31 janeiro 2021

Palhinha não joga o dérbi. Recurso para o TAD sem efeito prático. O que testemunho Fábio Veríssimo; Sporting não sobe oferta por Paulinho; Benfica quer novo avançado já na Luz. Gonçalo Ramos pode sair; Otávio arrisca quatro jogos de fora

Otávio tem uma distensão muscular na face posterior da coxa esquerda e vai desfalcar o FC Porto nas próximas duas semanas, falhando, em princípio, os jogos com Rio Ave, Belenenses e o duplo compromisso fora de casa com o Braga, um para o Campeonato e outro para a Taça de Portugal, escreve O Jogo. O médio foi reavaliado ontem de manhã, no Olival, depois de ter sentido uma ”picada” na coxa na partida com o Gil Vicente, que abandonou aos 82’. O FC Porto não detalhou o grau da lesão - existem três no que diz respeito às distensões -, mas, olhando para exemplos anteriores, o tempo de paragem rondará os 15 dias. Quer isso dizer que Otávio poderá estar disponível para a receção ao Boavista, a 14 de fevereiro, o encontro que antecede a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões com a Juventus.
Otávio, que se encontra em final de contrato com o FC Porto, está a realizar uma grande temporada, com três golos e oito assistências (é o melhor da equipa neste capítulo), porém este início de 2021 tem sido de azar. Primeiro, testou positivo à covid-19 e esteve em isolamento dez dias, falhando os clássicos como Benfica e o Sporting que o FC Porto não conseguiu vencer. Aliás, dos seis jogos em que Otávio não participou, os portistas só venceram metade. Com ele em campo, o nível de jogo da equipa sobe...

Recurso por Palhinha sem efeito prático. O Sporting recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) da decisão do Conselho de Disciplina em manter um jogo de suspensão a João Palhinha, que afasta o médio do dérbi com o Benfica, amanhã. O recurso foi enviado ontem, com pedido de providência cautelar. Os leões procuram desta forma esgotar todas as vias para reverter o 5º cartão amarelo mostrado a Palhinha no jogo com o Boavista, conscientes porém de que a medida não terá efeitos práticos e imediatos, por ser virtualmente impossível ao TAD formar um painel de três árbitros e deliberar sobre a providência, e menos ainda sobre o processo, antes do jogo. Em média, as decisões mais rápidas demoram 10 dias. No entender do Sporting, no entanto, uma decisão favorável do TAD, mesmo tardia, chegará sempre a tempo de repor a justiça. O Conselho de Disciplina julgou improcedente o pedido de despenalização apresentado pelo Sporting, a despeito de o árbitro Fábio Veríssimo ter reconhecido que não analisou corretamente o lance. O jornal Record teve acesso ao acórdão do CD e nele pode confirmar-se que o órgão disciplinar obedeceu à ‘Field of Play Doctrine’, que pretende no essencial defender o “princípio da autoridade do árbitro” em campo, e lembrou que “as situações de amarelo não são sequer suscetíveis, durante o jogo, de recurso ao protocolo VAR”. “Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a ação disciplinar não foi adequada”, testemunhou Fábio Veríssimo. “Mas nunca o árbitro declarou que não tivesse percecionado o lance em toda a sua extensão. Pelo contrário: reafirmou-o mais do que uma vez nestes autos”, explica o CD.

Sporting não sobe por Paulinho. As conversas entre Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, e António Salvador, presidente do Sp. Braga, prosseguiram ontem, mas ainda não há fumo branco relativamente à transferência de Paulinho para Alvalade. Nesta altura, o negócio está preso por uma diferença de 2,5 milhões de euros, avança o jornal Record. Os minhotos pretendem 15 milhões pelo avançado de 28 anos e os leões não sobem dos 12,5 milhões por 70% dos direitos económicos que colocaram em cima da mesa, um valor que tornaria Paulinho no reforço mais caro de sempre dos leões. Num ponto parece, porém, haver acordo total: a cedência de Cristián Borja. O colombiano será mesmo incluído no negócio e não coloca qualquer entrave à ida para Braga. Pelo contrário, vê com bons olhos, pois considera a mudança positiva no plano desportivo, visto que terá mais oportunidades para poder somar minutos no Minho. Apesar de terem existido poucos avanços, Paulinho continua a ser a primeira opção do Sporting para o reforço do ataque. É, aliás, há muito desejado pelo treinador Rúben Amorim. E nesse sentido, Viana continua a negociar com Salvador, esperando que as percentagens dos jogadores cedidos – o jovem médio Rodrigo Fernandes é o outro elemento que pode ser incluído no negócio – possam servir para atenuar a diferença atualmente existente entre as partes.
O avançado já fez saber ao treinador Carlos Carvalhal que pretende ser transferido para o Sporting. E a vontade de Paulinho poderá ser um fator determinante para o desfecho final das negociações. Ainda assim, também é certo que o plantel do Sp. Braga ficará enfraquecido e Salvador está a ter este ponto em elevada consideração, visto que o calendário dos arsenalistas no próximo mês continuará apertado.

As negociações entre Benfica e Marítimo, tendo em vista a transferência de Rodrigo Pinho ainda na janela de inverno, foram retomadas nas últimas horas. Num último esforço para garantir o avançado desejado por Jorge Jesus, está em cima da mesa o empréstimo de Gonçalo Ramos ao conjunto insular. Melhor marcador do Marítimo, com 13 golos em 15 jogos, Rodrigo Pinho está em final de contrato e já tem acordo com as águias para a próxima temporada. Jesus queria tê-lo para a segunda metade da época mas, sem a saída de Haris Seferovic, a incorporação do brasileiro, de 29 anos, foi adiada para 2021/22. Agora, abre-se nova possibilidade para que a Pinho possa vestir de encarnado de imediato. O problema é que não há entendimento quanto ao pagamento dos salários de Gonçalo Ramos. O presidente das águias, Luís Filipe Vieira, quer transferir essa responsabilidade para o Marítimo. Entende que não faz sentido pagar o salário de Rodrigo Pinho e comparticipar o do internacional sub-21 português. O homólogo dos insulares, Carlos Pereira, recusa essa solução. Pretende que sejam os encarnados a pagar o salário do algarvio, de 19 anos. Isto até como forma de compensar a saída do avançado brasileiro, sem contrapartidas financeiras.
Gonçalo Ramos estreou-se pela equipa principal na temporada passada, saltando do banco para bisar na vitória, por 4-0, frente ao Aves. O rendimento na final 8 da Youth League e os primeiros jogos em 2020/21, pela equipa B, valeram-lhe a promoção à elite. Para a SAD, não fazia sentido contratar mais um avançado, quando era possível apostar num talento da formação. Gonçalo Ramos acabou por renovar até 2025 e ver a cláusula de rescisão subir para os 120 milhões de euros, mas a utilização tem estado abaixo das expectativas. O jovem conta nove presenças, apenas três como titular (todas para a Taça de Portugal). Quando é suplente, entra na maiorias das vezes perto do final.
O avançado está seduzido com a possibilidade de rumar à Madeira, pois entende que precisa de mais tempo de jogo nesta fase da carreira. Rodrigo Pinho, esse, está recuperado da Covid-19 e foi convocado para a partida de hoje, com o V. Guimarães. Os dois estão agora dependentes das cedências que os clubes possam fazer nas últimas horas do mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...