30 dezembro 2020

Sporting contra a dualidade de critérios; O segredo do Sporting visto em Espanha; Família de polícia sofre terror com claque do Benfica; Sporting goleia Braga e conquista a Taça de Futsal

A excelente temporada que o Sporting tem vindo a realizar no campeonato português não está a passar ao lado da imprensa espanhola.
O Sporting vai acabar o ano no primeiro lugar, tal como aconteceu quando venceu o último título, em 2001/2002. Nesta altura, contam com cinco e sete pontos de vantagem respetivamente para Benfica e FC Porto, que ainda não jogaram nesta jornada.
A boa campanha é destacada pela Marca que aponta, esta terça-feira, várias razões para o sucesso leonino e sublinha desde logo a entrada do treinador Rúben Amorim, que soma 19 vitórias, cinco empates e três derrotas em 27 jogos.
Além do trabalho do técnico, as contratações estratégicas - Nuno Santos, Pedro Porro, Tabata, Pedro Gonçalves, Antunes, Feddal, Adán e o regresso de Joao Mário - e a aposta na juventude - Joelson Fernandes (17 anos), Tiago Tomás (18), Eduardo Quaresma (18), Gonçalo Inácio (19), Daniel Bragança (21) e Nuno Mendes (18) - são as principais causas destacadas pelo conceituado jornal espanhol.
O diário destacou ainda a excelente temporada que o lateral espanhola Pedro Porro está a realizar e a veia goleadora de Pedro Gonçalves, «a estrela numa equipa de perfil baixo», que soma 10 golos e é o melhor marcador da Liga.

Sporting contra a dualidade de critérios. Os leões voltam a insurgir-se contra “a dualidade de critérios” na arbitragem, nomeadamente no plano disciplinar. Fonte próxima da SAD leonina diz ao CM que, “mesmo num momento de vitória, não se pode esconder um sentimento de revolta”.
Os sportinguistas falam de “critérios diferentes no mesmo jogo”, ou seja, com a responsabilidade de um árbitro, ou de “árbitro para árbitro e de VAR para VAR em jogos distintos”. Na base das críticas está o encontro, de domingo, que os leões ganharam (2-1) ao Belenenses SAD. “Uma entrada sobre o Palhinha, no primeiro minuto, não mereceu sanção disciplinar, mas, ao invés, no jogo de Alvalade [3-1] com o Gil Vicente o nosso jogador viu o cartão amarelo logo no primeiro minuto”, afirma a mesma fonte, acrescentando: “E ainda poderíamos falar, em matéria de VAR, do lance do penálti que o nosso guarda-redes, Adán, defendeu no Jamor, comparando-o com as intervenções noutros penáltis.”
Na exposição que, recentemente, fez ao Conselho de Arbitragem, o Sporting abordava já a questão da dualidade de critérios. “Mas, pelos vistos, não há emenda”, sublinha a mesma fonte.
Os leões lembram, também, que a sua equipa é um caso isolado no futebol europeu. “Somos líderes da Liga e a equipa com mais amarelos. É, no mínimo, estranho. Em Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, os comandantes não são os mais penalizados com cartões amarelos”, diz a mesma fonte.

Família de polícia sofre terror com claque do Benfica. Copiaram a fotografia da filha do polícia, que conseguiram no Facebook, e mandaram-na ao pai com ameaças . “Seu porco”, “toma atenção”, “cab***, vais pagá-las” foram alguns dos ‘mimos’ que o agente da PSP, que prestava serviço na Unidade de Informações Desportivas de Lisboa, recebeu no seu telefone durante anos. Algumas das mensagens foram apreendidas pela PSP na ação que visou a claque No Name Boys, afeta aos encarnados, mas o processo foi arquivado. Diz o Ministério Público que os crimes prescreveram e que as ameaças não se concretizaram.
Acrescentam depois que o polícia não justificou em que é que as mesmas alteraram a sua vida pessoal. Disse apenas que a filha e a mulher foram viver para o Centro do País, o que para a Justiça é insuficiente para justificar a acusação.
Estes e outros ataques foram investigados pela PSP, num processo coordenado pelo DIAP, que levou agora à acusação de 37 elementos do grupo de adeptos que apoia o Benfica. Estão em causa 261 crimes, como homicídio qualificado na forma tentada, atentado à segurança de transporte rodoviário, ofensas à integridade física, furto e dano. Um dos suspeitos está em prisão preventiva, cinco em domiciliária e os restantes têm medidas de coação não privativas da liberdade.
O ataque mais mediático ocorreu ao autocarro do Benfica, a 4 de junho, após o empate (0-0) com o Tondela. Dois jogadores (Weigl e Zivkovic) sofreram ferimentos, depois do apedrejamento da viatura que aconteceu em plena A2. Os adeptos combinaram tudo via aplicações telefónicas e as conversações foram apreendidas. Da acusação consta também a inscrição de graffiti insultuosos na casa do ex-treinador do clube, Bruno Lage.

O Sporting é o vencedor da Taça de Portugal de futsal, depois de ter goleado esta noite, no Pavilhão de Congressos e Desportos de Matosinhos, o SC Braga por 7-1. Os leões dominaram por completo e ao intervalo já venciam por 3-0, golos de Pauleta, Pany Varela e Diego Cavinato . Na segunda parte, os bracarenses ainda reduziram, por Bruno Cintra, de grande penalidade, mas logo o Sporting vincou a sua superioridade, marcando novamente por Pauleta, Erick Mendonça, Cardinal e Alex Merlim.
O Sporting pela oitava vez a Taça de Portugal, terceira consecutiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...