra de receitas – e sem bons resultados desportivos – não é, do ponto de vista da gestão, viável manter uma folha de encargos tão elevada. Os cortes já são expressivos, aliás, nas modalidades.
A aposta na formação, que conheceu um acentuado travão na presente temporada, voltará a ser expressiva e estão já identificados vários nomes de jovens que, pelo menos, terão oportunidade de mostrar serviço na próxima pré-temporada. Para além disso, outros elementos vão ganhar maior protagonismo, pois a ideia da SAD é inverter o que fez no último verão. Isto é: contratar menos e olhar mais para dentro. No arranque desta época, recorde-se, para além do regresso de Jorge Jesus, os encarnados fizeram o maior investimento da história de um clube português, aplicando cerca de 100 milhões de euros na equipa principal. Agora, o paradigma muda.
Uma das medidas já assentes por Vieira no planeamento da próxima época – e já a pensar na redução da massa salarial do plantel principal – passa por fazer regressar vários jovens que estão emprestados. Florentino, cedido ao Monaco, Gedson (Galatasaray), Ferro (Valencia), Tomás Tavares (Farense) e Jota (Valladolid), por exemplo, terão ordem para voltar e maior esperança de ficar... de vez. Ativos com opções de compra, como Vinícius (45 M€, Tottenham), só voltam se não tiverem mercado.

Pepê já não escapa ao FC Porto. De acordo com informações recolhidas pelo jornal O Jogo, o extremo de 23 anos já efetuou os indispensáveis exames médicos e assumiu de seguida um compromisso com os dragões, colocando a assinatura num contrato válido por cinco temporadas, que entrará em vigor no arranque de 2021/22. Até essa altura, o internacional olímpico brasileiro permanecerá em Porto Alegre para tentar ajudar o Grémio a vencer a Copa do Brasil, frente ao Palmeiras, coberto por uma apólice de seguro contra eventuais lesões, até porque os portistas aceitaram pagar 15 milhões de euros pela transferência e ainda entregar ao “Tricolor” 12,5% das mais-valias de uma futura venda. 
O pagamento desta verba será feito de forma parcelada até ao final de 2022, embora o emblema brasileiro esteja a tentar antecipar o dinheiro através das garantias financeiras apresentadas pela SAD azul e branca.
Pepê, recorde-se, é a quarta contratação mais cara da história do FC Porto, só superado pelos 20 milhões de euros pagos por Óliver Torres e Imbula e ainda os 19 milhões de Hulk. Esta temporada soma 15 golos em 52 jogos pelo Grémio, o último dos quais na quarta-feira, ao Santos.

8 comentários:

  1. O SLB ATÉ PODE TER A SELEÇÃO DA ALEMANHA QUE NEM ASSIM VENCERÁ O CAMPEONATO. Sérgio Conceição disse tudo ontem. O futebol joga-se fora do campo. Ele la sabe. E há razões para acreditar. O FONTELAS já lá pôs o pasteleiro Dias em Braga com o habitual pênalti no bolso para os habituais mergulhos do Taremi e do Corona. Para o SLB os meninos do FONTELAS apitam com óculos anti pênalti. Nem um !!! Como o fcp é o clube com mais pênaltis e o Benfica é o clube que tem menos (ZERO) alguém acredita que os apintadores não têm ordem para isso? Será que esse é o tal jogar por fora que o SC disse ontem??? Um dia destes vão dar um pênalti ao Benfica forçado para disfarçarem. Se eu mandasse no Benfica mandava o jogador atirar a bola para a linha lateral ou mesmo para trás

    ResponderEliminar
  2. Faltam os padres e as missas! Desde que há VAR ,o que as galinhas ganharam? Corruptos sem MEMÓRIA e com cérebros de galinha! Entrevistem o assessor Paulo Gonçalves que vai ser julgado por corrupção ativa ou o Zé ,condenado por ter sido apanhado com cocaína numa das viaturas do clube! Vai ouvir as escutas do APITO DOURADO da galinha ORELHUDA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro grunho! Desde que há VAR vêm-se as poucas vergonhas que se viram com os fruteiros em Paços de Ferreira e para a taça com o Nacional! Isto só para dizer alguns! Que o Benfica não joga um caralho toda a gente vê, agora virem moralistas de sarjeta a vomitar sempre a mesma merda pela boca já mete nojo!

      Eliminar
    2. Quem não joga um carvalho não faz jogadas para panaltys a favor. Quanto muito tem penaltys contra...

      Eliminar
  3. Fanfarrões! Investem 100 milhões em jogadores, 10 milhões com a equipa técnica do lagarto branco e que vão jogar o triplo,que vão arrasar! Blá,blá,blá
    Neste momento o Paços de Ferreira joga o triplo e está a arrasar com as penas das galinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma coisa outra coisa são os pênaltis. Com os pênaltis roubados ao Benfica provelmente a classificação seria outra

      Eliminar
  4. O "operacional" Paulo "toupeira" Gonçalves, deixou em termos oficiais a Organização Criminosa, há cerca de 3 anos, curiosamente, a partir daí, a Organização Criminosa resvalou ... Ele há coisas do camandro!

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...