27 janeiro 2021

Não é unanime: há quem defenda o amarelo a Palhinha e ainda um possível amarelo a...Coates; "Pandemia serve de desculpa para tudo, mas no caso do Benfica não serve"


Deixa uma dúvida o lance mais discutido do jogo no Bessa: há quem defenda o amarelo a Palhinha. Também há uma dúvida num possível amarelo a Coates. De resto existe unanimidade nos lances analisados.

"Pandemia serve de desculpa para tudo, mas no caso do Benfica não serve". O empate no Estádio do Dragão mostrou um Benfica mais intenso, mas o ‘castelo ruiu’, com um surto de covid-19, que afastou jogadores da 'fianl'-four' da Taça da Liga e ainda mais elementos do grupo para o regresso do campeonato. O empate com o Nacional, ontem, trouxe um Benfica muito aquém das expectativas, mesmo considerando as baixas da equipa. 
Maniche concorda com a ideia de que os encarnados assinaram uma “exibição cinzenta”, nesta segunda-feira, diante dos insulares. Mas o antigo internacional não compreende a prestação desta segunda linha de jogadores do plantel, que, no entendimento de Maniche, estão aquém do esperado. 
“É normal agora a pandemia servir de desculpa para tudo, mas no caso do Benfica não serve. E no caso do FC Porto também não serviria, assim como nas equipas que têm objetivos mais ambiciosos como estas”, enquadra Maniche, num comentário ao jogo, feito no canal 11. 
“O Benfica nem um onze tem. Não tem um onze que seja capaz de enfrentar um jogo em que dê garantias aos adeptos benfiquistas, para que estes estejam tranquilos, convencidos de que a vitória é provável”, prossegue o ex-futebolista. 
Para Maniche, o plantel encarnado não está preparado para os percalços de uma temporada. E, reitera, a pandemia não justifica tudo, ainda que neste jogo tenham estado 10 jogadores de fora (todos eles infetados com covid-19), entre os quais dois guarda-redes e os quatro defesas mais utilizados por Jorge Jesus: Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo.
“O Benfica deveria preparar-se para todas as situações. Não é só a pandemia que afasta atletas. Há lesões que podem acontecer e há ainda a parte disciplinar. E o Benfica, provavelmente, pensou que esta segunda linha servia para tudo. Mas, do meu ponto de vista, deixa muito a desejar”, defende o ex-médio. 
Sem os habituais titulares, sobretudo na defesa, Jorge Jesus teve de criar um onze de habituais suplentes, ainda que no ataque se vejam nomes que constituem primeira escolha, como Darwin e Rafa, sobretudo, mas também Seferovic e Pizzi. 
“Com o investimento que o Benfica fez, obviamente é para chegar ao mais longe possível nas competições europeias e para ganhar todas as competições internas. E para isso tinha de ter uma segunda linha. Mas não temos visto essa segunda linha. Há muitas dificuldades de quem entra. E muita falta de entrosamento, mais a nível defensivo”, defende Maniche. 
O Benfica “tem dificuldades a todos os níveis”. “Muda de jogadores, falta entrosamento, eu não compreendo. A atitude dos jogadores do Benfica não se compadece para a dimensão do clube”, complementa. 
Jorge Jesus fica, segundo Maniche, com tarefa difícil. E será mais vítima do que culpado, no mau futebol que os encarnados apresentam. 
“Isto torna difícil a missão do treinador, para superar um momento difícil como este. Este jogo era para ganhar e o Benfica não ganhou por falta de intensidade, falta de atitude. Quando não se tem qualidade é preciso substituir isso com vontade, com garra”, conclui. 

17 comentários:

  1. O sr Leiros é vesgo ou mal intencionado e não conhece as regras da arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FOI PERDOADO UM AMARELO AO COATES POR TER CORTADO COM UM BRAÇO
      UMA BOLA NUM LIVRE DIRETO

      Eliminar
  2. O Comentário do Leirós ao amarelo do Palhinha é HILARIANTE. Este imbecil consegue ver coisas que ninguém vê. Porque será?

