09 fevereiro 2021

Benfica entra na corrida por lateral; "Tinha ofertas do Benfica e do Sporting". "Se acabar a carreira no FC Porto, já realizei os meus sonhos"; "Os apitos compram-se. Uma vez ajoelhei-me no Estádio da Luz"

António Oliveira mostra-se revoltado com as arbitragens e não deixa 'pedra sobre pedra' num comentário onde traz à tona a célebre expressão do léxico futebolístico português "sistema", celebrizada, em tempos, pelo ex-presidente do Sporting Dias da Cunha.
O ex-técnico do FC Porto disse que a "arbitragem é vítima de um sistema". "É mais vítima do que o sistema é vítima da arbitragem. E é isso que está a acontecer e é preciso denunciar".
Para o ex-treinador do FC Porto, é preciso que alguma coisa seja feita perante a atual situação que se vive no futebol nacional. "Os erros são permanentes, e eu tenho denunciado, que a arbitragem é tolhida por não ter independência. Ponto. Assim como o VAR é um instrumento discricionário".Oliveira referiu ainda que iria "ser simpático" mas não podia deixar de dizer aquilo que tinha e queria dizer a respeito das arbitragens. "Vou ser simpático, a arbitragem melhorou, tem tido coisas melhores mas há aquelas cirúrgicas", denunciou, concretizando: "Dá a sensação que melhora mas não quer dizer que estejam a fazer bem o seu papel e com seriedade".
António Oliveira aumentou o tom das críticas e das suspeitas com o setor da arbitragem e disse que os "apitos compram-se", comparando à forma como a imprensa cumpre a sua atuação.
"Tenho os jornalistas como pessoas sérias mas os jornais compram-se. Os árbitros são sérios mas os apitos compram-se. É preciso ter cuidado nestas matérias que são delicadas", avisou Oliveira, que foi convidado a comentar as declarações de Sérgio Conceição que, após o jogo frente à Belenenses SAD, disse que os dragões foram "roubados".
"Fomos enganados, fomos roubados aqui!", disparou Sérgio Conceição, após o empate sem golos no jogo da 17.ª jornada do campeonato português.
"A expressão é do Sérgio. Eu não sou ele. Uma vez ajoelhei-me no Estádio da Luz. Perguntaram-me o porquê e disse que era para o senhor nunca mais me apitar na vida nem passar à porta", explicou, dizendo que por vezes é preciso perceber a escolha de palavras, expressões e atos.
Independentemente disso, António Oliveira diz que "tem de haver critério, isensão, seriedade" nos árbitros que "não têm independência".
A esse respeito, Oliveira, que confessou ter sido um dos impulsionadores do VAR, diz que há coisas que não consegue compreender. "Criaram o famoso VAR mas tem um poder discricionário. Quem manda no VAR? Quem decide quem vai para o VAR?", interrogou.
No programa Trio d´Ataque, da RTP 3, Oliveira disse ainda que "qualquer dia há mortes se não meterem a mão nisto" e por isso desafia a que se tomem medidas.
"Quem tem a tutela do desporto, o Governo, a Liga e a Federação se não convoca uma reunião a todos, não a dois outro três... têm de reunir", aconselhou, falando ainda sobre a narrativa azul e branca em defesa de Tecatito Corona.
"Não sei se acontece com alguns jogadores do Benfica ou do Sporting, agora os árbitros têm que ter noção e proteger o talento e os génios do futebol. O Corona é permanentemente ceifado, é para partir perna, para anular, aniquilar. Não tenho dúvidas. Subscrevo inteiramente aquilo que dizem o Sérgio Conceição ou outro qualquer portista ou quem não for portista. É uma verdade", comentou Oliveira, dando exemplos do futebol mundial.
"Imaginem o que é fazerem isto, por exemplo, ao Messi ou como no começo fizeram em Espanha ao Maradona. Não se pode agredir permanentemente com má fé. E isto está a acontecer com o Corona".
Sobre isto, o FC Porto criticou a arbitragem de Artur Soares Dias no empate a duas bolas, em Braga, na noite de domingo, e volta a fazer referências à forma como Tecatito Corona é alvo de uma "caça" no campeonato.
A este respeito, recorde-se, o treinador-adjunto do FC Porto, Vítor Bruno, manifestou revolta com a arbitragem e com o comportamento dos adversários.
Na flash-interview, depois do empate do FC Porto com o SC Braga, o técnico acusou os adversários de fazerem de Corona "um saco de batatas". "Enquanto a permissividade continuar, enquanto continuarem a fazer do Corona um saco de batatas, corremos o risco de não valorizarmos o nosso futebol. É criminoso aquilo que fazem ao Corona semanalmente, de três em três dias".

