28 janeiro 2021

Visão espanhola: "Escândalo no Bessa" no amarelo a Palhinha. Queixas do Benfica sem justificação. Corona não faz penalti mas fica um "claríssimo" por marcar a favor dos dragões.

Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, analisou os principais casos de arbitragem da última jornada. Houve um "escândalo no Bessa"; queixas sem justificação do Benfica e do Farense e um penalti para marcar a favor do FC Porto.

Começo esta análise de lances com um escândalo! É que nem sequer há falta nesta jogada entre Palhinha e Nuno Santos. O cartão amarelo nunca deveria ser mostrado ao jogador do Sporting porque não há qualquer falta. É uma jogada de futebol. Vão os dois jogadores a correr, disputam a bola e o médio do Sporting não agarra, não empurra... Simplesmente há um contacto, mas o futebol é um jogo precisamente feito de contacto. Não é amarelo mas, como já disse, nem sequer devia ter sido assinalada qualquer infração nesta jogada.

Mudando para o Benfica-Nacional, o lance aqui analisado não é pontapé de penálti. É verdade que a bola toca na mão de Nuno Borges, mas o médio do Nacional não se torna maior pela posição em que está, tem o braço junto ao peito. Para mim, não se trata de um lance punível, não há penálti para assinalar no Estádio da Luz.

Seguimos para o Farense-FC Porto, com mais uma jogada em que há uma mão na bola. Para mim, a mão esquerda de Corona está numa posição natural quando salta, por isso também não há pontapé de penálti. Também podemos falar da mão direita e essa, de facto, está a ocupar um espaço não natural. No entanto, ele simplesmente salta e a bola toca-lhe no braço. Não é penálti aqui.

Continuamos no jogo de Faro e este lance é um penálti claríssimo. Cássio Scheid, do Farense, chuta a bola para longe e deixa lá a perna porque sabe que vai acertar em Marega. O jogador podia, perfeitamente, ter desviado a perna para não acertar no adversário. E não o fez de propósito. Se perguntarem a um jogador de uma primeira divisão se isto é penálti, ele vai responder sempre que sim. Porquê? Ele sabe que está ali um jogador que deixa a perna esticada para acertar no adversário depois de fazer um alívio, por isso é um penálti claríssimo. E também devia ter sido mostrado um cartão amarelo pela forma como aborda o lance.

5 comentários:

  1. QUAL O JORNAL QUE LHE ESTÁ A PAGAR???
    É O RECORD
    ESTÁ EXPLICADO

    É TÃO CEGO COMO O TRIBUNAL
    DO JORNAL O JOGO

    UM É VERDE
    E O OUTRO É AZUL

    ResponderEliminar
  2. Até o arbitro espanhol viu que mão de Corona não foi penalty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão burro como tu.
      Já deve ter ido a alguma marisqueira

      Eliminar
  3. e desde que o Fontelas CHEGOU...


    que a ALDRABICE é uma 'constante!'

    e por isso é que..

    nem o AZUL Vítor Pinto...

    e nem o VERDE Rui Santos...

    até hoje Nunca...

    pediram a sua DEMISSÃO!

    já a do Vítor Pereira era todo os dias...

    e ele nem era benfiquista...

    era sportinguista...

    só que tinha VERGONHA na CARA...

    ao CONTRÁRIO do Fontelas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergonha na cara devias ter tu...és um fanático cego!

      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...