10 dezembro 2020

'Pérola' leonina volta a ser notícia; Mundo critica visão de JJ sobre o racismo. "Dá nojo"; FC Porto ultrapassa Benfica e lidera na champions. Encaixe financeiro já chegou aos 63,2M€

O FC Porto alcançou todos os objetivos que tinha para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Além dos 2,7 milhões de euros correspondentes à vitória, que fez o bolo total da participação crescer para os 63,2 milhões, ainda se tornou o clube português com mais triunfos na história da prova (Taça dos Campeões e pré-eliminatórias incluídas), com 114. O Benfica, com 113, é o segundo.

Mundo critica visão de JJ sobre o racismo. Na antevisão do jogo na Bélgica, para a Liga Europa, Jorge Jesus foi confrontado com o sucedido na véspera, no PSG-Basaksehir, para a Champions, na qual o quarto árbitro chamou alegadamente negro a Pierre Webo, adjunto dos turcos, o que levou à interrupção da partida – retomada ontem.
A posição do técnico encarnado acabou por merecer amplo destaque quer a nível nacional quer internacional, suscitando até muitas críticas. Começando por expressar o seu desconhecimento em relação ao episódio, Jesus afirmou que “Isso do racismo hoje está muito na moda”. “Como cidadão, tenho direito de pensar à minha maneira e só posso ter opinião concreta se souber o que se disse naquele momento. Qualquer coisa que se possa dizer contra um negro é sinal de racismo, contra um branco já não é. Está-se a plantar essa onda no Mundo e se calhar até houve algum sinal de racismo em relação a esse treinador, mas não sei o que disseram”, afirmou o treinador das águias, sendo visado por Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, que nas redes sociais atacou Jesus. “Já nem uma formiga se pode pisar. Um pontapé no cão é maus tratos contra animais. Insulta-se um negro é logo racismo. Mas, já nem se pode agredir um negro apenas por ser negro é? Agora é tudo racismo? Oh meu rico Benfica, que junta o Ventura ao Jesus!”, escreveu Mamadou Ba, associando Jesus a André Ventura, líder do Chega, que já foi bastante criticado por racismo, nomeadamente quando sugeriu à deputada Joacine Katar Moreira que voltasse para o seu país, a Guiné.
Lá fora, a repercussão foi também enorme, quer a nível europeu quer na América do Sul (Argentina e Brasil) ou em África, tendo sido mencionado em países como o Gana. No Brasil, por exemplo, além de destacado na Imprensa, foi visado por cronistas, que chegaram a falar de “suicídio”, mas até por antigos jogadores, como Denílson. “Falar em ‘onda de racismo’. Que onda? Assim, dá nojo. Venho de uma família negra e dói ouvir isso”, atirou, no programa “Jogo Aberto”, da TV Bandeirantes, seguido por outras personalidades canarinhas.
Na Europa as declarações foram também reproduzidas um pouco por todo o lado. Em França – onde se frisou que o técnico “atirou mais lenha para a fogueira” –, Itália, onde se falou de um Jesus “contracorrente”, Bélgica ou Espanha, país no qual se classificou Jesus como “polémico”.

Nuno Mendes voltou a ser colocado na rota de um dos principais emblemas europeus, no caso o AC Milan. O jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, dá conta que o lateral-esquerdo dos leões é um dos jogadores pretendidos para concorrer com Theo Hernández, mesmo sabendo os responsáveis do emblema italiano que a cláusula de rescisão é de 45 milhões de euros.