Taremi tem sido uma das grandes figuras do FC Porto esta temporada, mas o seu destino podia ter sido o outro. O próprio o confirmou, dizendo que teve propostas de Benfica e Sporting, no início da temporada. No entanto, o avançado iraniano recusou essas ofertas e rumou ao Dragão, uma decisão que explicou numa entrevista concedida à revista 'Dragões'.
"Tinha ofertas do Benfica e do Sporting, mas escolhi o FC Porto porque é uma equipa muito forte e mais famosa do que o Benfica no Irão. A maioria dos fãs com quem falei dizia para vir para o FC Porto e a minha preferência também era essa. Quando acabou a última época e fui um dos melhores marcadores, pensei que se pudesse vir para o FC Porto poderia exibir-me ainda melhor do que no Rio Ave, porque teria mais oportunidades. É a equipa campeã, joga na Liga dos Campeões, ganha troféus. Era o meu sonho", explicou Taremi.
Chegado a Portugal na época passada para representar o Rio Ave, o internacional iraniano viveu, aos 27 anos, a primeira experiência na Europa. A demora em rumar ao velho continente deveu-se a várias condicionantes, segundo explicou.
"Quando era jovem e estava a formar-me como jogador, sempre pensei em jogar na Europa. Podia ter vindo mais cedo, mas tive alguns problemas e não se concretizou. O meu sonho sempre foi a Europa. Quando estava no Qatar, depois do Mundial 2018, tive muitas propostas, só que não me deixavam sair. Mais tarde, quando me tornei jogador livre, sabia que se calhar já não era a melhor altura para vir para a Europa, mas quis tentar, ver o que acontecia, ver se conseguia melhorar e testar a minha qualidade. Tinha esta ambição desde os 21 ou 22 anos, mas para os jogadores iranianos é muito difícil sair cedo do país. Depois fui para o Rio Ave, tive uma grande temporada e, quando estava lá, dizia para mim próprio: consigo ser o melhor aqui, posso ir mais longe. Fiz tudo para ser profissional no Rio Ave e depois vim para aqui", apontou.
Mehdi Taremi não podia estar mais feliz no FC Porto. A experiência no Dragão tem corrido de forma bastante positiva e o balanço do avançado é o melhor. O iraniano está muito satisfeito e até já fala em acabar a carreira ao serviço dos azuis e brancos.
"Os meus tempos no Rio Ave foram bons, mas o FC Porto é muito diferente. É top. É um dos melhores clubes do Mundo e se terminar a minha carreira aqui posso dizer que concretizei os meus sonhos", disse o avançado iraniano, em entrevista à revista 'Dragões'.
Apesar de só ter chegado à Europa há um ano e de só ter rumado ao FC Porto no início da presente época, Taremi não esconde que há muito que os azuis e brancos fazem parte do seu imaginário. De tal forma que até se lembra da Liga dos Campeões conquistada pelos portistas, em 2004.
"Primeira memória? 2004, quando o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões com o Mourinho, Deco, Carvalho, Vítor Baía, Maniche… Tinha 12 anos, mas lembro-me. Já jogava desde os seis anos com o meu pai e tentava ver os jogos que pudesse da Europa. Adorava futebol", referiu.

De acordo com o Tuttomercato, o Benfica terá entrado em cena para garantir a contratação do lateral-direito Elseid Hysaj, de 27 anos. O albanês, internacional A em 56 ocasiões, está em fim de contrato com o Nápoles, clube que representa desde 2015, e o empresário do jogador, Mario Giuffredi, já confirmou que a renovação de contrato não vai avançar.
Desta forma, Hysaj está livre para decidir o seu futuro e pode desde já comprometer-se com um novo clube para 2021/22. Refere esta fonte que, para já, as negociações ainda estão numa fase muito inicial, havendo «diferenças» entre as partes para resolver.
Contratado por cinco milhões de euros ao Empoli em 2015, Hysaj fez, até agora, 208 jogos pelo Nápoles, tendo ajudado à conquista da Taça de Itália em 2020.

2 comentários:

  1. TEM RAZÃO O OLIVEIRA.

    FCP---9 PENALTIS
    SLB---ZERO PENALTIS

    SLB ALTAMENTE FAVORECIDO

    ESTA GENTE NAO TEM VERGONHA
    MAS ELE LA SABE ESSA HISTORIA DOS APITOS SE COMPRAREM

    E ENTAO SE FOREM DOURADOS AINDA SERAO MAIS CAROA

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...