    ResponderEliminar
  3. O José Leirós é tão vergonhoso como Fábio Veríssimo! Premeditado este amarelo...não digo mais nada, fica ao critério da podridão que existe neste futebol, eu diria mais, podridão deste País!

    ResponderEliminar
  4. O Sr José Leirós é o retrato do Futebol em PT, com este comentário mostra claramente a podridão e a corrupção existente na arbitragem Portuguesa! Enfim...

    ResponderEliminar
  5. A SITUAÇÃO ARBITRAL É INSUPORTÁVEL! SALVEM O FUTEBOL PORTUGUÊS ANTES QUE ACONTEÇA UMA DESGRAÇA!

    HÁ UM MOMENTO É QUE NECESSÁRIO DIZER BASTA! BASTA FONTELAS!
    A tolerância tem limites! Ninguém quer vir a assistir a adeptos de cabeça perdida no próximo erro arbitral que venha a acontecer, é que o futebol é um jogo em que acontecem erros!
    Quem dirige tem de saber dar um murro na mesa no momento certo, tem de saber que há um limite, em que termina a tolerância, tem de conseguir controlar as injustiças antes que aconteça uma desgraça! Não se pode esperar que ocorra um acto transloucado de um adepto desesperado, indignado com tantos sucessivos atropelos as leis do jogo para tentarem salvar o Futebol Português da vergonha que esta a viver NESTE PERÍODO ARBITRAL MAIS NEGRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS!
    Os responsáveis não podem nunca esquecer que o futebol é emoção, não é uma coisa racional, não se pode exigir ao adeptos comportamentos desportivos após 15 penaltis de diferença nos últimos 24 jogos! E os adeptos não conseguem, semana após semana continuar a assistir impávidos e serenos a erros tão flagrantes, numa era em que existe a possibilidade de o VAR corrigir erros arbitrais tão flagrantes, como os ocorridos nesta 15ª jornada. Em condições arbitrais normais, nesta 15ª jornada teria sido assinalado 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto e finalmente teria sido assinalado o 1º penalti favorável ao Benfica na Liga Portuguesa! Nunca nenhum clube venceu uma Liga, sem ter usufruído de nenhum penalti favorável, esqueçam, isso nunca aconteceu e nunca acontecerá na história do futebol mundial!
    Onde é que já se viu um candidato ao titulo, ainda não ter nenhum penalti assinalado a seu favor, estar a caminho de ser a última das 136 equipas a usufruir do seu 1º penalti favorável, ou uma equipa marcar 30 golos ou mais golos sem ter ocorrido nenhum penalti a seu favor. Esta temporada vamos chegar ao cumulo de o Benfica ser a única equipa portuguesa sem nenhum penalti assinalado a seu favor na Liga Nós, ou pior ainda ser a única equipa europeia a não usufruir de 1 penalti favorável entre os 136 equipas que disputam as 6 principais Ligas europeias. Na Europa toda, não existe nenhuma equipa mesmo que seja apenas uma mediana equipa, que ainda não tenha usufruído de nenhum penalti favorável no seu campeonato nacional, (SÓ AO BENFICA 2020/21 ACONTECEU ESTE BIZZARRO FACTO ESTATÍSTICO DE NÃO TER NENHUM PENALTI ASSINALADO A SEU FAVOR). Todas as equipas das 6 principais Ligas Europeias, que estão a lutar pelos lugares, que dão acesso a Champions, já usufruíram de 5 penaltis em média neste momento. Apresentam os seguintes números de penaltis assinalados a seu favor, devidamente ordenados pela ordem das Ligas, onde já foram assinalados mais penaltis (Itália, Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Alemanha):