2 comentários:

  1. O JOGO EM QUE ENCORNADO EMPURROU COATES
    Antes de esmiuçar o “polémico” lance do pretérito fim-de-semana em que os viscondes de Al Kassêt liderados pelo novo pinta-rodapés, o pisicopata Miguel Praga, choraram baba e ranho a granel, aproveito a oportunidade para contar um dos episódios mais caricatos de George EnCornado durante a sua extensa, aparvalhada e aldrabada carreira como soprador do apito.
    Vale de La Mula, Maio de 2001.
    Último domingo do mês e já o Estádio Municipal de La Mula, também conhecido por Comendador Paco Cambalacheiro, um benemérito local e nos mentideros da bola por “Ou roubas ou dás de frosques”, estava preparado desde o dia anterior para a grande final entre o Athletic Club de Coinaquente e os Unidos do Pissafria. Um anfiteatro engalanado mas com as respectivas caixas de segurança reforçadas, tribuna isolada à prova de bala e gases lacrimogéneos, fosso profundo e arame farpado entre as bancadas e relvado, buracos das toupeiras selados com cimento suave e liso pintado de verde e relva crescida até aos tornozelos.
    Quatro horas antes do jogo já o recinto rebentava pelas costuras. Ninguém na cidade e redondezas queria perder o desafio que apurava o vencedor da sexta distrital que dava acesso imediato à 8ª nacional.
    Durante semanas a fio a discussão nos órgãos de poder do futebol sobre a nomeação do árbitro para a grande final fez correr rios de tinta na CS, com relevo para uma rubrica especial diária do Correio da Merda TV com o comentador Bítor Minto – que lábia! - a inventar tudo o que ocorria nos bastidores através do seu apurado espírito santo d’orelha. A refrega atingiu o auge poucos dias antes do jogo e Lourenço Pintelho ameaçou demitir-se de chefe dos árbitros, já que as posições entre aqueles que apoiavam a “trio das Calheiradas” de Biáná do Castelo e os que defendiam a nomeação de George EnCornado se extremaram a tal ponto que esteve na iminência de ser contratado um juiz do conselho de arbitragem de futebol do Afeganistão para o efeito. Por fim, lá ganharam os apoiantes do pateta de Carnaxide, pelo que iria ser esta alimária do apito a dirigir tão escaldante jogo.
    Expectativas no máximo. Por causa das tosses, o público afecto a uma e a outra equipa foi revistado a pente fino e com detector de metais e apalpanços à mistura sendo obrigado a vacinar-se contra toda a espécie de covid’s ainda antes de entrar no recinto. Jogadores, staff’s técnicos, apanha-bolas, bombeiros e elementos da autoridade, idem. George EnCornado e os seus colaboradores também foram inoculados no rabiosque cinco minutos antes de entrarem em campo para os exercícios de aquecimento. Por causa das reacções adversas solicitaram de imediato assistência médica...
    Mas qual não foi o espanto dos espectadores quando viram entrar um fulano agarrado ao traseiro e equipado com um jersey rosa-choque, com uma crista na cabeça tipo galo romanisco, máscara a tapar-lhe o trombil até às orelhas, com pernas de leque protegidas com grossas caneleiras de cautchú reforçado que mais pareciam as velhas galochas do meu avô e que lhe davam um ar acentuadamente mariconço.
    Quem seria aquela ridícula figurinha que se apressava a colocar o esférico no centro do terreno olhando fixa e alternadamente para os quatro relógios que trazia em ambos os braços?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, nem de propósito! Aí estava George EnCornado para dirigir o encontro!
      Entrada das equipas em campo, assobiadela monumental do público, com os do Athletic com o seu equipamento alternativo, todo verde-cueca e virados de costas para o círculo central e os do Unidos vestidos de amarelo-dos-peidos de cócoras à espera do apito inicial.
