14 dezembro 2020

Real Madrid também aponta a 'pérola' do Sporting; Avançado nos planos dos leões para janeiro; O melhor Nuno Santos de sempre

Há muito que os dirigentes leoninos pretendem reforçar o setor ofensivo da equipa comandada por Rúben Amorim, mas o técnico, como tem sublinhado, pretende adicionar atletas que sejam uma mais valia para a equipa. Contratar “só por contratar” não é lema em Alvalade, daí que, enquanto o desejado reforço não chega, Pedro Marques e outros vão aproveitando as oportunidades. Mas em janeiro, um avançado deseja-se, escreve O Jogo.

Real Madrid segue Nuno Mendes. A cada dia que passa surgem notícias de um novo interessado em Nuno Mendes, lateral-esquerdo do Sporting que tem sido uma das revelações da equipa comandada por Rúben Amorim. Desta feita, com notícias avançadas em Inglaterra e Espanha, concretamente neste caso pelo “Mundo Deportivo”, o atleta de 18 anos é colocado na rota do Real Madrid. Os Merengues surgem assim como uma das equipas que está a acompanhar Nuno Mendes, mantendo especial atenção a mais um dos jovens jogadores que estão a emergir no futebol mundial.
O nome do Real Madrid surge no mesmo patamar de outros, concretamente a Juventus, Inter de Milão, AC Milan, Liverpool ou Manchester United, ainda que estes tenham avançado recentemente para a contratação de Alex Telles. Seja como for Nuno Mendes e o seu empresário, Miguel Pinho, já estão em contacto com o elenco diretivo liderado por Frederico Varandas com o intuito de prolongar o vínculo contratual do jogador para lá de 2025. As partes já tiveram as primeiras conversas sobre o assunto, no entanto, segundo O Jogo, o processo poderá conhecer avanços no presente mês com a nova reunião prevista para o efeito.

O melhor Nuno Santos de sempre. 
Indiscutível no onze de gala de Rúben Amorim, Nuno Santos tem sido um dos dínamos do excelente arranque de temporada protagonizado pelo Sporting e encontrou, em Alvalade, a casa ideal para dar sequência a uma trajetória ascendente rumo a outra projeção mediática. A sua contratação pelo clube lisboeta, a troco de 3,5 milhões de euros e das cedências de Gelson Dala e Francisco Geraldes, surgiu após o extremo ter feito a melhor época da carreira ao serviço do Rio Ave, mas os números alcançados nos primeiros meses com o leão ao peito mostram um jogador que parece determinado a pulverizar todos os recordes pessoais. O coletivo também ganha com tal demanda, pois, entre golos e assistências, a influência de Nuno Santos nas contas do Sporting tem contornos gigantescos.
Autor de quatro golos e de sete assistências nos 12 jogos disputados para todas as competições, o reforço teve participação direta em onze dos 35 remates certeiros (31,42%) dos leões na presente temporada. A percentagem supraciada é bem superior à registada em 2019/2020 com a camisola do Rio Ave, onde contribuiu com cinco golos e sete assistências para o total de 63 tentos apontados pelos vilacondenses na época: 19,04 %. No último degrau deste pódio surge a primeira aventura a nível sénior do extremo. Em 2014/2015, ao serviço do Benfica B, Nuno Santos somou os seus melhores números absolutos da carreira – oito golos e sete assistências que, a este ritmo, vão ser ultrapassados esta época –, embora a influência nos números do jovem conjunto encarnado tenha ficado pelos 18,07%.
O atual registo de Nuno Santos tem “dedo” do trabalho específico que tem vindo a realizar na Academia com incidência na capacidade de decisão no último terço. Comparando os números da presente temporada e os de 2019/2020 é notória uma evolução do jogador ao nível dos remates enquadrados com a baliza (47,1% contra 26,3%), dos passes para o último terço (66,7 % contra 53,2%) e do número de toques na área adversária: 3,17 por cada 90 minutos em comparação com os 2,49 registados na sua última época com a camisola do Rio Ave.
A sua transformação de jogador de linha em interior, com a missão de apoiar o avançado, também ajuda a explicar que parâmetros como o número de cruzamentos ou os dribles com sucesso tenham, atualmente, uma percentagem ligeiramente mais reduzida do que a verificada em 2019/2020. Isto porque, em vez de focar-se no um contra um, Nuno Santos tem procurado, acima de tudo, as combinações rápidas com os seus colegas de ataque.

4 comentários:

  1. Há controlo antidoping no campeonato??? Era bom que houvesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, devia ser averiguado...

      estes 5 a 0 ao vilafranquense é muito suspeito...

      Eliminar
    2. Também acho que devia haver. Ou acham que Nuno Assis, Veloso, Hernâni (futebol), António Tavares, Francisco Jordão (basquetebol), Paulo Barata (râguebi), Sérgio Ribeiro, José Antonio Pecharromán (quando havia equipa de Ciclismo), Leão Carvalho, António Vital e Silva e Elisa Costa (Atletismo) foram casos únicos no benfica?

      Eliminar
  2. E a busca à SAD do Corruptos Unum, vulgo FCP ? já foi noticiada?

    ResponderEliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...