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. MILÃO, USUFRUIU DE 12 PENALTIS FAVORÁVEIS em 19 jogos e obviamente com tantos penaltis é o clube que lidera neste momento a Liga Italiana com 43 pontos conquistados. Fruto de ter beneficiado de tantos penaltis o Milão é que está surpreendentemente em 1º neste momento em Itália, mas os principais favoritos em Itália eram por esta ordem, a Juventus que, usufruiu de 5 penaltis em 18 jogos até ao momento conquistou 38 pontos (atua 4º classificado), o Inter Milão que, usufruiu de 4 penaltis, conquistou 41 pontos em 19 jogos (atual 2º da classificação) e a Roma que, usufruiu de 5 penaltis, conquistou 37 pontos em 19 jogos (atual 3º da classificação). Nesta Liga todas as equipas já usufruíram de 1 penalti pelo menos. É por demais evidente o efeito arbitral na classificação atual da Liga Italiana, pois o Milão só está tão bem colocado, porque beneficiou de demasiados penaltis, mas os outros candidatos estão a competir em condições muito similares (não há nenhum com menos do que 4 penaltis), nada que se compare ao que se passa em Portugal! As condições arbitrais que o Benfica tem em Portugal não são equiparáveis aos dos clubes italianos na luta pela Champions, todos os 4 clubes colocados nas 4 primeiras posições, já usufruíram de pelo menos 4 penaltis assinalados a seu favor!

      2. LEICESTER, USUFRUIU DE 10 PENALTIS FAVORÁVEIS em 19 jogos e obviamente com tantos penaltis está neste momento muito bem classificado na tabela, com 38 pontos reparte o 2º lugar com o Manchester City que usufruiu de 5 penaltis em 18 jogos, na liderança encontra-se, o Manchester United com 6 penaltis e 40 pontos conquistados em 19 jogos. O atual 4º classificado é o Liverpool com 5 penaltis e 34 pontos conquistados. Todos os clubes colocados nas 4 primeiras posições, já usufruíram de pelo menos 5 penaltis assinalados a seu favor e estamos a falar de uma Liga em que não existe a cultura dos avançados se deixarem cair na área, não se tolera nenhum piscineiro como o Taremi, que aqui já teria levado muitos cartões pelas quedas teatrais! É evidente o efeito arbitral na classificação atual da Liga Inglesa, pois o Leicester só está tão bem colocado, pelo facto de ter usufruído de tantos penaltis assinalados a seu favor (+ 4 penaltis que os rivais), Leicester que a partida nem era considerado como um dos favoritos, mas todos os outros, os 3 verdadeiros candidatos ao titulo em Inglaterra, estão a competir em condições arbitrais muito similares (usufruíram de 5 ou 6 penaltis), nada que se compare ao que se passa em Portugal! Realmente é incompreensível como o Benfica é o único clube obrigado a lutar pelos lugares que dão acesso à Champions, sem poder usufruir de nenhum penalti favorável e a ter que tentar anular uma desvantagem de 8 penaltis para um rival nessa luta (F. C. Porto). Pergunta-se ao Fontelas Gomes, se acha expectável uma equipa conseguir marcar golos suficientes, ao ponto de anular completamente uma desvantagem de 8 penaltis, em relação ao seu principal rival em apenas 15 jogos?

      Eliminar
    2. F. C. PORTO, USUFRUIU DE 8 PENALTIS FAVORÁVEIS em 15 jogos, sendo atualmente o 2º classificado com 35 pontos conquistados e obviamente com tantos penaltis de vantagem em relação aos rivais, acabou nessa jornada por ultrapassar o Benfica na classificação, que é o atual 3º classificado com 33 pontos conquistados sem ter usufruído de NENHUM PENALTI FAVORÁVEL. O atual líder da Liga Portuguesa é o Sporting com 4 penaltis e 36 pontos conquistados em 14 jogos e o atual 4º classificado é o P. Ferreira que usufruiu de 4 penaltis e conquistou 28 pontos em 15 jogos. Ou seja, todos os restantes 3 clubes que estão nas 4 primeiras posições já usufruíram de pelo menos 4 penaltis (até houve um que usufruiu de 8 penaltis na Liga Portuguesa!), mas inexplicavelmente até a data, tem sido proibido assinalar o 1º penalti favorável ao Benfica! É por demais evidente, o efeito arbitral na classificação atual da Liga Portuguesa. O Fontelas Gomes não pode dizer, que não vê nada de anormal na Liga Portuguesa! Os números não enganam, não se chega a uma tendência tão pronunciada, em condições normais de arbitragem! Excecionalmente algumas pequenas diferenças, podem ficar evidentes, quando se analisa os dados arbitrais estatisticamente, como vimos na Liga Italiana e Inglesa, mas nunca ocorre esta enorme diferença que se encontra na Liga Portuguesa, entre equipas com o mesmo objetivo desportivo, numa Liga Profissional de Futebol, havendo entidades cujo o objetivo é preservar a verdade desportiva. Entre clubes com o mesmo potencial, é impossível encontrarmos tamanha diferença, em condições arbitrais normais. Todos sabemos que, é impossível anular uma diferença de 8 penaltis em apenas 15 jogos! No equivalente a meio campeonato apenas, esta enorme diferença de 8 penaltis não pode acontecer em nenhuma Liga profissional, nem entre o 1º e o 10º classificado sequer, quanto mais entre o 2º e 3º classificado! Apesar de sermos a Liga com menos jogos realizados, é onde existe a maior diferença de penaltis entre os candidatos ao titulo, o que é esclarecedor sobre o efeito arbitral na nossa Liga!

