01 fevereiro 2021

Acordo por Paulinho já tem Sporar pelo meio; Colombianos garantem Borja por 5 anos no Braga; Rodrigo Pinho no Benfica só na próxima época; FC Porto na pole position por Eustáquio. Sporting e Braga também atentos; Lucas Veríssimo assina hoje, em São Paulo, pelo Benfica

O FC Porto está bem posicionado para assegurar a contratação de Stephen Eustáquio para 2021/22. O médio, de 24 anos, tem-se destacado ao serviço do P. Ferreira desde a última temporada e, agora, a observação dos azuis e brancos já deu lugar a conversas exploratórias. Há outros emblemas nacionais atentos ao luso-canadiano, mas, segundo o Record, a SAD azul e branca é a que se encontra mais bem posicionada no dossiê. Conhecedor do interesse que Stephen Eustáquio tem despertado, o P. Ferreira apressou-se a acionar a cláusula de opção de compra que detinha sobre o passe do jogador, que se encontrava na Capital do Móvel por empréstimo dos mexicanos do Cruz Azul. Um investimento de 2,5 milhões de euros que os castores não terão grandes dificuldades em capitalizar, uma vez que, para além dos azuis e brancos, também o Sporting e o Sp. Braga já fizeram saber a atenção dispensada ao jogador. Eustáquio, apesar da relativa juventude dos seus 24 anos, é visto no Estádio do Dragão como um jogador capaz de lutar de imediato por um lugar no onze, mercê das características que lhe permitem ser influente em vários momentos do jogo, tanto no plano defensivo como ofensivo. Um dos jogos em que o médio mais se destacou, diga-se, foi precisamente no confronto entre castores e dragões na primeira volta desta Liga NOS, que o P. Ferreira venceu por 3-2. Eustáquio, de resto, marcou um dos golos da sua equipa.
Em janeiro de 2019, o jogador transferiu-se do Chaves para o Cruz Azul, do México, por 3,5 M€, mas uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, logo no seu 2º jogo, obrigou-o a uma longa paragem – esteve sem competir oficialmente quase 10 meses. Conta uma internacionalização A pelo Canadá e sete pelos sub-21 de Portugal.

Lucas Veríssimo assina hoje. Os obstáculos causados pelo confinamento e endurecimento das regras para contenção da pandemia de covid19 em Portugal obrigaram o Benfica a encontrar alternativas para assegurar a efetivação da transferência de Lucas Veríssimo para a Luz antes do fecho da janela de transferências. Assim, e depois de ter alinhado sábado na final da Taça Libertadores – perdida para o Palmeiras do português Abel Ferreira –, o central do Santos, sem possibilidade de viajar de imediato para Lisboa, teve de ultimar o processo em São Paulo, onde assina o contrato que o vai ligar ao Benfica até 2025, depois de realizar numa clínica local os exames médicos habituais. Assim, e depois de tudo tratado, o reforço está pronto a ser inscrito, ainda hoje, estando a viagem a ser ultimada, com os encarnados a estudarem a melhor forma para a concretizar.

Rodrigo Pinho só irá reforçar o plantel do Benfica na próxima época, apesar da pretensão das águias de poderem contar já com o avançado. A direção benfiquista, depois de chegar a acordo para a contratação do brasileiro, tentou antecipar a vinda deste para a Luz.
Nos últimos dias em cima da mesa esteva a possibilidade de Gonçalo Ramos rumar aos Barreiros por empréstimo. No entanto, o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, não quer assumir sequer parte do salário (quanto mais a totalidade) e Luís Filipe Vieira também rejeita emprestar o jovem e continuar a suportar vencimentos.
Assim, só um inesperado volte-face de última hora irá fazer com que Rodrigo Pinho venha a integrar já o plantel benfiquista. 

Acordo por Paulinho já tem Sporar pelo meio. Sporting e SC Braga estão em negociações para fechar a transferência de Paulinho para Alvalade, o que poderá levar a que Sporar faça o caminho inverso. Segundo O Jogo, o avançado internacional esloveno, ao contrário do que tinha vindo a acontecer até então, demonstrou abertura para uma mudança para Braga, ciente de que as oportunidades em Alvalade podem ser escassas no caso de Paulinho integrar o plantel às ordens de Rúben Amorim. Sporar, que, sem concorrência de monta, não consegue convencer o treinador, perdendo com frequência o posto para Tiago Tomás e mesmo para Jovane, abriu a porta a uma cedência por empréstimo, o que vai ao encontro das pretensões do Braga em contar com os seus préstimos. A equipa minhota, recorde-se, desde que teve pela frente o atleta ao serviço do Slovan Bratislava, na Liga Europa, ficou com o mesmo debaixo de olho, tentando avançar para a sua contratação, impedida pelos elevados encargos subjacentes. O Sporting, há um ano, desembolsou seis milhões de euros para ter Sporar e, no fecho do último mercado de transferências, quando atacou de novo Paulinho, tentou colocar o esloveno no negócio, mas este recusou.
Agora, Sporar está na equação, Borja parece ter saído da mesma, mas os valores na ordem dos 12 milhões de euros pelo internacional português, por uma parte substancial dos direitos económicos, concretamente 80%, são a base negocial. Mas o dia de hoje força decisões. 

Cristián Borja deverá trocar o Sporting pelo Braga neste último dia de mercado de transferências de inverno. O lateral esquerdo viaja na manhã desta segunda-feira para Braga de forma fazer exames médicos e rubricar contrato com o emblema minhoto.
Tal movimentação pode indicar também o desfecho de uma das novelas de mercado, tendo em conta que nos últimos dias e nas últimas horas o Sporting tem feito todos os esforços para garantir a contratação de Paulinho.

1 comentário:

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...