      Bastaram a EnCornado meia dúzia de baforadas no apito, dois penaltys escamoteados para cada uma das equipas, expulsão simultânea dos dois guarda-redes e um golo anulado para cada lado, para pôr todo o público de cabelos em pé, desesperado. E quando, para cúmulo dos cúmulos, EnCornado resolveu sacar do cartão arco-íris e exibi-lo a dois dos grandes machos de ambas as equipas é que foi o bom e o bonito! Foi mesmo o fim-do-mundo! De imediato os adeptos rebentaram com as gaiolas de segurança, romperam as redes de protecção do campo, saltaram o fosso cortando o arame farpado, invadindo o relvado, começando a correr atrás de EnCornado até aos balneários e depois pelos olivais e matagal adjacentes ao campo, tentando, furiosos, afiambrar no pateta das caneleiras. A força policial destacada para o jogo foi impotente para aplacar a fúria da populaça.
      Mas essa perseguição implacável revelou-se infrutífera, pois EnCornado conseguiu escapar por entre os pingos da chuva, e escondido atrás de umas moitas numa toca de coelho, tratou de largar as caneleiras que lhe dificultavam a fuga e cortar a crista de galo que lhe tolhia a visão, para depois se desfazer de tudo o que o identificava como árbitro, entregando por último o seu apito arbitral e as insígnias da FIFA ao chefe da estação dos caminhos-de-ferro mais próxima a troco de um bilhete de comboio de 2ª classe, tendo apanhado para espanto dos passageiros e já só em cuecas e peúgas, o regional do Norte, indo parar à estação da Trindade no Porto. Lá o esperava o morcão azul e bronco, Ribeiro Jornaleiro, director do jornal “O NOJO”, um pasquim miserável ao serviço do grémio da fruta corrupção & putêdo. Já no interior da sede do pasquim e vestido com um fato de treino do Canelas FC – já que as célebres caneleiras tinham ido à vida - enviado gratuitamente pelo velho rei do peido de Palermo do Douro e entregue em mão pelo Macaco Gibão, foi contratado como cUmentadeiro de arbitragens mas com uma cláusula muito importante no documento contratual – “foder o Benfica sempre que puder” – acabando assim, ingloriamente, a sua triste e patética carreira arbitral.
      E foi aí, nessa espelunca jornalística que afirmou peremptóriamente que no recente jogo dos Famalicences contra o Lagartêdo foi ele próprio, EnCornado, que empurrou Coates para este bater com o seu braço esquerdo e apoiar-se com o direito, respectivamente no guarda-redes e defesa adversário, no lance que deu origem ao golo invalidado, sendo na sua óptica uma jogada legal que não deveria ter sido anulada pelo árbitro e pelo VAR.
      Portanto ficou decifrado o enigma que tanta polémica e tanto ruído provocou - EnCornado entrou em campo irregularmente interferindo directamente na jogada.
      Fontanelas não gostou da brincadeira e enviou-lhe uma jarra de porcelana rasca do seu tamanho com os seguintes dizeres:
      - ENCORNADO, SEU TRASTE, PARA A JARRA JÁ!
      “O NOJO” por causa do contágio que poderia provocar na redacção do pasquim dispensou-o durante 14 dias sugerindo-lhe quarentena rigorosa e revisão do manual para árbitros.


      Eliminar

Regras dos comentários

O Fora-de-Jogo mantém um sistema de comentários para estimular a troca de ideias e informações entre seus leitores, além de aprofundar debates sobre assuntos abordados nos artigos.

Este espaço respeita as opiniões dos leitores, independentemente das suas ideias ou divergência das mesmas, no entanto não pode tolerar constantes insultos e ameaças.

Assim o FDJ não aceita (ou apagará) comentários que:

- Contenham cunho racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas;
- Configurem qualquer outro tipo de crime de acordo com a legislação do país;
- Contenham insultos, agressões, ofensas;
- Contenham links externos;
- Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;

Não cumpridas essas regras, o FDJ reserva-se o direito de excluir o comentário sem aviso prévio.

Avisos:

- Respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade civil e penal de seus autores e/ou “reprodutores”, participantes que reproduzam a matéria de terceiros.
- Ao postarem suas mensagens, os comentadores autorizam o FDJ a reproduzi-los no blog;

Não fique Fora-de-jogo nas suas palavras...