      Eliminar
    3. 4. LYON, USUFRUIU DE 8 PENALTIS e conquistou 43 pontos em 21 jogos, sendo atualmente o 3º classificado da Liga Francesa. Neste momento no topo da classificação estão com 45 pontos empatados, o (1º) PSG com 5 penaltis assinalados a seu favor e o Lille que usufruiu de 3 penaltis na 2ª posição, para completar na 4ª posição, está o Mónaco que usufruiu de 6 penaltis e conquistou 39 pontos em 21 jogos. Nesta Liga todas as equipas já usufruíram de 1 penalti pelo menos. Na Liga Francesa os 4 primeiros classificados usufruíram entre 3 a 8 penaltis até a data em 21 jogos, logo disputaram em condições muito mais similares do que aconteceu em Portugal. O Lille tem uma desvantagem de 2 penaltis em relação ao PSG, logo ninguém pode dizer que a arbitragem claramente não concedeu condições para que todos os candidatos com reais capacidades para ter sucesso desportivo em França não o possam ter. A competição decorre em condições arbitrais, mais ou menos similares, não é nada comparável ao que se deteta em Portugal, em que claramente vemos que o Benfica tem sido puxado para baixo pela arbitragem. Em toda a Europa só o Benfica apresenta um saldo positivo de 15 golos, mas ainda não beneficiou de nenhum penalti a seu favor! As outras equipas Europeias que ainda não usufruíram de NENHUM PENALTI FAVORÁVEL, são o Nacional da Madeira (tem um saldo negativo de 7 golos nos 15 jogos), o Armínia Bielefeld (tem um saldo negativo de 15 golos nos 18 jogos), Cádiz (tem um saldo negativo de 10 golos nos 20 jogos). Os responsáveis pela Arbitragem nestas Ligas, podem justificar que não foram eles os máximos responsáveis, por estas equipas não estarem a lutar pela Champions nos seus campeonatos, mas o C. A. liderado pelo Fontelas Gomes não tem como justificar o facto do Benfica com um saldo positivo de 15 golos, ainda não ter usufruído de nenhum penalti. Nacional, Armínia Bielefeld e Cadiz, é com estas equipas que o C. A. quer equiparar o Benfica entre todas as 136 equipas que disputam as 6 principais Ligas Europeias, em vez de ser com o Manchester, Liverpool, Barcelona, Atlético Madrid, Bayern Munique, Juventus, Milão, PSG ou Lyon!

