16 dezembro 2020

Sporting contesta castigo por alegados insultos homofóbicos: "Olhos abertos para que a Justiça permaneça cega"; Liverpool bate Tottenham aos 90'; Barça vence; AC Milan e Juve empatam e o Inter aproveita

Já depois do empate (1-1) da Juventus com a Atalanta, o AC Milan, ainda líder isolado da Serie A, não foi além de empate a dois golos na deslocação ao terreno do Génova. Quem aproveitou este empate foi o Inter Milão, que recebeu e venceu o Nápoles por 1-0. De grande penalidade, o belga Romelu Lukaku fez, aos 71’, o único golo da partida, resultado que permite à equipa de Antonio Conte isolar-se no segundo lugar, com 27 pontos, a apenas um do Milan.

O Barcelona venceu a líder Real Sociedad por 2-1, em jogo antecipado da 19.ª jornada da liga espanhola. O Barcelona sobe à condição ao quinto lugar, com 20 pontos em 12 jogos realizados. A Real Sociedad ainda é primeira, com 26, mas com 14 partidas já cumpridas. O Atlético Madrid tem os mesmos pontos do que os bascos, mas em 11 encontros, tal como o Real Madrid, que já jogou 13 vezes.

O Liverpool venceu o Tottenham por 2-1 em Anfield, em jogo da 13.ª jornada da Premier League inglesa. Os Reds começaram melhor, empurrando a equipa de José Mourinho para perto da sua área, e chegaram ao primeiro golo aos 26 minutos. A vantagem durou apenas sete minutos. Heung-Min Son fez o empate. O Liverpool voltou a carregar e chegou ao golo da vitória em cima dos 90 minutos, com Firmino a cabecear para as redes depois de um pontapé de canto marcado por Robertson.
Liverpool isola-se na frente com 28 pontos, mais três do que o Tottenham e mais quatro do que Southampton e Leicester.

O Sporting emitiu esta quarta-feira um comunicado onde contesta, de certa forma, a decisão do TAS de castigar o emblema de Alvalade por alegados insultos homofóbicos. Defendendo que esta é uma 'condenação' sem precedentes, os verde e brancos defendem que "que o CD da FPF passe a actuar em conformidade perante atitudes provocatórias e incendiárias de outros adeptos na alusão a comportamentos ilegais e violentos que celebram a morte de um adepto do Sporting CP, facto que nos parece a nós de maior relevância e gravidade".
Num último reparo, os verde e brancos garantem que estarão "de olhos abertos para que a Justiça permaneça, como deve, cega".

Confira o comunicado: 

Em virtude da decisão tomada pelo Tribunal Arbitral do Desporto de confirmação do castigo de quatro jogos aplicado ao Sporting Clube de Portugal pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido a insultos proferidos por adeptos do Sporting CP que foram considerados homofóbicos, o Sporting CP reforça que é veementemente contra qualquer tipo de comportamento homofóbico, xenófobo, racista, insultuoso ou de qualquer natureza discriminatória ou violenta.

Trata-se de uma decisão histórica por ser a primeira deste teor no âmbito referido, jamais tendo sido aplicada em situações idênticas, similares ou mais graves, estabelecendo assim um antes e um depois no tratamento das mesmas. 

O Sporting Clube de Portugal acatará a decisão, mas ficará assim atento, acompanhando com zelo as futuras decisões que venham a ser tomadas em situações da mesma natureza. Neste sentido, e em concreto, o Clube espera que o CD da FPF passe a actuar em conformidade perante atitudes provocatórias e incendiárias de outros adeptos na alusão a comportamentos ilegais e violentos que celebram a morte de um adepto do Sporting CP, facto que nos parece a nós de maior relevância e gravidade.

Estaremos de olhos abertos para que a Justiça permaneça, como deve, cega.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...