      Eliminar
    4. 5. VILLARREAL, USUFRUIU DE 7 PENALTIS e conquistou 34 pontos em 20 jogos é neste momento o 5º classificado. O líder Atlético Madrid usufruiu de 5 penaltis e conquistou 47 pontos em 18 jogos, o atual 2º classificado é o Real Madrid usufruiu de 2 penaltis e conquistou 40 pontos em 19 jogos, o 3º classificado é o Barcelona que usufruiu de 5 penaltis em 19 jogos tendo 37 pontos conquistados e o 4º é o Sevilha que usufruiu de 3 penaltis nos 19 jogos, em que conquistou 36 pontos. Como vemos, os 5 primeiros classificados em Espanha tiveram entre 2 e 7 penaltis, logo não existe uma muito significativa diferença arbitral entre as equipas, alias entre os 3 principais candidatos, os 3 primeiros da classificação, o Atlético Madrid, o Real Madrid e o Barcelona existe no máximo uma diferença de 3 penaltis em 19 jogos, menos de metade da diferença que existe em Portugal entre o 2º e o 3º classificado.
      6. RB LEIPZIG, USUFRUIU DE 7 PENALTIS e conquistou 35 pontos estando neste momento na 2ª posição, enquanto o líder Bayern Munique usufruiu de 6 penaltis e conquistou 42 pontos nos mesmos 18 jogos. Realisticamente o 3º, 4º e 5º classificados neste momento, já não estão na luta pelo titulo, pois o Leverkussem com 2 penaltis e 32 pontos em 18 jogos, o Wolfsburg com 3 penaltis e 32 pontos e o Monchengladbach com 7 penaltis e 31 pontos já não estão em condições de ultrapassar a Bayern na luta pelo titulo. Na Liga Alemã, os 2 clubes que ainda estão a lutar pelo titulo usufruíram de 7 e 6 penaltis a seu favor, logo estão realmente a competir em condições muito similares, nada que se compare ao que se passa em Portugal.
      Como se vê entre os 4 ou 5 primeiros classificados destes 6 principais campeonatos Europeus, temos muita dificuldade em encontrar um clube de topo que tenha usufruído menos do que 3 penaltis a seu favor (O BENFICA É CASO ÚNICO, EM QUE VEMOS QUE, NÃO USUFRUIU DE NENHUM PENALTI, MESMO COM APENAS 1 PENALTI NÃO EXISTE MAIS NENHUM OUTRO CLUBE NOS 4 PRIMEIROS LUGARES DA TABELA). Só com muitos erros arbitrais, se chegou aos 30 golos atuais do Benfica, sem sequer ter beneficiar ainda do seu 1º penalti, já com quase numa volta inteira do campeonato concluída. É um acumular de erros, sempre em prejuízo do mesmo clube, sem haver nenhum sinal por parte dos dirigentes da Arbitragem Nacional (não são anunciados nem castigos, nem nenhuma consequência, após tantos erros no mesmo sentido)! Sendo o futebol um jogo de emoções, as injustiças não corrigidas pelo sistema podem levar a actos desesperados de indignação dos indivíduos, pois já não lhes resta nenhuma esperança na regeneração por dentro do sistema no poder, logo não é de admirar que seja o próximo arbitro a errar a sofrer as consequências, desgraçando a sua carreira, vida familiar ou a sua própria vida mesmo! Infelizmente mesmo com o VAR, continuam a existir demasiados erros, para que não ocorra a legitima indignação de quem se sente que esta a ser enganado!

      Eliminar
    5. Antes de em 22/06/2020, Sérgio Conceição ter publicamente pedido mais penaltis, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos cada (27ª jornada de 2019/20), tendo o Benfica um saldo positivo de 38 golos e o F. C. Porto de 34 golos, sendo que até nessa data o F. C. Porto só tinha 1 penalti de vantagem sobre o Benfica. Desde a 27ª jornada de 2019/20 até a 15ª jornada de 2020/21, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis, em relação ao Benfica nestes últimos 23 jogos do campeonato. Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido para a Supertaça em 23/12/2020, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então em Portugal tivemos, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas portuguesas, nos últimos 24 jogos! É evidente que, o atual C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, nada tem feito no sentido de corrigir os sucessivos erros arbitrais, que tem ocorrido sempre no mesmo sentido, dai os dados estatísticos a que chegamos nos últimos 23 jogos do campeonato. É incapaz de impor aos árbitros, equidistância entre os competidores da Liga Portuguesa.

      Eliminar
    6. COMO NA 27ª JORNADA DE 2019/20, O BENFICA E O F. C. PORTO PARTILHAVAM A LIDERANÇA COM 64 PONTOS,
      COM UMA LIGEIRA VANTAGEM DE 4 GOLOS PARA O BENFICA EM RELAÇÃO AO F. C. PORTO,
      O FONTELAS GOMES OU QUEM CONSEGUIR, QUE EXPLIQUE
      COMO O MESMO PLANTEL DO BENFICA QUE, SÓ CONSEGUIU MARCAR MAIS 4 GOLOS QUE O SEU PRINCIPAL RIVAL EM 27 JOGOS (
      EM QUE JOGOU COM UMA DESVANTAGEM DE APENAS 1 PENALTI),
      CONSEGUIRIA ANULAR UMA DESVANTAGEM DE 15 PENALTIS NOS 24 JOGOS SEGUINTES?
      POIS, ...É OBVIO, QUE É IMPOSSÍVEL!
      Não sei se finalmente o Fontelas Gomes já percebeu que esta situação arbitral é insuportável!!!

      Eliminar
  6. A situação arbitral é insuportável! Salvem o futebol Português antes que aconteça uma desgraça!

    Há um momento é que necessário dizer Basta! Basta Fontelas!

    A tolerância tem limites! Ninguém quer vir a assistir a adeptos de cabeça perdida no próximo erro arbitral que venha a acontecer, é que o futebol é um jogo em que acontecem erros!

    ResponderEliminar
  7. O amarelo é bem mostrado e faltou um ao Coates, mas o VERDISSIMO não quis prejudicar o seu zbording...há duvidas ? Faltas cirúrgicas, paragens de jogo, critério alargado para o seu clube e apertadíssimo para o Boavista, depois teve de mostrar um amarelo e por azar não se apercebeu que era o Palhinha quem estava na jogada e ficava mal não exibir o cartão após indicação de falta e de o ter tirado do bolso. Ainda hesitou, quando viu quem era o jogador verde e branco, terá pensado mostrar cartão ao jogador do Boavista por simulação, mas aí ainda era pior....
    Pergunto :
    -Os de Alvalade estão com medo por jogarem contra uma equipa sem GR e defesas TITULARES e mais alguns que costumam jogar regularmente ?
    - Além do Palhinha, quem mais não pode jogar pelos verdes e brancos ?
    - O que seria do Clube, dito dos Viscondes, se não pudessem contar com meia equipa titular ?
    - Já que são tao homens, com "O" grande, para pedirem a despenalização de um amarelo, também irão pedir a penalização aos seus jogadores por amarelos não exibidos e que o deveriam ter sido ?

    Parece que a equipa é um jogador. Jogador este, que é uzeiro e vezeiro em fazer faltas desde o inicio do jogo e passa quase sempre pelos pingos da chuva. Teve azar ontem. Esqueceu-se que o jogo já caminhava para o fim. Lixou-se porque o amigo VERDISSIMO não se apercebeu que era ele no lance.
    Foi anedótico, ontem no final do jogo na CMTV um ex jogador do clube, em versão raivosa de cabeça perdida, a dizer que a culpa disto tudo é do Benfica e gritou, espumou, esperneou e a seguir de certeza que ligou ao seu amigo VERDISSIMO e descompô-lo e a perguntar se estava cego, que não tinha sido aquilo o combinado...alem de umas linhas, também já deviam ter entrado uns copos.

    ResponderEliminar
  8. Fodasse.... O Bacalhau á Bráz, quanto te pagam para escreveres estas epopeias?! Mais que na TVI, ou está incluído?!

    ResponderEliminar
  9. Como é possível alguém ter o desplante de escrever que o amarelo ao Palhinha é bem mostrado?
    e inacreditável o estado em que esta o futebol em Portugal com estes adeptos fanáticos e estes ex árbitros semana após semana a tentarem mandar areia para os olhos das pessoas.Eu como já perdi a vontade de assistir a um jogo de futebol, tenho 2 filhos e não sei se algum dia os vou levar a ver um jogo......sl

    ResponderEliminar
  10. Como adeptos pagantes de bilhetes, contratos de tv etc... deviamos exigir arbitros estrangeiros e imparciais. Sem nós eles não são nem têm nada... Podre, podre..

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...